Buscar

Atividade de revisão e aprofundamento extracl (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Farmacia 
Estudo Dirigido – AV1
1. Na indústria farmacêutica, a síntese e planejamento de moléculas com atividade farmacológica envolve pesquisas para garantir a qualidade, segurança e eficácia de um novo produto. 
a) Organize as etapas pré-clínicas e clínicas que os medicamentos devem passar até chegar ao consumidor final.
Etapas pré – clinicas: Pesquisa que consiste achar uma molécula promissora (lead), que seja compatível ase tornar uma nova droga, realizar os primeiros testes e otimização química visando a sua efetividade e segurança. Os testes são in vitro ou in vivo.
Etapas Clinicas: Teste inicial de segurança em pequeno grupo de voluntários saudáveis, teste de segurança e eficácia em pequeno número de pacientes com a doença, Ampliação dos números de pacientes testados avaliando a efetividade da droga e mapeia as contra – indicações. Após as fases pré clinicas e clinicas, a anvisa monitora e aprova a distribuição dos medicamentos até chegar ao consumidor.
b) Em que se baseia os testes in silico, in vitro e in vivo?
 in silico: se baseia em testes feito em computador. 
In vitro: realizado em laboratório.
In vivo: testes em animais.
c) Explique como funciona um teste duplo-cego e randomizado. Em qual etapa da pesquisa se aplica?
O teste duplo – cego: é um método de ensaio clinico realizado em seres humanos onde nem o examinado e nem o examinador sabem o que está sendo utilizado como variável em um dado momento. 
Teste randomizado: Testa a eficácia de uma abordagem terapêutica em uma população de pacientes ou para coletar informações sobre um efeitos secundários de um dado tratamento.
Etapa: Clínica
d) Qual o órgão federal do Brasil responsável por registrar e fiscalizar os novos medicamentos em circulação e controlar as notificações? Defina e explique a legislação brasileira para medicamentos biológicos. 
 Anvisa
A legislação brasileira para medicamentos biológicos dispõe sobre o registo de produtos biológicos novos e produtos biológicos e dá outras providências. É onde são registrado vacinas, soros hiperimunes, probióticos, alergênicos etc.
e) Esquematize o planejamento de um fármaco ou vacina para o tratamento e cura do Coronavírus. Quais etapas e procedimentos que devemos adotar para a sua elaboração e condução experimental. É possível acelerar o desenvolvimento e produção do produto? Qual a fonte de investigação é utilizada nestas situações?
 Cloroquina.
2. Defina com as suas palavras a diferença entre operações unitárias e processos unitários, exemplificando.
Operações unitárias: São sequencias de operaçoes físicas necessárias á viabilização de um processo quimico. ex. Tranferência de calor e massa.
Processos Unitários: É uma etapa de produção de manufatureira na qual uma reação quimica ocorre, a oxidação de paraxileno a ácido teraftálico, na qual é um processo unitário.
3. Com suas palavras, explique e diferencie os processos unitários: Contínuo; Semi-contínuo e Descontínuo.
· Contínuo: O subtrato é adicionado continuamente de modo que a sua concentração fique constante.
· Semi – contínuo: É utilizado, em alguns casos, para controlar problemas da fermentação contínua.
· Descontínuo: o mosto é colocado de uma só vez com o inóculo. Atingindo o máximo de produção é finaizado o processo.
4. Um novo elemento químico está sendo estudado pela indústria farmacêutica para a síntese de novos compostos. Supondo que o elemento X descoberto apresenta “17 elétrons”, qual seria a sua distribuição eletrônica? Quantos elétrons estão disponíveis na sua camada de valência? É um elemento doador ou receptor de elétrons? 
Receptor, porque ele só distribui pra ele mesmo. 
5. Qual o NOx dos elementos químicos envolvidos na reação. Identifique o agente oxidante e o agente redutor, explicando de forma narrativa o que ocorre com cada um deles.
· Fe (s) + 3 O2 (g) → 2 Fe2O3 (s)
oxidação porque ele perdeu elétrons.
· Fe2O3 (s) + 3 CO (g) → 2 Fe (aq) + 3 CO2 (g)
+3 -2 +2 – 2 0 +4 - 2
Ele sofreu uma redução, porque ele recebeu elétrons, no qual possui carga negativa, ou seja o nox de carbono aumentou de +2 para +4.
6. Descubra o NOx de cada elemento químico e identifique as seguintes moléculas:
H2SO3, H2SO4, HClO3 e H3PO4
H2SO3: ácido sulfuroso= 2.1, nox: -3.2=0 , noxS =4
H2SO4: enxofre. Nox fixo: O = - 2 H+1, noxS = + 6
HClO3: Nox fixo: H = +1, O = - 2, CI = +5.
H3PO4: fósforo. Nox fixo: H = +1, O = -2, NoxP = 5.
7. Desafio: O tungstênio usado nas lâmpadas de filamento (lâmpadas comuns) pode ser preparado pela redução do óxido de tungstênio (VI) com hidrogênio a 1200 ºC. Qual o NOx dos elementos químicos envolvidos na reação. Identifique o agente oxidante e o agente redutor.
WO3 (s) + 3 H2 (g) → W (s) + 3 H2O (g)
 +6 0 0 +1 
 Nox de tungstênio passa de 6 pra 0. 
 Oxidação.
8. Abaixo está representada a oxidação de um hidrocarboneto à uma molécula contendo um grupo ácido carboxílico. Construa o processo inverso de redução molecular do ácido carboxílico ao hidrocarboneto.
9. Atualmente, nas farmácias comunitárias do Brasil existem diversos produtos contendo antioxidantes, como o ácido ascórbico. Além de ser um excelente conservante na farmacotécnica, a sua utilização terapêutica é sempre discutida e bastante controversa, principalmente em relação a concentração ingerida, os riscos e benefícios que a molécula pode trazer ao paciente. Explique, demonstrando cientificamente, a ação antioxidante no nosso organismo, como também as aplicações técnicas, farmacológicas e terapêuticas, incluindo os riscos e benefícios.
 É uma molécula capaz de inibir a oxidação de outras moléculas, que transfere elétrons e hidrogênio de uma substância para um agente oxidante. As reações podem produzir radicais livres, porém esses radicais podem danificar ou causar morte celular.
10. O produtor francês de açúcar e etanol Cristal Union deixará de fabricar biocombustível em uma de suas unidades para passar a produzir álcool, à medida que a demanda por desinfetantes aumenta em todo o mundo na tentativa de conter o coronavírus. Explique com as suas palavras o que será modificado na plataforma de produção. Há diferenças entre o álcool etílico utilizado nos higienizadores e no combustível?
O alcóol a 70% é o indicado para a higienização devido a boa absorção pela membrana da pele, em controvérsia, o alcóol de combustível ele não é um produto desinfectante e pode ocasionar toxicidade. 
11. Leitura e resumo do artigo:
a. A importância da síntese de Fármacos (MENEGATTI et al., 2001 - Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola)
 A síntese de fármacos é um importante capítulo da química orgânica, uma vez que permite a construção de moléculas, em seus diversos níveis de complexidade. Esse desdobramento da síntese orgânica, apresenta características particulares, pois além de racionalizar uma seqüência de etapas sintéticas visando obter os melhores rendimentos possíveis, é necessário também dispensar atenção ao grau de pureza e à escala da reação. Quando consideramos que os fármacos são produtos de um processo sintético de múltiplas etapas, podemos concluir que a pureza do produto final está diretamente relacionada à metodologia sintética empregada e à pureza dos intermediários e matériasprimas envolvidas na síntese. 
 Os fármacos de origem sintética podem ser obtidos em dois tipos de escala. A primeira, de bancada, é aquela empregada na definição da rota sintética, para se ter acesso ao composto planejado, em pequenas quantidades, mas suficientes para investigar o seu perfil farmacológico. A segunda, semi-industrial, é uma adaptação da primeira rota sintética visando a obtenção do fármaco em maior escala.
 A síntese de fármacos pode ser considerada uma aplicação nobre da química orgânica sintética, por permitir o acesso a substâncias terapeuticamente úteis, com níveis de complexidade variáveis. Sua aplicação na busca de novos protótipos de fármacos representa uma grande parcela dos medicamentos disponíveis para uso clínicoe movimenta cifras elevadas dentro do mercado mundial.

Outros materiais