Buscar

Avaliação 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.	O feedback é um termo da língua inglesa utilizado para descrever o processo de retroalimentação ou retorno da informação, ou seja, refere-se ao efeito retroativo do processo de comunicação, no qual o emissor da mensagem tem a oportunidade de obter a reação do receptor com relação às mensagens emitidas. Em termos práticos, o feedback corresponde à resposta para algo que fazemos, seja no âmbito pessoal ou profissional. Sobre o feedback, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Na nossa cultura, o processo de efetuar e receber feedbacks não é percebido como a realização de críticas, pois não apresenta implicações afetivas e sociais aos envolvidos.
	b) O feedback deve ser direcionado às características pessoais do indivíduo, de forma que suas manifestações individuais possam ser apontadas como falhas que devem ser extinguidas.
	c) Ao oferecer feedback, uma das armadilhas a serem evitadas é o contraste, caracterizado como o ato de comparar indivíduos, ao invés de compará-lo com os padrões de desempenho definidos.
	d) Um feedback eficaz apresenta algumas características essenciais, como, por exemplo, abstração, subjetividade e aplicabilidade.
 
 
2.	A capacidade de negociação tem ganhado cada vez mais destaque no mundo corporativo. Saber como proceder corretamente durante uma negociação e, sobretudo, alcançar bons resultados, isto é, ter boa capacidade de negociação, têm sido considerada uma competência essencial para líderes e administradores. Sobre o processo de negociação, assinale a alternativa CORRETA:
	a) É um processo que tem como objetivo conduzir as partes interessadas a um acordo, cujo os resultados sejam satisfatórios e colaborativos
	b) Desconsidera os conflitos de interesse entre os envolvidos, pois o objetivo do processo em si é identificar a melhor solução possível.
	c) Trata-se de um processo unidirecional, no qual uma das partes propõe uma solução e a outra parte a aceita, visando solucionar o problema.
	d) Visa atender exclusivamente aos interesses individuais de uma das partes envolvidas, normalmente a que detém maior poder de barganha.
3.	De acordo com Chiavenato (2005), o processo de comunicação é composto por uma série de elementos que atuam de forma conjunta para a transmissão de uma ou mais mensagens. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta todos os elementos que compõem o processo de comunicação:
FONTE: CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso nas organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
	a) Fonte, codificação, canal, decodificação, receptor, feedback e ruído. CORRETA
	b) Fonte, canal, receptor, feedback e ruído.
	c) Fonte, codificação, canal, decodificação, receptor e feedback.
	d) Fonte, codificação, canal, receptor e feedback.
4.	O trabalho em equipe tem constituído uma prática benéfica e supervalorizada pelo mundo corporativo. Permite que as atividades laborais sejam desempenhadas com maior efetividade e contribui para a criação de um ambiente sadio e produtivo. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um dos resultados comprovados do trabalho em equipe:
	a) Acesso a mais fontes de informações.
	b) Criatividade e inovação. CORRETA
	c) Confiança mútua entre os membros.
	d) Liderança renovadora.
5.	Assim como a literatura sugere diferentes definições para o termo liderança, o mesmo ocorre com relação à proposição de diferentes estilos de liderança, como, por exemplo: autocrática, liberal e democrática. A respeito dos diferentes tipos de liderança, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o estilo de liderança democrática:
	a) Neste estilo de liderança, o líder exerce controle sobre as atividades que são desempenhadas pelo grupo.
	b) Neste estilo de liderança, as diretrizes de trabalho do grupo são discutidas pelos membros, sem a participação do líder.
	c) Neste estilo de liderança, a participação do líder nas atividades do grupo é limitada, ou seja, este estilo é marcado pela participação mínima do líder.
	d) Neste estilo de liderança, as diretrizes de trabalho do grupo são discutidas e decididas pelo grupo, que é estimulado e assistido pelo líder.
6.	Além dos estilos de liderança mais conhecidos, como é o caso dos estilos autocrático, liberal e demográfico, há também a liderança situacional. Sobre as características da liderança situacional, analise as afirmativas a seguir:
I- A liderança situacional prevê a combinação dos traços de personalidade e comportamento do líder ao contexto ambiental, para determinar qual é o estilo de liderança adequado.
II- A liderança situacional é um fenômeno situacional baseado em três elementos: forças no líder, forças nos subordinados e forças na situação.
III- O enfoque central da liderança situacional é a flexibilidade diante das situações, no entanto, não se recomenda que o líder assuma padrões de liderança distintos, conforme as tarefas ou seus liderados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As afirmativas I e III estão corretas.
	b) Somente a afirmativa II está correta.
	c) Somente a afirmativa III está correta.
	d) As afirmativas I e II estão corretas. CORRETA
7.	Diferentes grupos de trabalho compõem uma organização. Estes grupos podem ser formais ou informais. Com relação aos grupos formais de trabalho, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Grupos de comando.
II- Grupos de tarefa.
III- Grupos temporários.
( III ) Estes grupos são formados visando à execução de uma atividade específica.
( I ) Estes grupos são estabelecidos pelas relações formais de autoridade.
( II ) Estes grupos são definidos visando à execução de tarefas com prazos estabelecidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) III - I - II.
	b) II - I - III. CORRETA
	c) III - II - I.
	d) I - II - III.
8.	O processo de comunicação está sujeito a um conjunto de variáveis que podem restringir ou limitar as etapas do processo de comunicação, bem como constituir fontes de ruído, comprometendo a transmissão das mensagens. Essas barreiras ou restrições ao processo de comunicação podem ser: humanas, semânticas, físicas ou cognitivas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um exemplo de cada tipo de barreira:
	a) Falhas mecânicas, limitações pessoais, translação de idioma e pouca atenção.
	b) Decodificação de gestos, pouca atenção, canal congestionado e dificuldade de compreensão. CORRETA
	c) Variáveis de situação, ambiente de trabalho, gírias e expressões populares e percepções.
	d) Emoções, interpretação de idioma, significado de sinais e ruídos ambientais.
9.	A comunicação pode ser compreendida como o processo de transferência de informações e significados de um indivíduo para o outro. Em virtude disso, torna-se imprescindível ao comportamento humano, de grupos e de organizações. Dessa forma, considerando a importância do processo de comunicação nas organizações, assinale a alternativa CORRETA:
	a) A comunicação clara e fluente de um líder assegura a eficácia da comunicação mesmo que os receptores da mensagem não a compreendam.
	b) A comunicação não afeta o entendimento do que se espera dos membros da organização.
	c) A comunicação contribui com a motivação dos membros da organização, pois permite esclarecer seu desempenho e como este pode ser melhorado.
	d) As barreiras do processo de comunicação não dificultam o entendimento das informações necessárias para a execução das atividades laborais.
10.	Uma empresa de Logística Paulistana tem uma equipe extremamente motivada, mas que há meses não atinge suas metas. Ao conversar com algumas pessoas da equipe, Pedro - gerente de recursos humanos - descobriu que muitos integrantes da equipe atribuem essa falta de resultado positivo a João - gerente de operações - dizem que João é "boa pessoa", porém deixa que cada um da equipe tome suas decisões, além de não acompanhar e controlar o trabalho da equipe. Isso ocasiona desgaste entre os membros da equipe, já que nem todos possuem maturidade para lidar com toda essa liberdade. Nesta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o estilo de liderança adotado porJoão e o que ele poderia fazer para reduzir o desgaste entre os membros da equipe:
	a) O estilo de liderança adotado por João é o estilo liberal. Neste estilo, o líder deixa todos à vontade, pois parte-se do princípio de que o grupo atingiu a maturidade e não necessita da supervisão de seu líder. Para minimizar os problemas que vem enfrentando, João poderia adotar o estilo de liderança democrático, pois neste caso o líder passa a ser responsável pela decisão, porém há elevada participação dos liderados no processo decisório.
	b) O estilo de liderança adotado por João é o estilo autocrático. Neste, o líder é duro e impositivo. Esse tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva, pois o líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. Para minimizar os problemas que vem enfrentando, João poderia adotar o estilo de liderança liberal, deixando todos à vontade para tomarem as decisões necessárias.
	c) O estilo de liderança adotado por João é o estilo autocrático. Neste, o líder é duro e impositivo. Esse tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva, pois, o líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. Para minimizar os problemas que vem enfrentando, João poderia adotar o estilo de liderança democrático, pois neste caso há participação dos liderados no processo decisório.
	d) O estilo de liderança adotado por João é o estilo democrática. Neste estilo, o líder é atuante, consultivo e orientador. Os membros da equipe "liderados" participam do processo decisório. Esse tipo de liderança é voltado para as pessoas (liderados). Para minimizar os problemas que vem enfrentando, João poderia adotar o estilo de liderança liberal, deixando todos à vontade para tomarem as decisões necessárias.

Outros materiais