Buscar

Sistema reprodutor masculino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
O sistema reprodutor masculino faz parte de um sistema chamado sistema urogenital. O sistema urogenital, por sua vez, é constituído pelos sistemas urinário e reprodutor, os quais se fundem (partilham alguns ductos comuns como a uretra) no sexo masculino. Os órgãos sexuais masculinos compreendem um arranjo complexo de órgãos genitais internos e externos. Sua função está relacionada com a reprodução e o prazer sexual.
· ÓRGÃOS GENITAIS EXTERNOS: Uretra distal, escroto e pênis.
> Pênis: O pênis é o órgão copulatório masculino. Sua função é fornecer uma via de saída para o fluido seminal e a urina, uma vez que comporta a uretra. 
	É dividido em três partes: raiz, corpo e glande. A raiz é encontrada na bolsa perineal superficial, fixando o pênis ao períneo. O corpo do pênis é constituído por três tecidos eréteis: um único corpo esponjoso e um par de corpos cavernosos. A glande é a porção mais distal do corpo esponjoso. Uma duplicidade de pele chamada de prepúcio envolve a glande e a protege. A ponta da glande não é envolvida pelo prepúcio e apresenta o orifício externo da uretra. 
> Escroto: O escroto é uma bolsa cutânea que contém os testículos e partes inferiores do funículo espermático. Essa estrutura permite que os testículos fiquem posicionados fora do corpo. A principal função do escroto é manter uma temperatura adequada para os testículos produzirem espermatozoides. 
· ÓRGÃOS GENITAIS INTERNOS: Testículos, epidídimos, ducto deferente, ductos ejaculatórios, vesículas seminais, próstata e glândulas bulbouretrais
> Testículos: Os testículos são um par de órgãos de formato ovalado encontrados no escroto, ou bolsa escrotal. Sua função é produzir espermatozóides e o hormônio testosterona. Os espermatozoides saem dos testículos através do epidídimo e sua continuação, o ducto deferente (canal deferente). O ducto deferente deixa o escroto pelo funículo espermático.
> Epidídimo: O epidídimo é um tubo único e firme, com cerca de 7 metros de comprimento, altamente enrolado e unido por tecido fibroso.está localizado na superfície posterior do testículo. O epidídimo funciona como um local de maturação e armazenamento dos espermatozóides. Entre o epidídimo e o testículo, há uma fenda estreita, o seio do epidídimo. Este seio encontra-se dentro da túnica vaginal. O epidídimo pode ser dividido em três partes. São elas a cabeça, o corpo e a cauda. Os ductos deferentes são contínuos com a cauda do epidídimo.
> Ductos Deferentes: Os ductos deferentes são uma continuação do ducto do epidídimo. Eles têm uma parede muscular relativamente espessa e um lúmen pequeno. Eles formam o componente principal do cordão espermático. Os ductos deferentes correm mais para cima e aumentam para formar a ampola dos ductos deferentes antes de terminarem unindo-se ao ducto da glândula seminal para formar o ducto ejaculatório.
> Vesículas Seminais: são estruturas alongadas com aproximadamente 5cm de comprimento e localizam-se entre o fundo da bexiga e o reto. Estas glândulas têm uma posição oblíqua superior à próstata e não armazenam esperma, em vez disso, secretam um fluido alcalino espesso com frutose (a fonte de energia do esperma) e um agente de coagulação que se misturam com o esperma à medida que este passa nos ductos ejaculatórios e na uretra. O ducto da glândula seminal une-se aos ductos deferentes para formar o ducto ejaculatório.
> Ductos ejaculatórios: Estas estruturas são tubos delgados formados pela união dos ductos do ducto deferente e da vesícula seminal. Os ductos ejaculatórios têm cerca de 2.5cm de comprimento e formam-se perto do colo da bexiga. Durante o seu trajeto, os ductos perfuram a próstata e esvaziam-se na parte da uretra que atravessa a glândula prostática. 
> Próstata: A próstata é uma glândula única do sistema reprodutor masculino. É encontrada inferiormente à bexiga e é atravessada pela uretra. A função da próstata é produzir um fluido que é secretado na uretra durante a ejaculação, função esta que é auxiliada pelas outras glândulas reprodutivas acessórias, isto é, a vesícula seminal e a glândula bulbouretral. As secreções das glândulas acessórias do aparelho reprodutor masculino fluem para a parte prostática da uretra através do ducto ejaculatório. Juntamente com os espermatozóides, elas formam o sêmen. A próstata pode ser dividida de duas formas: em zonas ou em lobos.

Outros materiais