Buscar

APS 2021

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA- CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
COMPONENTES DO GRUPO:
Nome: Angelo Augusto Vicentini			RA: T7591F-7
Nome: Rodrigo Luiz Firmino do Prado			RA: D8224E-3 
Nome:	 Adriano Rodrigues De Souza Junior		RA: N373784
Nome:	 Márcia Maria da silva				RA: D79798-0
Nome:	 Tainá Paulino dos Santos 			RA: N37952-9 
RELATÓRIO INTERDISCIPLINAR:
MEMÓRIAS ESPORTIVAS E SUA INFLUÊNCIA NA ESCOLHA DA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ARARAQUARA
2021
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
COMPONENTES DO GRUPO:
Nome: Angelo Augusto Vicentini			RA: T7591F-7
Nome: Rodrigo Luiz Firmino do Prado			RA: D8224E-3 
Nome:	 Adriano Rodrigues De Souza Junior		RA: N373784
Nome:	 Márcia Maria da silva				RA: D79798-0
Nome:	 Tainá Paulino dos Santos 			RA: N37952-9 
RELATÓRIO INTERDISCIPLINAR:
MEMÓRIAS ESPORTIVAS E SUA INFLUÊNCIA NA ESCOLHA DA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Relatório Interdisciplinar de Atividade Prática Supervisionada (APS) elaborado para avaliação no semestre letivo na habilitação de Graduação Plena no curso de Educação Física apresentado à Universidade Paulista-UNIP. 
 
ARARAQUARA
2021
1 – INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado tendo como base nas experiências dos integrantes para com a prática esportiva, com o propósito de interação, aprendizado e troca de experiências. 
Esta interação envolve as vivências dos integrantes com o meio esportivo (profissional e amador) a fim de demonstrar como o esporte está inserido na vida de todos e oque isso reflete no nosso cotidiano e até mesmo nas relações pessoais.
Esta dissertação busca trazer também como a prática esportiva influenciou na escolha da graduação e como o amor pelo esporte pode se tornar profissão.
2. DESENVOLVIMENTO 
2.1 RELATOS DOS INTEGRANTES
Rodrigo Luiz Firmino do Prado: 
“Comecei no mundo esportivo aos 9 anos, em 2007, incentivado pelos meus pais. Joguei bastante futebol e futsal, durante as aulas de educação física na escola, amava as aulas de educação física, participava efetivamente em campeonatos internos e externos em todas as modalidades (handball, vôlei, futsal, futebol) participando até de torneios amadores. Isso me dava um sentimento de satisfação, pois era algo no qual me destacava. Era muito fantástico ver a torcida gritando meu nome, me impulsionando para ganhar, isso fazia com que sempre quisesse dar o melhor de mim diante daqueles companheiros que torciam para que nosso time fosse vencedor”. 
Acredito que o amor pela prática de esportes, foi o que me fez escolher a educação física. A importância de se praticar esporte, além de proporcionar uma vida mais saudável, contribui para a formação social dos praticantes.
Angelo Augusto Vicentini:
	“A prática esportiva sempre esteve presente em minha vida como na da maioria dos meninos de nosso pais. O futebol foi o primeiro contato esportivo que tive, desde a infância influenciado e incentivado pelo meu pai sempre joguei futebol, na rua, na escola e na escolinha do bairro. As aulas de educação física sempre foram as minhas preferidas, e sempre me destacava em todas modalidades ministradas pelo professor. Participei de várias escolinhas em meu bairro, de vôlei, futebol e futsal, chegando até a integrar as categorias de base do time da cidade (Ferroviária). Já na época do ensino médio também comecei a frequentar a academia, e tive contato com uma área que até então não conhecia. Tive contato com os mais variados públicos e objetivos, desde pessoas buscando uma vida mais saudável até indivíduos com algum problema de saúde. Foi nesse momento que tive a certeza de que aquela área seria a que eu queria seguir.
Adriano Rodrigues De Souza Junior
“Comecei no mundo esportivo desde pequeno, mas lá pelos meus 9 anos, na escola, que comecei a focar mais em esportes como futebol, vôlei, basquete e handebol.
Me afastei durante um tempo das práticas esportivas, porém alguns anos depois voltei a jogar basquete, e cheguei a participei bastante de campeonatos regionais e amadores defendendo minha cidade. 
Devido ao trabalho e aos estudos hoje jogo basquete com pouca frequência, porém sempre que posso gosto de jogar. O esporte me trouxe muito desenvolvimento físico, mas principalmente moral, os seus princípios foram fundamentais para minha formação como pessoal. A relação com os companheiros, o respeito pela figura do treinador, a disciplina e a dedicação necessárias para a prática são aplicadas também em minha vida, seja no âmbito do trabalho, seja em casa.
Tainá Paulino dos Santos
Na verdade o interesse esportivo veio sempre desde quando era criança, brincávamos muito na rua exercitando muitos jogos sem saber da importância e benefício que me traria futuramente.
Brincava de futebol, vôlei, queimada, alerta e muitas outras brincadeiras lúdicas que eram inventadas por nós já. Começou ai meu interesse pelo esporte em si, pelo fato de brincar. Na escola comecei a praticar o futsal com 10 anos e após um tempo cheguei a praticar e jogar pela minha cidade, porém foi algo bem passageiro, não conseguia conciliar o esporte com as minhas obrigações acabei deixando . Por tanto foi uma experiência muito gratificante .
A escolha do curso vem bem pelo fato de ser apaixonada por esporte e sim especialmente pelo futebol, mais com olhares nas outras modalidades esportivas e como elas são diferentes e apaixonantes, cada uma com suas regras e formas de se praticar. Sem contar no benefício e aspectos positivos que me deram como qualidade de vida e educação.
 
3. PALAVRAS FINAIS 
Fazendo uma breve análise nos relatos deste grupo, podemos ver que a atividade física, desde cedo se fez presente em nossas vidas. O esporte proporciona muitos benefícios aos seus praticantes, desde a ter uma vida saudável até no desenvolvimento do ser para com a sociedade em que está inserido. 
Relacionando isso com o cenário da época em que a maioria nasceu, mais precisamente nos anos 90, haviam muitas pesquisas relacionadas a importância da atividade física para saúde, e como a falta dela traria malefícios (NAHAS e GARCIA, 2010). 
O primeiro contato da maioria foi na escola, durante as aulas de educação física, e conforme o indivíduos foram crescendo a prática esportiva também foi se desenvolvendo, muitas vezes até o âmbito competitivo, é o que Tubino (2002) explica, o esporte possui três manifestações: esporte-educação, que tem como meta o caráter formativo; esporte-participação, na qual sua finalidade é o bem estar e participação do praticante; esporte-performance, objetivando o rendimento dentro de uma obediência rígida às regras e aos códigos existentes para cada modalidade esportiva.
A prática esportiva influencia diretamente em todas as áreas da vida, e não seria diferente no âmbito profissional. Muitos veem no esporte e nas atividades físicas a oportunidade perfeita para aliar algo que gosta com trabalho, oferecendo para seus clientes uma vida mais saudável e divertida.
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
 
NAHAS, M V; GARCIA, L M T. Um pouco de história, desenvolvimentos recentes e 
perspectivas para a pesquisa em atividade física e saúde no Brasil. Rev. bras. Educ. Fís. 
Esporte.2010 v.24, n.1, p.135-48 
TUBINO, M. J. G. Uma Visão Paradigmática das Perspectivas do Esporte para o Início do Século XXI. In: GEBARA, A. [et al]; MOREIRA, W. W. (Org.). Educação física & esportes: Perspectivas para o século XXI.9ª edição. Campinas: Papirus, 2002, p.125-139.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes