Buscar

Aprendizagem Centrada na Pessoa: Contribuições do Professor Facilitador Sob o Enfoque Rogeriano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aprendizagem Centrada na Pessoa: Contribuições do Professor Facilitador Sob o Enfoque Rogeriano. 
· Qualidades facilitadoras da aprendizagem.
“Guedes aponta algumas qualidades facilitadoras que devem permear o processo de aprendizagem, garantindo um ambiente propício para a liberdade dos educandos adquirirem novos conhecimentos. Dentre estas características estão a autenticidade, o apreço, a confiança e a compreensão empática (Guedes 1979, p.65).
A autenticidade, segundo Rogers não é uma qualidade fácil na pratica, porém, é de extrema importância o professor ser honesto e transparente. Só assim, será possível estabelecer uma relação de confiança. Quando Rogers nos fala do apreço, a aceitação e a confiança, mostra-nos que o professor ser capaz de perceber e aceitar o aluno como ele é. Um ser cheio de potencialidades, qualidades e defeitos, e deverá lhe ajudar e apoiar nos momentos de interesses e nos que faltar interesse também. O professor deve estar sempre ponto para ouvir e incentivar o seu aluno, dando-lhe liberdade a comunicação, assim será fácil uma relação de confiança se estabelecer. 
A compreensão empática se dá quando nos colocamos no lugar do outro. Quando o professor ouve, compreende e se coloca no lugar do educando, ele valoriza seus alunos e os entende melhor. 
· Bases das atitudes facilitadoras.
“(Rogers, 1977, p.118), declara que a necessidade de os educadores não fingir seus sentimentos para os alunos, nem mesmo transferir responsabilidades para desviar-se de suas reais emoções”. Exemplificando-se, o docente não gosta do barulho que seus alunos fazem em determinada atividade, melhor será dizer para eles sobre seu incomodo com todo barulho, explicando que este atrapalha seu raciocínio, ao invés de dizer apenas para eles que “são barulhentos”, e mandar que fiquem quietos. 
Quando o educador é sincero e mostra-se aos seus alunos como pessoa, que também precisa da ajuda deles, o convívio se torna melhor, e o respeito flui. O educador deve mostrar que acredita e confia no aluno, assim, ele se sentira encorajado, e capaz de aprender e vencer os desafios do dia-a-dia.
· O papel do professor como facilitador. 
O professor como facilitador será um apoio para o aluno, que deverá buscar novos conhecimentos a partir do seu próprio interesse. O facilitador deverá desafia o educando na busca do que não se conhece ainda, incentivando-o a sua curiosidade natural, e levando-o a buscar formas de ampliar sua capacidade intelectual. Ele também deverá facilitar as relações entre os alunos, onde facilitará a espontaneidade em sala de aula. Jamais o facilitador devera reprimir os erros cometidos na busca de ampliação dos conhecimentos. Esse processo proporciona uma aproximação e melhor comunicação entre alunos e professores. 
· Princípios de Aprendizagem. 
“O único homem educado é o homem que aprendeu a aprender, o homem que aprendeu a adaptar-se, e mudar, que percebe que nenhum conhecimento é seguro e que só o processo de buscar conhecimento dá alguma base para segurança “ (Milhollom; Forisha, 1972, p.176).
“Rogers é absolutamente contra o ensino nas escolas, no sentindo de que, só se ensina o que um dia foi aprendido”. Rogers nos traz que só aprendemos quando o conhecimento tem algum significado para nós. Ele baseia toda a sua teoria no sentido da Aprendizagem Centrada na Pessoa, no ato de facilitar a aprendizagem dos educandos. 
O educando só aprenderá quando perceber que o objeto de conhecimento é essencial a sua vida pessoal, e servirá para resolver problemas do seu dia-a-dia. Assim, o educador deve conhecer o educando para facilitar seu aprendizado.

Outros materiais