Buscar

AULA 7 BIOENERGÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AULA 7 BIOENERGÉTICA
Gabarito sugerido
Nas vias metabólicas, as reações endodérmicas estão acopladas a outras reações que fornecem energia (exotérmicas) ou a quebra de moléculas de ATP, que fornecem energia ao sistema e impulsionando as reações termodinamicamente desfavoráveis.
A resposta correta é a alternativa A. A respiração celular ocorre em presença de O2, engloba o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa, com produção de CO2, água e ATP.
Gabarito sugerido
No tecido hepático encontramos a enzima glicose-6-fosfatase que defosforila a molécula de glicose (retira o grupo fosfato) e, portanto, a molécula de glicose pode atravessar a membrana pelo transportador GLUT2, repondo a glicemia. O músculo esquelético não possui essa enzima, portanto a glicose será utilizada na via glicolítica no próprio tecido para obtenção de energia, já que fosforilada não consegue ser transportada pela membrana.
Explicação:
A gliconeogênese é uma via anabólica para produção de glicose a partir de precursores não glicídicos, como lactato, glicerol, piruvato. Como é uma via anabólica há consumo de ATP.
Explicação:
Pode-se considerar a respiração aeróbica um processo realizado em três etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. Nos eucariontes, a glicólise ocorre no citosol, e o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória nas mitocôndrias, respectivamente na matriz mitocondrial e nas cristas mitocondriais. Nas transferências de hidrogênio ao longo da cadeia respiratória, há liberação de elétrons excitados que são capturados pelos transportadores de elétrons, exemplo dos citocromos, e parte da energia é utilizada na fosforilação oxidativa. O aceptor final dos hidrogênios na cadeia respiratória é o oxigênio.  A maior parte da energia da respiração celular está conservada nas coenzimas reduzidas NADH e FADH2 que devem ser reoxidadas.
O ciclo de Krebs é uma via metabólica também é conhecida como Ciclo dos ácidos tricarboxílicos ou ciclo do ácido cítrico. É uma via cíclica de oxidação total da glicose a CO2 e H2O, com liberação de energia. Essa rota só ocorre em condições aeróbicas e está localizada na matriz mitocondrial.
Em cada volta do ciclo são produzidas duas moléculas de CO2, três moléculas de NADH, uma molécula de GTP e uma molécula de FADH2.
Justificativa: As afirmações I e II são falsas, pois as reações de conversão de ATP em Pi e ADP são exergônicas e de DG negativo e as reações de fermentação se dão em condições de ausência de oxigênio.
I. A glicólise é o primeiro passo no processo de oxidação da glicose em meio aeróbico.
II. O piruvato produzido na glicólise é oxidado a acetil-Co-A, que por sua vez é totalmente oxidada no Ciclo de Krebs.

Outros materiais