A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
DIREITO AMBIENTAL-Política Nacional do Meio Ambiente

Pré-visualização | Página 1 de 1

DIREITO AMBIENTAL
	
		
	 
	
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
		Aluno: 
	Matr.: 
	Disc.: DIREITO AMBIENTAL
	2021
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Poluição ambiental é o resultado de qualquer tipo de ação ou obra humana capaz de provocar danos no meio ambiente. Diante do estabelecido na Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81), marque a alternativa CORRETA, diante do conceito de poluição:
	
	
	
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: afetem a biota.
	
	
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:lancem matérias ou energiia em desacordo com os padrões ambientais não estabelecidos.
	
	
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: criem condições adversas às atividades sociais e econômicas.
	
	
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: afetem as áreas já degradadas.
	
	
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: lancem matérias ou energia em acordo com os padrões ambientais estabelecidos.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, dizem respeito ao conteúdo específico regulado em que lei?
	
	
	
	Lei nº 9.795/1999, que regula a Política Nacional de Educação Ambiental.
	
	
	Lei nº 9.985/2000, que regula o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.
	
	
	Lei nº 9.605/1998, que regula as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
	
	
	Lei nº 12.651/2012, que regula a proteção da vegetação nativa - Novo Código Florestal.
	
	
	Lei nº 6.938/81, que regula a Política Nacional do Meio Ambiente.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Sob a influência da Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano, de 1972, foi publicada, em 31 de agosto de 1981, a Lei nº 6.938, que constitui o grande marco de autonomia do Direito Ambiental no plano jurídico nacional. Marque a alternativa CORRETA sobre a lei 6.938/81:
	
	
	
	dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente Humano, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.
	
	
	dispõe sobre o Planejamento Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.
	
	
	dispõe sobre a Política Nacional do Direito Ambiental, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.
	
	
	dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.
	
	
	dispõe sobre o Programa Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Pela redação do caput do artigo 2º da Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938/81, a norma "tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana". Pela redação escrita pode-se visualizar na redação a presença de qual princípio constitucional ambiental?
	
	
	
	Princípio da Legalidade.
	
	
	Princípio da impessoalidade.
	
	
	Princípio do contraditório e ampla defesa.
	
	
	Princípio da isonomia.
	
	
	Princípio da dignidade da pessoa humana.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		(CESPE - 2012 - MPE-TO - Promotor de Justiça) Os instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente incluem o:
	
	
	
	Relatório de impacto ambiental e o desenvolvimento de pesquisas biotecnológicas.
	
	
	Licenciamento ambiental, o zoneamento ecológico e o plano de manejo econômico das florestas.
	
	
	Zoneamento ambiental e o projeto de desenvolvimento de pesquisa biomarinha.
	
	
	Licenciamento ambiental e o zoneamento ambiental.
	
	
	Estudo de impacto ambiental e o manejo seletivo das espécies endêmicas.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938/81, conceitua em seu artigo 3º o que vem a ser meio ambiente, degradação ambiental, poluidor, poluição e recursos ambientais. Quanto a figura do poluidor, segundo a norma, é correto afirmar:
	
	
	
	É o antônimo de degradação ambiental que é a alteração adversa das características do meio ambiente.
	
	
	São os recursos ambientais que são a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.
	
	
	Segundo esta lei poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.
	
	
	De acordo com a norma é todo aquele que por omissão exerce influências e interações de ordem física, química e biológica sobre o meio ambiente que abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	
	
	É sinônimo de poluição que é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, institui a Política Nacional de Meio Ambiente com diretrizes para orientação da ação dos governos na preservação da qualidade ambiental e manutenção do equilíbrio ecológico. Estabelece uma estrutura de organização e funcionamento que inclui o conjunto de instituições governamentais que se ocupam da proteção e da gestão da qualidade ambiental, em nível federal, estadual e municipal. Esta estrutura denomina-se:
	
	
	
	CONSEMA (Conselho Estadual de Meio Ambiente)
	
	
	CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente).
	
	
	IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
	
	
	ICMBio Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
	
	
	SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente).
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A atividade da Administração Pública que limita ou disciplina direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato em razão de interesse público concernente à conservação dos ecossistemas significa o exercício do:
	
	
	
	poder discricionário ambiental.
	
	
	poder de polícia ambiental.
	
	
	poder político ambiental.
	
	
	poder jurisdicional ambiental.
	
	
	poder vinculado ambiental.