A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial
1 Um sistema distribuído pode ser definido como um conjunto de processadores pouco acoplados, interligados por uma rede de comunicação de dados. Os sistemas devem possuir algumas características ou requisitos para garantir bons resultados e confiança na utilização. Com base nos requisitos de uma rede para garantir um bom suporte aos sistemas distribuídos, analise as sentenças a seguir:
I- O desempenho de uma rede está relacionado à latência e à taxa de transferência dos dados entre os computadores.
II- A segurança de uma rede para sistemas distribuídos não está relacionada à privacidade e integridade dos recursos que compõem os sistemas.
III- A escalabilidade de uma rede deve ser alta para os sistemas distribuídos, porque ela define se a rede poderá suportar o crescimento necessário para atender aos sistemas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença III está correta.
B) As sentenças I e III estão corretas.
C) As sentenças I e II estão corretas.
D) As sentenças II e III estão corretas
2 Uma das principais características dos sistemas distribuídos é o atendimento a um grande grupo de usuários dispersos ou não geograficamente, e especialmente com eficiência e segurança. A escalabilidade é um dos principais objetivos para os projetistas e desenvolvedores de sistemas distribuídos. Nesse contexto, considerando os desafios relacionados à escalabilidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Devem ser aceitáveis os custos dos recursos físicos para o atendimento das novas solicitações.
( ) Algoritmos descentralizados devem ser utilizados para que não aconteçam gargalos de desempenho no sistema.
( ) As necessidades do sistema não necessitam de previsão porque os recursos de software não se esgotam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - F.
B) V - F - F.
C) F - F - V.
D) F - V - V.
3 Os sistemas distribuídos funcionam sobre uma infraestrutura muito importante, chamada de rede de computadores. As redes são importantes porque é através de sua infraestrutura, organização e implementação de seus protocolos, que se torna viável a comunicação entre os processos nos sistemas distribuídos. Existem vários tipos de redes de computadores, sendo uma delas a rede WAN. O que é uma rede WAN?
A) WAN é uma rede metropolitana que permite a comunicação entre dispositivos que estão localizados dentro de uma mesma cidade, com alta velocidade.
B) WAN é uma rede de longa distância em fio (Wireless), para comunicações entre dispositivos como celulares por exemplo.
C) WAN é uma rede local wireless para comunicação sem fio entre dispositivos que estão dentro de uma área pequena de abrangência.
D) WAN é uma rede de longa distância que permite a comunicação entre dispositivos que estão em cidades, países e até continentes diferentes.
4 Os sistemas distribuídos possuem vários elementos, os quais são organizados e possuem a capacidade de processamento através de dispositivos inteligentes. Os elementos podem ser organizados de forma funcional e geográfica, possuindo capacidade de cooperação de trabalho e atendimento às necessidades do usuário. A comunicação entre os elementos dos sistemas distribuídos é realizada através de:
Certa 
A) Dispositivos computacionais móveis e processadores computacionais estacionários sem fio.
B) Dispositivos de leitura e armazenamento de informações, locais ou de longa distância.
C) Redes de comunicação de dados, locais ou de longa distância, com ou sem fio.
D) Equipamentos lógicos e físicos que não estão interconectados porque tem processamento próprio.
5 Os computadores modernos são constituídos de processadores, memórias, discos, dispositivos apontadores como mouse, interfaces de rede, impressoras e uma ampla variedade de outros dispositivos, cabendo ao sistema operacional fornecer uma alocação ordenada e controlada destes. Acerca do "gerenciamento de recursos", também chamado "facilidade de acesso aos recursos", realizado pelo sistema operacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Certa 
( f ) Tanto uma impressora como uma unidade de disco podem ser acessados de forma simultânea, cabendo ao sistema operacional o seu gerenciamento.
(v ) Quando um computador ou uma rede tem múltiplos usuários, a necessidade de gerenciar e proteger a memória, dispositivos de entrada e saída e outros recursos é muito maior.
(f ) O sistema operacional não precisa manter o controle sobre quem está usando determinado recurso, nem garantir distribuição eficiente dos recursos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - V.
B) V - V - F.
C) F - V - F.
D) V - F - F.
6 O modelo de arquitetura de um sistema distribuído visa estabelecer a forma pela qual os componentes dos sistemas interagem e a maneira pela qual eles são mapeados em uma rede de computadores. Objetiva garantir que sua estrutura atenda às demandas atuais e provavelmente futuras. Com relação aos sistemas distribuídos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 ( v ) A arquitetura distribuída baseada em código móvel possibilita que um código seja enviado de um computador para outro e seja executado no destino.
( f ) Os agentes móveis possuem a mesma funcionalidade do código móvel, mas com a vantagem de não oferecer riscos à segurança do sistema.
(v ) A arquitetura, ou padrão, chamada cliente magro utiliza um dispositivo conhecido como thin client, o qual se conecta a um servidor de aplicações que realiza as tarefas mais relevantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - F.
B) V - F - V.
C) F - F - V.
D) V - V - F.
7 Os equipamentos eletrônicos de computação passaram por grande desenvolvimento nas últimas décadas, tornando-se mais poderosos em relação às capacidades de processamento e de memória, e por outro lado, cada vez menores. Com a miniaturização dos equipamentos e a melhoria da comunicação em redes, principalmente redes sem fio, surgiram conceitos importantes como da computação móvel e da computação ubíqua. Além desses, ainda surge o conceito da computação pervasiva. Com relação a esses conceitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 ( ) A computação móvel é a viabilidade do ser humano se movimentar para locais distintos, a qualquer hora, levando consigo dispositivos que permitem a utilização de serviços computacionais.
( ) A computação ubíqua é responsável por integrar os dispositivos computacionais com o mundo físico, coordenando dispositivos inteligentes, móveis e estacionários, para prover os serviços aos usuários de forma transparente.
( ) A computação pervasiva se beneficia dos dois conceitos: computação móvel e computação ubíqua, porque requer a existência de vários dispositivos diferentes, com capacidade computacional e coordenados, destinados a realizar diferentes tarefas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - F.
B) V - V - F.
C) F - F - V.
D) V - F - F.
8 Os sistemas operacionais tiveram que acompanhar a evolução que aconteceu com os componentes de hardware utilizados nos computadores. Assim, vários sistemas operacionais existem hoje em dia e atendem às mais diferentes necessidades do mercado de TI. Existe uma classificação de sistemas, feita em sistemas operacionais fortemente acoplados e sistemas operacionais fracamente acoplados. Para os sistemas fracamente acoplados existe uma divisão em sistemas operacionais de rede e sistemas distribuídos. Considerando esse cenário, analise as sentenças a seguir:
I- A conexão entre os sistemas fracamente acoplados não existe, porque como o próprio nome já diz, esses sistemas não fazem nenhum tipo de comunicação entre si.
II- Uma das funções do sistema operacional de rede é permitir que um computador compartilhe seus recursos com os demais computadores da rede, por exemplo, uma impressora.
III- Os sistemas fortemente acoplados são caracterizados por possuírem vários processadores,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.