Buscar

ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE- FURG
EDUCAÇÃO QUÍMICA IIV – TURMA A
ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS - EQA
Nome: Daiana Rebeca de Lima Bauer
Matrícula: 115025
ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO
No exercício proposto pelos professores Moacir Moacir Langoni de Souza e Jaqueline Ritter na disciplina de Educação Química IIV temos por objetivo analisar livros do ensino médio e averiguar a metodologia usada para ajudar no aprendizado dos alunos.
Para que isso seja possível escolhi dois exemplares, entre as opções apresentadas, de autores diferentes porem da mesma serie letiva.
O exemplar número 1 é o livro “QUÍMICA” organizado por Eduardo Fleury Mortimer e Andréa Horta Machado. E o exemplar número 2 é o livro “QUÍMICA” organizado por Martha Reis. Ambos os exemplares contemplam assuntos do 2º ano do ensino médio.
A primeira impressão os dois livros trazem contextualização com o dia a dia. Mas se observamos mais de perto o livro de Mortimer traz muito mais imagens e exemplos cotidianos enquanto aborda os assuntos a serem trabalhados no modulo enquanto o livro de Martha traz muito mais textos e algumas poucas imagens.
Ao abrir os livros logo de cara temos os sumários, que já trazem uma grande diferença: enquanto Mortimer convida os alunos a “aprender Química falando e fazendo Química?”, Martha em seu livro já vai logo apresentando as matérias a serem estudadas.
Outra diferença é na forma de apresentar essas matérias: enquanto Martha sugere um tema que vai guiar toda uma unidade com delimitação de conteúdo e exercícios propostos, Mortimer toma proveito de vários exemplos cotidianos para cada modulo, com muito mais detalhes e atividades propostas e, principalmente, Motimer problematiza o dia a dia fazendo com que os alunos pesquisem sobre o tema na cidade onde moram.
Para finalizar, concluo que ambos os livros tentam trazer o cotidiano para a sala de aula, porém Mortimer é muito mais eficaz tanto na abordagem quanto no aspecto visual.

Outros materiais