Buscar

APS REPRODUÇAO ASSISTIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APS: Reprodução Assistida
 A endometriose é uma afecção comum durante o período de vida reprodutiva da mulher. Como pode ser caracterizada do ponto de vista fisiopatológico?
 
 R: A presença de focos endometriais ectópicos está associada a alterações anatômicas, endócrinas, imunológicas e inflamatórias no peritônio pélvico, o que causa liberação de prostaglandinas e possibilita o aparecimento de processo aderencial com diferentes graus de distorções anatômicas. Trata-se de uma condição que requer a presença de hormônios ovarianos para sua manutenção. Assim, a presença de tais focos pode causar o binômio dor e infertilidade nas portadoras da doença.
Quais são os principais tratamentos da infertilidade associada à endometriose?
 
 R: O tratamento da infertilidade relacionado à endometriose depende de alguns questões, por exemplo, idade da paciente, grau de severidade da doença, tempo de infertilidade e entre outros. Tendo como exemplo, temos o Tratamento Expectante, onde o recurso terapêutico só é possível caso o paciente seja jovem e o tempo de infertilidade for pequeno.
Outro tipo, é o tratamento clínico, onde a junção de medicamentos e esquemas terapêuticos criam um ambiente hipoestrogênico, partindo do fato que o tecido endometrial é dependente de estrogênio, que leva a interrupção do ciclo de estimulação, tornando possível a regressão dos implantes endometriais. Até o atual momento, não se comprova que apenas o uso de terapia hormonal para a endometriose relacionado a infertilidade seja eficaz. Esse método é geralmente utilizado antes de começar o tratamento pelas técnicas de reprodução assistida, em casos de endometriose severa.
Além disso, existe a cirugia laparoscópica e é considerada padrão-ouro no tratamento de infertilidade associada à endometriose. A cirurgia consiste em eletro-cauterização ou destruição a laser dos implantes endometrióticos e adesiólise e é realizada principalmente para remover completamente todos os implantes endometriais e aderências dos órgãos envolvidos e restabelecer a anatomia normal da pelve. 
Reprodução assistida é uma modalidade de tratamento da infertilidade associada a endometriose. Em que consiste a Reprodução Assistida, na abordagem do artigo apresentado para leitura.
 R: Consiste na realização de hiperestimulação controlada com citrato de clomifeno ou gonadotrofinas associada à inseminação intrauterina melhorando a fertilidade em pacientes com endometriose mínima e leve. Todavia, essa conduta só poderá ser adotada excluindo fator masculino, idade da paciente (>35 anos), falhas de tentativas prévias, ressaltando-se as taxas esperadas de fecundidade por ciclos.

Outros materiais