A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - EMPREENDEDORISMO

Pré-visualização | Página 1 de 2

1. Pergunta 1
/1
Quando desejamos ser empreendedores, primeiramente é preciso realizar um planejamento do negócio, e a pesquisa com o público-alvo é fundamental. Este tipo de pesquisa visa ajudar o empreendedor a compreender o que o seu público mais deseja e necessita. Assim surgem os novos negócios, novos conceitos e até novos nichos de mercado.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tópico, pode-se afirmar que o primeiro conceito que o empreendedor tem que estruturar em seu planejamento estratégico é o de:
Ocultar opções de resposta 
1. missão.
2. negócio.Resposta correta
3. visão.
4. SWOT.
5. valor.
2. Pergunta 2
/1
Leia o trecho a seguir.
“Startup é uma empresa jovem com um modelo de negócios repetível e escalável, em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas. Embora não se limite apenas a negócios digitais, uma startup necessita de inovação para não ser considerada uma empresa de modelo tradicional.
”Fonte: BICUDO, L. O que é uma startup? 2016. Disponível em: <https://www.startse.com/noticia/startups/18963/afinal-o-que-e-uma-startup>. Acesso em: 31 mai. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre empreendedorismo digital, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. as startups são modelos de empresa administradas por empreendedores que são donos do negócio. 
2. o conceito de startups se firmou no Brasil e está voltado para a modalidade de empreendedorismo tradicional.
3. as startups, mesmo dentro de um cenário de incertezas, atraem investidores que acreditam em sua ideia. Resposta correta
4. statups são um modelo de empresa criado para atuar e comercializar na internet através de e-commerce e redes sociais.
5. facilidade do negócio é a abrangência de pessoas que ela pode rapidamente atingir, a um custo alto.
3. Pergunta 3
/1
Leia o trecho a seguir:
“Os produtos ou serviços que a empresa vai oferecer à clientela terão de ser produzidos dentro de padrões de qualidade do mercado mundial. Os preços dos produtos a serem cobrados a clientes e os serviços prestados terão de ser iguais ou melhores que aqueles oferecidos por empresas similares, atuantes em outros países.” 
Fonte: GARCIA, L. O empreendedorismo e a globalização. 2007. Disponível em: <https://administradores.com.br/noticias/o-empreendedorismo-e-a-globalizacao>. Acesso em: 23 jul. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre globalização, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Torna-se empreendedora no mercado, a empresa que está iniciando suas atividades e precisa obter uma vantagem competitiva.
II. ( ) Os empreendedores que desejam ser transnacionais precisam desenvolver produtos e serviços para concorrer com o mercado internacional.
III. ( ) O processo de globalização permitiu acesso a novos mercados, possibilitando a divulgação e o fortalecimento da marca.
IV. ( ) As empresas já existentes também podem ser empreendedoras e buscar novas oportunidades em outros países.
V. ( ) Para se internacionalizar, é preciso que a empresa conheça o mercado, a cultura, os concorrentes, os produtos e serviços, leis, economia local e políticas de governo do país que deseja entrar.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. V, V, F, F, V.
2. F, V, V, V, V.Resposta correta
3. F, F, V, F, V.
4. V, F, V, F, F.
5. F, V, V, F, V.
4. Pergunta 4
/1
Leia o excerto a seguir:
“A análise SWOT cria cenários que vão demonstrar a sua situação frente a todo o seu mercado, proporcionando base para o delineamento de metas estratégicas com o objetivo de aproveitar as oportunidades que possam surgir ou enfrentar as possíveis ameaças.”
Fonte: SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Person, 2013.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tópico, pode-se afirmar que, dentro dos cenários possíveis da análise SWOT, o que se refere à desativação da empresa é o de:
Ocultar opções de resposta 
1. Força × Oportunidade.
2. Força × Fraqueza.
3. Fraqueza × Ameaça.Resposta correta
4. Fraqueza × Oportunidade.
5. Força × Ameaça.
5. Pergunta 5
/1
A Uber entrou no Brasil em 2014 e revolucionou o segmento de transporte privado urbano, tendo como seu concorrente direto o táxi. Para entrar no mercado, a empresa analisou o cenário e percebeu que tinha um público disposto a pagar por um serviço melhor, como também, pessoas que queriam trabalhar utilizando seus próprios carros. A empresa desenvolveu várias estratégias de serviços e de agregar carros, revolucionando o setor. A Uber realizou pesquisa de mercado, criou um aplicativo para unir pessoas e meios de transporte, é uma empresa de tecnologia e facilitou o acesso a um outro tipo de serviço que agradou os consumidores.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre empreendedorismo, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. a Uber utilizou de uma necessidade de mercado para desenvolver seus produtos e serviços, realizando pesquisas e buscando informações de mercado, clientes, concorrentes, entre outros.Resposta correta
2. a criação de um produto ou serviço para atender as necessidades de um público alvo veio de uma demanda existente no segmento de transportes.
3. ao analisar uma demanda existente, a Uber teve uma ideia brilhante e a colocou em prática, sem necessidade de realizar o levantamento de outras informações. 
4. a Uber se tornou líder no segmento de transportes urbanos e inovou na criação de outros produtos para atender as necessidades de seus clientes.
5. a Uber procurou realizar uma concorrência desleal promovendo uma “guerra” entre as empresas concorrentes. 
6. Pergunta 6
/1
O planejamento estratégico é um documento elaborado a partir da análise inspiradora do empreendedor e de sua equipe, e que identifica as competências organizacionais capazes de transformar os investimentos e tecnologias utilizadas em recursos para enfrentar as ameaças do ambiente em que a empresa está inserida, aproveitando as oportunidades que surgem.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre educação empreendedora, analise os termos a seguir com suas respectivas características:
1) Negócio.
2) Missão.
3) Visão.
4) Valores.
( ) Leva a empresa onde ela deseja.
( ) Satisfaz as necessidades dos clientes.
( ) Deve ser inspiradora.
( ) Norte a conduta dos colaboradores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 2, 1, 3, 4.
2. 4, 2, 3, 1.
3. 2, 3, 1, 4.
4. 3, 1, 2, 4.Resposta correta
Pergunta 7
/1
Leia o trecho a seguir:
“O crescimento do empreendedorismo feminino tem funcionado como ferramenta de equiparação de direitos entre os sexos, na medida em que, ao galgarem posições cada vez mais relevantes no mundo dos negócios, elas passam a reivindicar seu reconhecimento como personagens participantes do crescimento econômico. Segundo o Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, pesquisa elaborada pelo Sebrae que analisou a presença feminina nos pequenos negócios – aqueles que faturam até R$ 3,6 milhões por ano – entre os anos de 2001 e 2011, as mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço à frente das pequenas e médias empresas no Brasil.” 
Fonte: OSÓRIO, J. Empreendedorismo feminino: momento e desafios das mulheres empreendedoras. Disponível em: <https://www.mulheresempreendedoras.net.br/empreendedorismo-feminino/>. Acesso em: 23 jul. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre empreendedorismo feminino, pode-se afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
5. grandes empresas são gerenciadas por homens.
6. as mulheres empreendedoras podem gerenciar empresas de qualquer tamanho e segmento.Resposta correta
7. as mulheres ainda precisam se preparar mais para assumirem o comando de grandes empresas.
8. dependendo do segmento e ramo de atividade da empresa, o ideal é que homens empreendedores estejam no comando.
9. mulheres são limitadas