Buscar

A questão da água no Brasil - Redação corrigida ( modelo ENEM)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A QUESTÃO DA ÁGUA NO BRASIL
O “Nosso Futuro Comum”, documento presente no Relatório de Brundtland, foi um dos primeiros do mundo a conceituar a ideia de desenvolvimento sustentável, definido como a necessidade de atender a demanda presente sem comprometer a disponibilidade de recursos para as gerações futuras. No Brasil atual, no entanto, tal preceito não é respeitado pela sociedade, o que se reflete em problemas como a escassez hídrica. Nesse sentido, a problemática da água sofre influência do comportamento da população aliado à negligência governamental.
Em primeiro plano, faz-se imprescindível analisar que a dinâmica social interfere na questão hídrica. Em uma contemporaneidade organizada em torno das relações de consumo, o crescimento da população brasileira intensifica os efeitos negativos à natureza, já que a consciência ambiental não se desenvolve na mesma proporção, falha que evidencia a perspectiva do educador Paulo Freire, o qual afirma que, em razão do caráter bancário, a educação brasileira carece do desenvolvimento das noções de cidadania nos indivíduos. Nessa perspectiva, é notório o descaso social em relação à preservação da água, prevalecendo, em contrapartida, o uso indiscriminado e a poluição desse recurso, fatores responsáveis pela redução do volume de água apropriada para o consumo humano.
Além disso, a inobservância do Estado acentua a problemática. Há, no Brasil, regiões com diferentes índices de disponibilidade de água, de maneira que porções menos populosas, como a amazônica, dispõem da maior porcentagem desse recurso, enquanto áreas com grandes contingentes populacionais sofrem com a escassez. Tal condição impõe a necessidade do desenvolvimento de obras de infraestrutura capazes de oferecer suporte hídrico a todos os cidadãos, no entanto, não é o que ocorre, tornando o acesso à água um privilégio. Ademais, em virtude do desinteresse do governo, parcela da população brasileira não tem acesso à agua potável, uma vez que o serviço de saneamento básico, que visa o tratamento de água e de esgoto, não é realidade em todos os municípios brasileiros, cenário que contraria a ótica aristotélica de que política deve ser voltada para o bem comum, na medida que o papel do Estado não está sendo cumprido.
Portanto, são fundamentais mudanças para solucionar a questão da água no Brasil. Primordialmente, é função das instituições escolares, considerando a necessidade de se evitar o desperdício e a poluição, construir a consciência ambiental, por intermédio da aplicação das diretrizes e normas da Base Nacional Comum Curricular, com o fito de consolidar a responsabilidade social para com o meio ambiente. Ademais, cabe ao Estado assegurar água potável a todos os brasileiros, por meio de obras de infraestrutura que disponibilizem esse recurso às áreas menos favorecidas, e do estabelecimento do serviço de saneamento básico aos municípios. Assim, será possível observar o comprometimento com as gerações futuras, pela aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável proposto no documento “Nosso Futuro Comum”.

Outros materiais