Buscar

Meio ambiente aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Meio ambiente
 Na primeira aula é abordado alguns tópicos importantes, como termos e conceitos sobre gestão ambiental e o meio ambiente, sobre seus conceitos e a antecedentes históricos e sobre a emergência no cenário mundial.
Antecedentes históricos sobre o Meio Ambiente
 O planeta onde vivemos, que possui capacidades diversificadas, alimenta criaturas de todos os tipos e sustenta várias atividades humanas. No entanto, nos últimos anos, muitas dessas atividades têm ido além da capacidade da Terra, o que representa grande ameaça para a coexistência de várias criaturas e o desenvolvimento sustentável dos seres humanos. Nesse sentido, a gestão ambiental tornou-se uma missão urgente para nós.
 É claro que, desde a revolução industrial do século XVII, o bem-estar econômico e social das populações que aqui vivem, melhorou. No entanto, esse desenvolvimento também colocou uma enorme pressão sobre os recursos naturais, ameaçando eliminar a civilização como a conhecemos.
 Portanto, a prática da gestão ambiental procura mitigar estes subprodutos nocivos do capitalismo e o crescimento da população, criando um equilíbrio entre crescimento e preservação dos recursos ecológicos.
 Todos têm lembranças de contato com a natureza, pois ela está muito presente em nossas vidas, seja em uma viagem onde você vá pescar ou andar a cavalo por exemplo. Muito antes, o humano tinha um contato mais extenso com a natureza, atualmente preferem ficar muito mais em meios urbanos do que rurais, fazendo com que se distanciassem do meio ambiente, da natureza. 
 Na aula, o professor utilizou um vídeo em animação como exemplificação, satirizando a evolução do homem. Pois o homem tem super explorado este meio ambiente e os recursos a que tem a nos oferecer, e causando degradações na natureza, causando consequências como a diminuição do fornecimento desses recursos, pois essa exploração só vem aumentando com o passar dos anos.
O nascimento da produção industrial
 Na época pré-histórica, o ser humano era nômade, pois viviam em busca de alimentos e eram considerados predatórios, pois caçavam e coletavam algo para comer, sendo considerados Coletor-Caçador. E ao decorrer dos tempos então foram-se feitas várias descobertas que contribuíram muito para o desenvolvimento humano. Porem quando o homem passou a ter domínio sobre a terra, como por exemplo saber a plantar, com mais conhecimento o humano passou de ser um homem nômade para um homem gregário.
 O homem gregário seria agora alguém que vive em comunidade fixo em um determinado local, sendo assim o homem passou a aumentar sua produção para sua própria subsistência. A partir daí o homem começa a acumular resíduo em um determinado local, que antes quando nômades era espalhado, agora permanecia somente em um local, foi então que homem começou a causar os primeiros impactos ambientais, que é pequeno comparado aos dias de hoje.
 O ser humano passa a ter mais necessidades, começa a produzir as próprias roupas e objetos pessoais, quando se percebe que pode ter produzido a mais do que o excedente, do que é realmente utilizado, surge então a troca ou vendas de produtos, sendo considerado a primeira atitude capitalista. Temos então, a época do Ford, que seria a época de produção em alto escala, onde havia muita demanda e assim uma produção de bens maior.
 Essas três épocas são consideradas marcantes para a evolução do homem e seu contato com a natureza, em relação ao meio ambiente foram havendo muitas mudanças com o passar dos tempos, pois foram sendo utilizados mais matérias primas para se produzir em maior escala, trazendo assim consequências.
Meio ambiente e sua emergência no cenário mundial
Você sabe dizer o que é o Meio Ambiente?
 O conceito de meio ambiente é bastante amplo e permite inúmeras interpretações e definições. A Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/1981 de 31 de agosto de 1981) define Meio Ambiente como “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas” (BRASIL, 1981). Já o ecólogo Norte Americano Robert Ricklefs, em seu livro “A economia da natureza” conceitua meio ambiente como “o que contorna um ser; esse envoltório abrange plantas e animais” (RICKLEFS, 2003).
 Segundo o dicionário Aurélio, meio ambiente tem como significado a soma de situações e ações, de todas as formas, naturais que estão próximos de uma comunidade ou um ser, e que exercem influência, de fraca, média ou forte intensidade, sobre eles.
 Embora pareça ser uma expressão redundante (“meio” e “ambiente” significam a mesma coisa), é possível observar que os conceitos ora assumem que meio ambiente engloba aspectos naturais e biológicos, ora vão além, incluindo aspectos relacionados à cultura, economia e sociedade.
 Quanto mais surge as necessidades humanas, mas se percebe o consumo de matérias primas ofertadas pelos próprios natureza, isto causa um grande impacto, já que o consumo só aumenta e muitos desses produtos não são reabastecidos, não um ciclo, muitos apenas existem, a utilização desses produtos de um modo muito exagerado, pode trazer a falta desses nutrientes necessários para o ambiente e para os próprios humanos. Como exemplo, podemos citar o desmatamento, o uso excessivo da agua, degradação desses mesmos recursos hídricos e os gases tóxicos a atmosfera, causados pelas fabricas ou uso excessivo de carro, esses diversos fatores causados pelo humano, causam até mesmo o aquecimento global.
“ Meio ambiente é tudo que envolve ou cerca os seres vivos, inclusive eles próprios”
(Barbieri, 2007)
“ Conjunto de condições, leis, influencias e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas “
(Lei 6.938/81)
“ O lugar onde está, vive o use movimenta um ser vivo, e o que rodeia esse ser”
(Geoffrey de Saint-Hilaire, 1835)
 Toda descrição é importante e um aprendizado, mesmo sendo de épocas diferentes, pois nos faz ter essa inserção no ambiente e cada ter sua concepção do mundo, necessário para sermos pessoas consciente sobre a natureza, que não somos diferentes e sim que somos um só e fazemos uma parte do outro.
 Segundo o artigo 225, da Constituição Federal do Brasil:
 “ Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida [...] Impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defende-lo e preserva-lo para as presentes e futuras gerações”
 Isto significa que podemos e devemos lutar pela preservação ambiental, há diversas maneiras de contribuir para que isso aconteça, por isso é necessário que todos tenham a consciência socioambiental e percebam o quanto é fundamental cuidarmos da natureza.

Outros materiais