Buscar

CONSELHO FISCAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONSELHO FISCAL
TODO SÓCIO TEM O DIREITO DE FISCALIZAR – LOGO, O CONSELHO FISCAL NÃO É OBRIGATÓRIO. 
· Porém, imagine uma sociedade com 300 sócios, se todos quiserem fiscalizar irá haver confusão, logo se torna interessante manter o conselho (Devendo lembrar que é um custo a mais para a sociedade)
Se decidir ter o conselho fiscal, deve seguir algumas regras:
1. Composto por no mínimo 3 membros + Os respectivos suplentes, que podem ser sócios ou não, mas devem ser residentes no Brasil Eleitos pelos sócios em assembleia ou reunião.
2. Impedimentos: Administrador não pode fazer parte do conselho fiscal, o cônjuge, os empregados da sociedade, e por fim os parentes até o terceiro grau.
3. Existe um mecanismo no CC, para proteção do minoritário, inspirada na Lei de SA: Os sócios minoritários, que representem pelo menos 1/5 do capital social, tem o direito de eleger separadamente um membro e um suplente do conselho fiscal. (ART. 1066, §2º) ELEGER UM QUARTO MEMBRO Deve lembrar que o conselho fiscal não é órgão deliberativo e sim consultivo, logo pode ser feito dois pareceres, pois quem deve aprovar ou reprovar as contas é a assembleia. 
(Igual como o legislativo que aprova ou reprova as contas do executivo, enquanto o tribunal de contas emite o parecer – Função aqui do conselho fiscal).

Outros materiais