A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
ANTROPOLOGIA SOCIAL

Pré-visualização | Página 1 de 3

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	Juliana Silva Moura Costa (3033088)
	
	Disciplina:
	Antropologia Social e Cultural (PSI24)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:661381) ( peso.:3,00)
	Prova:
	31818039
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Desde o surgimento da Antropologia, vem sendo construído um considerável acervo de conhecimentos sobre a espécie humana. Isso porque a Antropologia é uma disciplina dinâmica. Os temas e as formas que foram abordados em sua fase clássica, no século XIX, diferem de muitas maneiras da antropologia praticada hoje. Sobre a Antropologia do século XIX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Atentou-se para o estudo de grupos e sociedades arcaicas em territórios coloniais, com destaque para os sistemas de parentesco, de religião e das instituições.
(    ) Procurou determinar padrões e comportamentos culturais, identificando regularidades e temperamentos que condicionavam os papéis sociais dos indivíduos pesquisados.
(    ) A Antropologia do século XIX era feita primeiramente a partir de espaços fechados, sem contato direto com os povos, os costumes e as instituições pesquisadas.
(    ) A Antropologia do século XIX tinha como foco de ação a atitude estruturalista, resultando na investigação sobre a linguagem e na classificação das estruturas sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	2.
	A noção de cultura tornou-se central para a disciplina antropológica. Foi com o evolucionista Edward Tylor que se elaborou uma primeira concepção de cultura. Todavia, tal conceito sofreu críticas e recebeu contribuições. Uma delas foi do antropólogo Franz Boas. Sobre o entendimento de Boas sobre cultura, analise as afirmativas a seguir:
I- Em sua crítica ao evolucionismo, Franz Boas desenvolveu uma noção de cultura baseada nas explicações e nas análises do particularismo histórico.
II- Com a explicação cultural desenvolvida por Franz Boas, iniciou-se as críticas ao modelo de cultura, com base no evolucionismo.
III- Para Boas, a cultura é um complexo que inclui conhecimentos, crenças, artes, moral, leis e que são adquiridos através da evolução das espécies.
IV- Franz Boas discutiu a noção de cultura a partir da distinção entre o instinto animal e a transmissão cultural entre as sociedades, tendo como base a reflexão das necessidades orgânicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	3.
	A Antropologia é uma ciência que se distingue das outras ciências humanas porque utiliza uma metodologia de pesquisa bastante singular. Refere-se à maneira como o antropólogo se aproxima de seu objeto de estudo, que ocorre por meio do trabalho de campo. Com base no conceito de trabalho de campo, analise as afirmativas a seguir:
I- O trabalho de campo se refere à atividade do antropólogo, realizado durante a pesquisa, no seu gabinete de trabalho.
II- O trabalho de campo consiste especificamente na sistematização dos dados coletados nas entrevistas com os informantes.
III- O trabalho de campo é uma atividade antropológica considerada uma verdadeira iniciação do profissional.
IV- O trabalho de campo refere-se ao contato prolongado e sistemático do antropólogo com a comunidade pesquisada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	4.
	Os conhecimentos antropológicos podem contribuir para um ambiente escolar caracterizado mais compreensivo e relativista, focando na resolução de problemas que podem ser encontrados na escola, como o racismo. Apesar de ser um tema polêmico, o racismo é um sério problema brasileiro. Ele é percebido no cotidiano e medido por estudos, pesquisas e investigações que apontam para importantes divisões da sociedade brasileira com foco na raça. Com relação ao conceito de racismo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O racismo é um conceito que indica a distância social, econômica e política entre os sexos, ressaltando as inúmeras e profundas desigualdades e exclusões que são resultantes dessa oposição binária.
	 b)
	O racismo é um conceito relacional, cujas características mudam ao longo do tempo, visando separar grupos humanos com base na sua origem, ascendência hereditária, reduzindo a cultura da biologia.
	 c)
	O racismo é um conceito ligado apenas à questão da biologia, sendo resultado de um olhar negativo e determinista com base em aspectos fenotípicos, como a cor da pele e outras características indicadas no corpo.
	 d)
	O racismo é um conceito que nos indica uma ideologia segundo a qual as sociedades são percebidas em termos de evolução, isto é, da mais primitiva à moderna, sendo a europeia a mais evoluída.
	5.
	O termo multiculturalismo refere-se a uma tomada de posição com relação à diversidade cultural, ou seja, refere-se a uma posição assumida sobre as relações entre as diferentes culturas. Sobre o conceito de multiculturalismo, analise as sentenças a seguir:
I- O multiculturalismo representa ao mesmo tempo uma posição política de defesa aos direitos e respeito à diversidade humana.
II- O multiculturalismo representa apenas um campo de estudos sobre a defesa da diversidade cultural.
III- O multiculturalismo assegura os direitos sociais das chamadas minorias ou grupos, através de políticas públicas de ações afirmativas.
IV- O multiculturalismo é um movimento social que luta exclusivamente pelos direitos da população negra, nos diferentes países em que houver esta demanda social.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	6.
	Em razão de uma incompreensão acerca do conceito antropológico de cultura, alguns setores da sociedade têm reagido muito fortemente àa discussão no ambiente escolar da questão de gênero. Alguns estados brasileiros chegaram a proibir a menção desse assunto nas escolas públicas. Isso coloca um problema para os educadores que debatem quais seriam as maneiras apropriadas de esclarecer a população sobre o tema. Com relação à visão da antropologia sobre "gênero", classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Gênero refere-se à classificação cultural entre masculino/feminino.
(    ) Os atributos de gênero são invariáveis temporal e espacialmente.
(    ) O gênero é socioculturalmente construído e varia em cada sociedade.
(    ) O sexo sempre define o gênero com o qual a pessoa se identifica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	7.
	O trabalho antropológico demanda uma série de instrumentos metodológicos e de pesquisa. São responsáveis por dar o caráter de "ciência". No entanto, o exercício da investigação na Antropologia demanda, também, aberturas éticas voltadas à compreensão ampliada da diferença e diversidade. Podem ser citados os exercícios de estranhamento e distanciamento. Sobre eles, analise as sentenças a seguir:
I- Tanto o distanciamento quanto o estranhamento referem-se a atitudes do pesquisador quando em campo, quando deve esquecer tudo que aprendeu nos seus estudos na graduação, descobrindo novos métodos.
II- Tanto o distanciamento quanto o estranhamento referem-se à necessidade de ir a campo com recursos simples de trabalho, como o diário de campo, deixando de lado objetos como celular

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.