A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
APOL 100 Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional

Pré-visualização | Página 3 de 6

elemento constitutivo do Eu, com a qual experimentamos melhor quem somos e quem podemos ser”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2017.
A partir do trecho acima e principalmente dos conteúdos do texto-base Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos sobre a cultura na escola, analise as afirmativas a seguir.
I.  A cultura na escola e na sala de aula se manifesta somente de forma imaterial.
II. A cultura na escola e na sala de aula não é capaz de homogeneizar tudo e todos.
III.A cultura na escola e na sala de aula e o próprio currículo convivem de maneira tensa: valores, ideologias, interpretações, vivências e preconceito.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmativas II e III são corretas.
Você acertou!
A Afirmativa I é incorreta. Comentário: “O autor destacava o fato de que a presença da cultura na escola e na sala de aula não se manifesta somente de forma imaterial nem é um tema capaz de homogeneizar tudo e todos. Pelo contrário, ela é descontínua, conflituosa e tensa e se materializa por meio de gestos, palavras e ações, muitas vezes, intencionais. Na escola, no currículo e na sala de aula, convivem de maneira tensa: valores, ideologias, símbolos, interpretações, vivências e preconceitos” (Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos, p. 104).
	
	B
	Apenas as afirmativas I e III são corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e II são corretas.
	
	D
	Apenas a afirmativa II é correta.
	
	E
	Apenas a afirmativa I é correta.
Questão 9/10 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o fragmento a seguir:
“Alguns alunos são mandados para casa quando não há um profissional capacitado para lidar com problemas de indisciplina. Outros são suspensos, por longos períodos ou são convidados a pedir transferência da escola, transfere-se o problema para outra instituição e não resolve as questões relativas à indisciplina tanto do aluno que sofre tal punição quanto de outros estudantes que, por acaso, vierem a cometer atos de indisciplina”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://revista.uemg.br/index.php/anaisbarbacena/article/download/810/517>. Acesso em: 29 mar. 2017.
Considerando o fragmento, bem como o texto-base O bê-á-bá da intolerância e da discriminação, no que diz respeito às relações entre os membros da comunidade escolar, analise as afirmativas a seguir:
I. Para alguns pais, a indisciplina no ambiente escolar resulta do fato de a escola ser considerada enfadonha, incluindo o despreparo de professores.
II. Para alguns estudantes, é comum a falta de coleguismo e solidariedade entre si próprios.
III. Para alguns membros do corpo pedagógico, um dos maiores problemas da escola não é a indisciplina, mas sim, a exigência dos alunos por uma educação de qualidade.
Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmativas II e III são corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e III são corretas.
	
	C
	Apenas a afirmativa I é correta.
	
	D
	Apenas a afirmativa II é correta.
	
	E
	Apenas as afirmativas I e II são corretas.
Você acertou!
“Alguns membros do corpo pedagógico afirmam que o maior problema da escola é a indisciplina, a falta de respeito, de responsabilidade, de educação, que deveria ter sido recebida em casa. Alguns professores não apontam os responsáveis por essa situação, mas dizem que a indisciplina é causada pela falta de limites” (Artigo: “O bê-á-bá da intolerância e da discriminação”, p. 36).
 
Questão 10/10 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho a seguir:
“Portanto, é fato que a escola se encontra marcada por práticas cultural e historicamente arraigadas, bem como por teorias que deslocaram a responsabilidade da escola para o aluno, além de currículos e formação de professores insuficientes. Entre outras medidas estruturais, o estabelecimento de condições que revertam esse processo inclui, necessariamente, o reconhecimento e valorização de características específicas e singulares de regiões, etnias, escolas, professores e alunos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2017.
De acordo com o texto-base Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos, sobre a descolonização dos currículos, analise as afirmativas que se seguem.
I.  A descolonização dos currículos escolares passa pela necessidade de formar professores reflexivos sobre as culturas negadas e silenciadas nos currículos.
II. A descolonização dos currículos escolares presencia uma grande dificuldade, pois as forças das culturas consideradas negadas têm diminuído cada vez mais, beirando o esquecimento.
III.A descolonização dos currículos escolares apresenta como desafios a serem vencidos: rigidez das grades curriculares, empobrecimento do caráter conteudista dos currículos e necessidade de diálogo entre escola, currículo e realidade social.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas a afirmativa III é correta.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e II são corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III são corretas.
Você acertou!
A afirmativa II é incorreta. “No entanto, é importante considerar que há alguma mudança no horizonte. A força das culturas consideradas negadas e silenciadas nos currículos tende a aumentar cada vez mais nos últimos anos. As mudanças sociais, os processos hegemônicos e contra-hegemônicos de globalização e as tensões políticas em torno do conhecimento e dos seus efeitos sobre a sociedade e o meio ambiente introduzem, cada vez mais, outra dinâmica cultural e societária que está a exigir uma nova relação entre desigualdade, diversidade cultural e conhecimento” (Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos, p. 102).
	
	D
	Apenas as afirmativas II e III são corretas.
	
	E
	Apenas a afirmativa I é correta.
Questão 1/10 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho a seguir:
“O educando deve ser estimulado a perceber estas diferenças e a reagir a elas quando necessário. Todo um conjunto de pressões extraescolares tornam a dinâmica interna da vida intraescolar mais complexa de ser pensada, avaliada e contornada por gestores e educadores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.dhnet.org.br/dados/cursos/edh/redh/04/4_1_bittar_escola.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2017.
A partir do trecho acima e dos conteúdos do texto-base O ambiente escolar frente às discriminações e a promoção da igualdade, sobre a relação da escola com a sociedade:
Nota: 10.0
	
	A
	A escola somente é influenciada ativamente pelos sujeitos sociais quando a comunidade determina o fazer escolar.
	
	B
	A escola somente influencia ativamente os sujeitos sociais quando os sujeitos não interferem direta ou indiretamente no fazer escolar.
	
	C
	Não se pode considerar que exista uma influência ativa entre sujeitos sociais e escola, uma vez que o objetivo da escola é ser neutra e uniforme.
	
	D
	A escola tanto influencia ativamente a formação dos sujeitos sociais quanto é influenciada por eles.
Você acertou!
“A escola tanto influencia ativamente na formação dos sujeitos e da sociedade quanto é influenciada por ela. Portanto, é tanto um espaço de reprodução da estrutura social e suas relações, quanto um espaço que pode promover transformações nelas” (Artigo: “O ambiente escolar frente às discriminações e a promoção da igualdade”, p. 3).
	
	E
	A influência ativa que os sujeitos sociais recebem da escola é uma reprodução completa do Estado, não havendo qualquer possibilidade de os sujeitos influenciarem o contexto escolar.
Questão 2/10 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho abaixo.
“A vigilância e a censura da sexualidade

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.