Buscar

Resumo do Artigo "Abepss: a perspectiva da unidade da graduação, pós-graduação e a produção do conhecimento na formação profissional"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ANA CLAUDIA LOPES MARTINS
RESUMO DO ARTIGO “Abepss: a perspectiva da unidade da graduação, pós-graduação e a produção do conhecimento na formação profissional”
MANAUS
2015
O texto em questão é um artigo escrito para uma edição especial da Revista Serviço Social & Sociedade, que tem como objetivo, nesta edição, trazer a memória e história do Serviço Social no Brasil. E assim aborda a gênese, o desenvolvimento e as expressões atuais da profissão, tendo em vista o principal fundamento do exercício profissional é a realidade social.
O artigo em questão chama-se “Abepss: a perspectiva da unidade da graduação, pós graduação e a produção do conhecimento na formação profissional”, escrito pela doutora em serviço social à época da publicação era presidente da Abepss, a assistente social Marina Maciel Abreu. O objetivo do artigo trata-se da recuperação da trajetória da Abepss, que até 1998 era a Abess, e busca nesta recuperação os avanços acadêmicos-cientificos-profissionais do serviço social e a hegemonia do projeto ético politico, com sua ligação as lutas sociais, sendo a mais forte na época, a luta pela redemocratização da sociedade. Lutas que impulsionam para o novo projeto e mudanças que se afirmam com o Congresso da Virada e a Convenção que ocorreu em Natal. Assim, o artigo se define em dois pontos: a estrutura da Abepss e os desafios atuais da graduação, pós graduação e pesquisa; e a resistência e defesa do projeto ético politico atual. 
O primeiro ponto, cita a abepss como organismo acadêmico- politico e associação cientifica, que bsuca se modelar de acordo com a inserção da profissão na sociedade, e assim ela surge neste avanço da graduação e pós graduação. Devido as diferentes expressões da questão social, a profissão possui uma interlocução com outras áreas do conhecimento. A estrutura da Abepss se dá desta forma: Assembleia Geral, que é o órgão supremo; a Diretoria Executiva Nacional que é composta pelos cargos acadêmico-politico da administração da entidade; as Coordenações Nacionais que é composta pelas vice-presidentes das coordenações regionais, que possui os coordenadores das graduações e representação estudantil; o Conselho Fiscal que é formado por três eleitos em uma votação. A Coordenação das Relações Internações, apesar de ter sido criada há pouco tempo, possui grande importância devido a luta emancipatória no combate a globalização do capital, outra estratégia é feita e relação a America Latina, que é o compromisso e a contribuição a reestruturação da Alaets em Alaeits. A maioria das unidades de ensino são privadas e assim a abepss vai ganhando espaço como associação cientifica, tenso sócios individuais. Na graduação, a abepss efetua as diretrizes curriculares, e na pós graduação reafirma os programas de pós graduação. Mais sobre as diretrizes, foi feita pela abepss com a preocupação em se ter o tripé da fundamentação da formação: o ser social, sociedade brasileira e o trabalho profissional. Porém com a aprovação do Currículo Novo, as diretrizes foram desconfiguradas e com possibilidade de distanciamento entre a direção social proposta e os novos cursos. Neste sentido, deve-se aumentar a resistência as estratégias privativas no ensino superior, que visam a lucratividade, exemplo disso é a graduação à distância que é muito incentivada no ensino público. 
A Abepss realizou uma pesquisa objetivando os seguintes pontos: perfil das unidades de ensino; tendências quanto à concepção e formação; identificando as principais dificuldades e desafios. E a autora nos traz que a pós graduação vem sendo mercantilizada, ou seja vendida com altas preços, e ainda na pós graduação, a dificuldade de organizar, avaliar e cadastrar os programas nos órgãos competentes, e isto faz com que aumente a precarização do ensino. Esse distanciamento fez com que se iniciasse uma entidade somente para pós graduação, este foi um reforço para que a Abess se tornasse Abepss, reforçando o valor da pesquisa e da produção de conhecimento. Assim, as pesquisas se ampliam e se espalham por diversas áreas do Serviço Social, entretanto os órgãos de fomento só possuem duas áreas, o que limita a diversidade dos objetos pesquisados. A abepss enviou uma proposta de revisão para estes órgãos e não obteve respostas, todavia este processo teve muita importância para a sistematização e demarcação dos temas de pesquisa. 
O segundo ponto aborda a defesa do projeto ético politico e os assuntos polêmicos que abepss vem debatendo. A abepss procura se juntar a outras entidades e movimentos sociais, porém ocorreram muitas perdas nas lutas da classe trabalhadora ocorreu um retrocesso na organização, visa a assitencia social como um direito, enquanto o capitalismo visa o trabalho como um direito. Dentro dessas implicações, surgem os debates polêmicos em que a Abepss se posiciona. O primeiro é o ensino a distancia, que a abepss acredita ser a consolidação da politica privatista e que este tipo de ensino vai de encontro com as habilidades estabelecidas nas diretrizes curriculares. O segundo é o processo de avaliação institucional, e abepss faz uma comparação da graduação com a pós graduação, e a forma de implementação do Enade, colocando um ranking caminha em direção oposta ao conceito de avaliação acadêmica que a entidade acredita. O terceiro é quanto ao exame de proficiência que a abepss acredita não possibilitar melhoria na formação. 
E como considerações finais, a autora trata as ações concretas que foram vistas historicamente, a base de seis linhas programáticas que foram instituídas em assembleia geral, e que o objetivo dessa base é um conjunto de ações que defendam e desenvolvam o projeto ético político, visando a emancipação humana. E chama a comunidade acadêmica para debater e garantir o avanço do projeto.

Outros materiais