A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
52 pág.
Apol's - ESTUDO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Pré-visualização | Página 1 de 7

APOL Objetiva 1 (Regular) - Estudo das relações étnico-raciais
	Questão 1/10 - Estudo das relações étnico-raciais
	Considere o extrato de texto:
	A visão estereotipada de que o índio é incapaz de conviver com a sociedade autodenominada civilizada fez com que se instaurasse um sistema paternalista de tutela [...]
	Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 24-25, 2015. p.24.
	Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil sobre proteção e abrigo, identifique a alternativa que aponta corretamente um órgão ligado às políticas indigenistas do Estado Brasileiro.
	( )
	A.
	Código Civil.
	( )
	B.
	Estatuto das Sociedades Indígenas.
	( )
	C.
	Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio.
	(X)
	D.
	Fundação Nacional do Índio.
	( )
	E.
	Órgão indigenista estatal.
	Questão 2/10 - Estudo das relações étnico-raciais
	Leia o fragmento de texto:
	“Segundo Munanga (2008), Freyre teve sua parcela de participação na construção da identidade negra brasileira ao mostrar que negros, índios e mestiços trazem contribuições positivas [...]".
	Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-58, 2015. p. 56.
	Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, Gilberto Freyre defendeu uma ideia de democracia peculiar. Assinale a alternativa que apresenta o nome dessa democracia.
	( )
	A.
	Democracia liberal.
	( )
	B.
	Democracia nacional.
	( )
	C.
	Democracia partidária.
	(X)
	D.
	Democracia racial.
	( )
	E.
	Democracia estatal.
	Questão 3/10 - Estudo das relações étnico-raciais
	Leia o fragmento de texto:
	"O interesse da igreja oficial de Portugal pelos indígenas não se resumia a instâncias meramente espirituais".
	Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 7-141, 2015. p. 22.
	Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, identifique e assinale corretamente a alternativa que aponta a verdadeira intenção da igreja em relação aos indígenas.
	( )
	A.
	Interesse pela mão de obra para colheita de uvas.
	( )
	B.
	Interesse pelo trabalho nas igrejas.
	( )
	C.
	Interesse pela mão de obra para as guerras.
	( )
	D.
	Interesse pelo trabalho nas casas dos padres.
	( )
	E.
	Interesse pela oração.
	Questão 4/10 - Estudo das relações étnico-raciais
	Considere o extrato de texto:
	“No plano religioso, os jesuítas constataram que os índios, habitantes da nova terra, não seguiam nenhuma religião conhecida à época, razão por que eram considerados um povo pagão”.
	Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 18-20, 2015. p.19.
	Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, sobre a guerra justa, identifique a alternativa que aponta um dos defensores desse método:
	(X)
	A.
	Santo Agostinho.
	( )
	B.
	São João Batista.
	( )
	C.
	Hugo Grotius.
	( )
	D.
	Frederick Russell.
	( )
	E.
	Papa João 23.
	Questão 5/10 - Estudo das relações étnico-raciais
	Considere o extrato de texto:
	"[...] o movimento indígena no Brasil defende uma autonomia com base na emancipação política, econômica e social em busca da superação da precariedade e da exploração a que foram submetidos os povos indígenas [...]".
	Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 24-28, 2015. p.28.
	Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que apresenta corretamente o sentido dessa autonomia.
	(X)
	A.
	Ser cidadão brasileiro, envolvido em todo o sistema político, econômico e social do país.
	( )
	B.
	Incentivar intensamente as uniões matrimoniais inter-raciais.
	( )
	C.
	Ser subcidadão, tutelado pelo Estado
	( )
	D.
	Enfrentar conflitos causados pela tentativa de utilização da mão de obra escrava.
	( )
	E.
	Preservar as ideias apoiadas pelos jesuítas com relação às missões cristãs.
Questão 6/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais
Considere o fragmento de texto:
“O racismo, segundo Hofbauer [...], deve ser encarado como um fenômeno ideológico que, como tal, é influenciado por representações simbólicas e por crenças [...]”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-58, 2015. p. 57.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, que ideia impediu, na década de 1970, combater o racismo? Assinale a alternativa correta.
	A	Democracia liberal
	B	Democracia racial.
	C	Anarcossindicalismo
	D	Socialismo.
	E	Feminismo.
Questão 7/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais
Leia o fragmento de texto:
“Os índios estão mais do que nunca vivos: para lembrar e viver a memória histórica e, mais do que isso, para resgatar e dar continuidade aos seus projetos coletivos de vida, orientados pelos conhecimentos e pelos valores herdados dos seus ancestrais, expressos vividos por meio de rituais e crenças”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 20-23, 2015. p.23.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, identifique a alternativa que aponta corretamente o espaço onde os indígenas podem vivenciarem e transmitirem seus valores culturais e exercerem suas lideranças.
	A	Cidades.
	B	Igreja.
	C	Território.
	D	Escolas.
	E	Funai.
Questão 8/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais
Leia o fragmento de texto:
"Em 1936, quando era incipiente a proposta de a organização se transformar em partido político, veio o golpe do Estado Novo (1937), [...]". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 7-141, 2015. p. 61.
Considerando o fragmento do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, identifique e assinale corretamente a alternativa que apresenta um efeito político do Estado Novo. 
	A	O desenvolvimento da democracia.
	B	O exercício da cidadania.
	C	A abertura política.
	D	O fim do ”milagre econômico”.
	E	A proibição de atividade de qualquer organização política.
Questão 9/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais