Buscar

DESENHO DE OBSERVAÇÃO ATIVIDADE 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“O design visual bem-sucedido baseia-se principalmente em respostas intuitivas(revelações rápidas e aguçadas independentes do raciocínio) a combinações e permutações de forma, formato, cor, valor e linha, bem como em conteúdos psicológicos e de representação. No entanto, embora reconheçamos o papel fundamental da intuição na organização de uma imagem, precisamos começar nossa discussão de composição com um entendimento racional dos princípios perceptuais da Gestalt, das forças dinâmicas que dão energia ao campo de visão e das várias fórmulas de organização (esquemas compositivos fundamentais) que foram aplicados durante séculos como orientação para tornar as obras de arte agradáveis e atraentes.”( CURTIS, 2015, p. 293). Agora observe a imagem a seguir: “Os olhos de todos os personagens representados, a triangulação na composição e a perspectiva convergem para a figura isolada à direita.” (CURTIS, 2015, p. 304).
Figura 1 - Jean-Léon Gérôme, L’Eminence Grise (O Cardeal Cinza ou A Eminência Parda). Óleo sobre tela, 1873, Museu de Belas Artes, Boston. Fonte: Jean-Léon Gérôme / Wikimedia Commons.
Considerando as informações apresentadas e os conteúdos abordados ao longo da unidade, escolha três princípios que possam ser utilizados numa composição artística. Conceitue cada um deles e explique de que forma eles se relacionam, a fim de captar e dirigir o olhar do espectador. Traga os exemplos que julgar necessários para a argumentação.
Conforme aprendemos, existem alguns princípios principais para a composição artística. Um deles é a Estrutura Fundamental, que refere-se ao emprego de formas geométricas como base para a organização dos elementos visuais. Durante muito tempo foram usadas figuras geométricas para esquemas compositivos, como por exemplo na própria pintura de Jean-Léon Gérôme, L’Eminence Grise (O Cardeal Cinza ou A Eminência Parda), onde conseguimos distinguir claramente as formas geométricas compondo o espaço da obra, como ilutrado abaixo. 
Outro princípio importante é a Regra dos Terços, onde temos uma divisão de três partes em uma imagem, tanto vertical quanto horizontal e formam quatro pontos de interseção. De acordo com essa regra, os elementos que se encontram nesses pontos tendem a ter uma força visual maior que os outros elementos.
	Também temos o princípio da Unidade, que é o princípio da composição em que os elementos, mesmo que diferentes, combinam e se complementam de forma que compõem um resultado harmonioso, permitindo assim que objetos e elementos que destoam dos elementos principais sejam removidos.

Outros materiais