A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Caso clinico Estágio III

Pré-visualização | Página 1 de 1

Estudo Dirigido 
Caso clinico Estágio III 
Monitora: LUCIVANDA BARBOSA 
 
Paciente GMD, 34 anos, compareceu ao consultório no final de 2019, com algumas queixas estéticas, relacionadas a restaurações antigas de amálgama. Na ocasião, as restaurações foram avaliadas e substituídas por Resina Composta. Hoje, o mesmo paciente ligou, queixando-se de uma dor muito forte, que não o deixou dormir durante o final de semana, na região inferior esquerda (primeiro pré-molar). Conforme o paciente, a dor era pulsátil, respondendo de maneira dolorosa ao frio e ao calor e demorando a passar. 
Diante do caso relatado, responda aos seguintes questionamentos com base na Literatura (devidamente referenciadas). 
a. Sugira, um protocolo a ser enviado por mensagem ao paciente, explicando e orientando as medidas de prevenção, controle e proteção tomadas na sua clínica ou consultório. 
 
b. Qual a sua conduta, caso o paciente relate que conviveu com uma pessoa que testou positivo ao CoronaVírus nos últimos 5 dias? 
 
c. Descreva a sequência de paramentação (enumerada) e o desenho correspondendo à paramentação final para o atendimento de urgência, bem como o de sua auxiliar. 
 
d. Quais procedimentos podem ser adotados, para a proteção do seu paciente, no momento que ele irá se sentar na sua cadeira odontológica? 
 
f. Em relação ao procedimento de urgência, e os sintomas relatados pelo paciente, sugira exames clínicos e complementares que irão lhe auxiliar a chegar na hipótese diagnóstica. 
 
g. Frente aos seus achados clínicos, qual a sua hipótese de diagnóstico e sua conduta de atendimento, sendo considerada somente a urgência do paciente. 
 
h. Sugira 2 substâncias a serem utilizadas para o processo de desinfecção das bancadas e cadeira odontológica, que tenham embasamento científico para tal.