A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
prova tec de medição

Pré-visualização | Página 1 de 2

1 – Em dias de concretagem, três máquinas betoneiras são ligadas individualmente e separadas em pontos diferentes. Os níveis de pressão sonora, obtidos através de um dosímetro, para cada funcionário que opera a betoneira A, B e C são demonstrados no quadro em anexo. De acordo com o Anexo 1 da NR15, referente aos limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente, descontando-se as pausas durante o ciclo de trabalho, conclui-se que os operadores das betoneiras A, B e C estão submetidos a valores de doses de ruído. Com base neste contexto e quanto aos níveis de pressão sonora a que os trabalhadores estão expostos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
	Betoneira 
	Tarefa
	Tempo total de exposição do func. diário (min)
	Nível de pressão sonora dB(A)
	Tempo de exposição permitida NR15 anexo 1 (horas)
	A 
	Mistura
	360 min
	88
	5
	B 
	Descarregamento
	400 min
	87
	6
	C 
	Enchimento
	330 min
	87
	6
 
(    ) Aceitáveis para duas máquinas e não aceitável para uma máquina. Não é necessária a utilização de protetores auriculares, ação preventiva contra o ruído.  
(    ) Aceitáveis para as três máquinas, não sendo necessária a utilização de protetores auriculares, nem ação preventiva contra o ruído.
(    ) Não aceitáveis para duas máquinas e aceitável para uma máquina. É necessária a utilização de protetores auriculares, bem como ação preventiva contra o ruído.
(    ) Não aceitáveis para as três máquinas. É necessária a utilização de protetores auriculares, bem como ação preventiva contra o ruído.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr15.htm. Acesso em: 19 mar. 2020.
	
	
	a) F - V - F - F.
	
	b) V - F - F - F.
	
	
	
	c) V - V - F - V.
	
	d) F - F - V - F.
	 
	 
	2.
	As radiações são formas de energia que se transmitem por ondas eletromagnéticas. A absorção das radiações pelo organismo é responsável pelo aparecimento de diversas lesões. Quais os grupos de radiações encontradas nos ambientes de trabalho que são passíveis de avaliação e de interesse para a higiene do trabalho?
FONTE: Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/riscos_fisicos.html>. Acesso em: 2 ago. 2016.
	
	a) Infravermelho e Raio X, somente.
	
	b) Ondas de micro-ondas e ultrassom, somente.
	
	c) Radiações ionizantes e não ionizantes.
	
	d) Radiação ultravioleta e radiações ionizantes, somente.
	
	
	3.
	O forno de micro-ondas é um dos utensílios domésticos mais utilizados atualmente. Ele aquece os alimentos porque nas moléculas de água presentes nas comidas tem o positivo e o negativo, as micro-ondas fazem com que a molécula fique rotacionando. Desse modo, essa molécula de água vibrando produz calor e aquece o alimento. Contudo, seu uso gera muitas dúvidas e até mesmo alguns mitos. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/18673-respostas-para-7-duvidas-sobre-o-forno-de-micro-ondas. Acesso em: 22 out. 2018.
	
	a) A banda de micro-ondas é considerada a partir de 300 Mega Hertz - MHz - e vai até os 245 Giga Hertz - GHz -, que é o limiar do espectro de luz, o início do infravermelho.
	
	b) A banda de micro-ondas é considerada a partir de 300 Mega Hertz - MHz - e vai até os 300 Giga Hertz - GHz -, que é o limiar do espectro de luz, o início do infravermelho.
	
	c) A banda de microondas é considerada a partir de 300 Hertz - Hz - e vai até os 300 Mega Hertz - MHz -, que é o limiar do espectro de luz, o início do infravermelho.
	
	d) A banda de microondas é considerada a partir de 300 Hertz - Hz - e vai até os 300 Giga Hertz - GHz -, que é o limiar do espectro de luz, o início do infravermelho.
	4.
	Radiação é um fenômeno natural que pode ocorrer de muitas formas. Dependendo da quantidade de energia, uma radiação pode ser classificada como ionizante ou não ionizante. As radiações não ionizantes são as que não produzem ionizações, ou seja, não possuem energia suficiente para arrancar elétrons dos átomos do meio por onde está se deslocando, mas tem o poder de quebrar moléculas e ligações químicas. Já as radiações ionizantes possuem energia suficiente para ionizar átomos e moléculas, ou seja, podem alterar o estado físico de um átomo e causar a perda de elétrons, tornando-os eletricamente carregados. O monitoramento das radiações ionizantes e não ionizantes normalmente envolve a colocação de dispositivos de monitoramento de radiação em vários locais, ou pessoas, ambiente que está sendo avaliado, em que o objetivo é estimar a dose recebida pelo trabalhador durante as suas atividades envolvendo radiação ionizante. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As doses equivalentes são obtidas com o uso de dosímetros que são colocados em uma posição que forneça uma medida representativa da exposição nas partes do corpo exposto à radiação.
II- As radiações podem danificar as células e modificar o material genético (DNA), causando doenças graves.
III- A avaliação no Brasil requer o atendimento claro à norma NHO 05 da Fundacentro, aos procedimentos da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN - e, também, às diretrizes estabelecidas pela Vigilância Sanitária.
IV- Se o trabalhador estiver exposto a diferentes tipos de radiação, faz-se necessária a utilização de diferentes dosímetros, monitorando inclusive a radiação externa; a contaminação interna; a área; e posteriormente comparando os resultados aos limites.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	
	b) Somente a sentença III está correta.
	
	c) Somente a sentença I está correta.
	
	d) Somente a sentença II está correta.
	5.
	Os efeitos da vibração são complexos e difíceis de medir, sendo obtidos por experimentos com animais e aplicados ao homem como extensão. Em consideração à resposta do homem para vibrações e choques, é necessário levar em conta, porém, efeitos mecânicos e psicológicos. Sobre a vibração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No processo de avaliação do agente vibração, deve-se levar em conta os eixos X, Y e Z, pois é uma grandeza vetorial (apresenta magnitude e direção).
(    ) Na avaliação da vibração, as direções (X, Y e Z) não precisam observar o tipo do equipamento, nem o tipo de pegada, sendo considerado a posição do sensor quanto à superfície (chão) em que se encontra o trabalhador.
(    ) O agente vibração pode ser de corpo inteiro e localizada (mãos e braços), e a NR 15 no seu Anexo 8 fornece os limites de exposição.
(    ) A vibração, como o ruído, apresenta deslocamento oscilatório, sendo mensurada a aceleração, que pode ser considerada em dB ou m/s².
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <wwwp.feb.unesp.br/jcandido/vib/Apostila.doc>. Acesso em: 4 ago. 2016.
	
	a) F - V - F - V.
	
	b) F - V - V - F.
	
	c) V - F - V - V.
	
	d) F - V - V - V.
	
	
	6.
	As radiações não ionizantes são radiações que não são capazes de arrancar elétrons dos átomos, ou seja, não produzem ionização, pois não têm energia suficiente para isso, entretanto, causam danos irreversíveis à saúde, segundo diversos grupos de pesquisadores ao redor do mundo. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os estudos sobre problemas de saúde relacionados à radiação não ionizante ainda são muito superficiais e teóricos, porém há demonstrações de que as microondas podem causar, além de queimaduras, danos ao sistema reprodutor (nas células de Sertoli).
II- Há estudos sobre problemas causados por radiações emitidas por celulares e radiofrequências.
III- O grupo de radiações infravermelhas é também estudada juntamente com o calor, em que a carga radiante é medida pelo termômetro de globo no índice de IBUTG. Esta radiação é pouco penetrante no corpo humano e os efeitos dela são, praticamente, superficiais.
IV- O grupo das radiofrequências e micro-ondas produzem efeitos adversos à saúde de predomínio térmico, onde uma frequência

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.