Buscar

ATVD1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade 1 de Processos Biológicos
O nosso corpo é formado por diversas moléculas orgânicas tais como Carboidratos, Proteínas, lipídeos; assim como as moléculas inorgânicas como Água e Sais Minerais. 
· MOLÉCULAS ORGÂNICAS: 
1. CARBOIDRATOS: são polímeros formados por figuras repetitivas chamadas de monômeros. Sua principal função é a reserva de energia do organismo e das células, a glicose, assim como tem a função estrutural. Possuem um sabor doce, na maioria das vezes, alguns apresentam características hidrofílicas e outros, hidrofóbicas. 
Os Glicídios são formados pela celulose, ribose e quitina (utilizada no revestimento da parede celular). Eles apresentam algumas divisões de acordo com sua formação: 
• Monossacarídeos (CH2O)n: glicose, frutose, galactose, etc.
• Dissacarídeos: união entre 2 monossacarídeos. Exemplo: sacarose = frutose + glicose	
• Polissacarídeos: amido, glicogênio, celulose.
2. PROTEÍNAS: são formados por monômeros de aminoácidos, a partir de 20 destes você já tem a formação de uma proteína. Cada aminoácido apresenta, cada um, um grupo amino, uma carboxila, um hidrogênio e um radical ligado a um átomo de carbono central. Como as proteínas são filamentosas, os aminoácidos se ligam através de ligações peptídicas, podendo formar cadeias de acordo com a condensação dessa proteína. As principais funções são estruturais (quitina, actina e miosina, colágeno, albumina), energética (vitelo), hormonal (insulina), enzimática (catalisador) e defesa (anticorpos). 
E podem possuir quatro estruturas:
1.Estrutura primária: sequência de aminoácidos importante para a função que a proteína irá desempenhar 
2. Estrutura secundária: exibe formato helicoidal, devido a atrações fracas (pontes de hidrogênio) entre átomos de aminoácidos
3. Estrutura terciária: radicais de aminoácidos da estrutura secundária
4. Estrutura quaternária: formada por duas ou mais cadeias polipeptídicas, resultando em associação de cadeias.
3. LIPÍDEOS: Possuem estruturas anfipáticas e podem ser utilizados como reserva de energia, isolante térmico e impermeabilizantes, função hormonal, participam da função estrutural da membrana plasmática e lipídeos estruturais são mais complexos que os de reserva. Podem ser citados os fosfolipídios, os carotenoides, esteróides e os esfingolipídios. 
4. ÁGUA: Forma cerca de 70% do corpo humano, encontrada em maior quantidade em meios intracelulares e é utilizada nas reações químicas e possuem um dipolo, uma carga positiva e uma negativa. Possui um alto valor de fusão e ebulição e com isso, ajuda na termorregulação. Tem propriedades como a tensão superficial, capilaridade, solvente universal e contribui em fatores metabólicos. Na fotossíntese atua como reagente: doa os hidrogênios para formar a glicose e libera oxigênio para o ar. 
5. VITAMINAS: substâncias orgânicas essenciais que devem ser obtidas pela ingestão de alimentos. Atuam como cofatores em reações enzimáticas e as avitaminoses causam diversas doenças.
Vitamina A: necessária para o crescimento normal e bom funcionamento dos olhos, nariz, boca, ouvidos e pulmões.
Vitamina B (B2, B1, B e B12): oxidação dos alimentos e carboidratos; essenciais para a respiração celular, tonalidade saudável da pele. 
Vitamina C: mantém a integridade dos vasos sanguíneos, saúde dos dentes e gengivas e previne infecções. 
Vitamina E: relacionada a fertilidade, prevenção do aborto, atuante no Sistema Nervoso Involuntário e no sistema muscular. 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/biologia-estrutura-das-principais-substancias-organicas-e-inorganicas-que-compoem-as-celulas-vivas/

Outros materiais