Buscar

Atividade avaliativa de sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Centro Universitário do Distrito Federal - UDF
Coord. de Direito
Prof ª Drª. Maria Anastácia Ribeiro Maia Carbonesi
Disciplina: Sociologia Geral e Jurídica
Aluno (a): Gabriella Gonçalves de Souza
RGM: 26560402
Atividade 2 (Momento Privilegiado de Estudo)
1ª) O pensador alemão Karl Marx (1818-1883), entendia que não se pode pensar a relação indivíduo-sociedade separadamente das condições materiais em que essas relações se sustentam. Marx teve como objetivo o estudo da sociedade de seu tempo e as relações que se estabeleciam entre dominador/dominado; capitalista/proletariado nessa realidade social. Tendo como referência as aulas expositivas e os textos dados como suporte teórico, conceitue alienação e ideologia de acordo com o pensamento marxista.
R.: Segundo Marx, alienação é uma perspectiva na qual o trabalhador/proletário não percebe a proporção e significância de seu trabalho, pois a vida para ele, se resume e reduz somente após o termino do trabalho, apesar de este ser evidentemente exaustivo, para ele é um meio de subsistência, mesmo vendendo sua atividade vital, colocando em posição de ser substituído facilmente por outro com precária capacidade de negociar melhores condições de vida e trabalho, ou seja, o trabalhador está alheio de tudo o que produz; Ideologia para Marx é como uma falsa consciência da realidade. Sendo para ele, uma legitimadora de desigualdades e da dominação de um pequeno grupo sobre grandes populações.
2ª) Tendo como referência as aulas expositivas e os textos dados como suporte teórico, responda:
A) Qual foi a sociedade que Marx estudou?
R.: Sociedade capitalista do século XIX
B) Quais eram para ele os dois grandes grupos que as relações sociais de produção definiam dentro da sociedade capitalista?
R.: capitalista e proletariado.
C) Qual era o objeto de estudo Marxista?
R.: As classes sociais.
D) Defina o conceito de classe social.
R.: É um fenômeno social de motivação econômica, marcado pelo antagonismo das classes; a posição social de um indivíduo é resultado da combinação de três fatores: o status (honra, prestígio); a riqueza (renda, posses); o poder.
3ª) A sociologia nasce no século XIX como uma reação ao individualismo então predominante. O homem passa a ser visto, do ponto de vista sociológico, a partir de sua inserção na sociedade e nos grupos sociais que a constituem. Portanto, interessa para a SOCIOLOGIA, não o indivíduo isolado, mas inter-relacionado com os diferentes grupos sociais dos quais faz parte. Durante nossas aulas, vimos que os autores estudados irão se diferenciar quanto à ênfase que é dada ora a ação individual, ora a ação coletiva. De acordo com o conteúdo trabalhado, Marx, pode ser considerado um pensador conservador? Justifique sua resposta.
R.: Não, pois o conservadorismo enfatiza a continuidade e a estabilidade das instituições, opondo-se a qualquer tipo de movimentos revolucionários e de políticas progressistas e Marx defende totalmente o oposto disso.
4ª) Carlos Benedito Martins mostra que o caráter antagônico da sociedade capitalista possibilitou o desenvolvimento de tradições sociológicas distintas. Assim, com base no livro do autor anteriormente citado responda:
A) Como se dividiam as duas tradições sociológicas das quais este autor se refere?
R.: Tradicional Conservadores e revolucionários transformadores.
B) O que aspirava cada uma das tradições sociológicas frente à nova realidade histórico-social que se desenhava no século XIX?
R.: Para os conservadores a sociedade moderna estava em franco declínio, pois julgavam eles, a época moderna era dominada pelo caos social, pela desorganização e pela anarquia e se preocupavam com a ordem e a estabilidade, com a coesão social, enfatizariam a importância da autoridade, da hierarquia, da tradição e dos valores morais para a conservação da vida social; Inversamente, argumentava, os revolucionários preocupavam-se tão somente com o "progresso", menosprezando a necessidade de ordem na sociedade.
5ª) Weber afirma que podemos pensar em diferentes tipos de ação social agrupando-as de acordo com o modo pelo qual os indivíduos orientam suas ações. Assim, ele estabelece quatro tipos de ação social. Com base no foi por nós estudado cite quais são os quatro tipos de ação social pensados por Weber, e explique cada uma delas.
· Ação social racional com relação a fins: completamente baseada na razão, e se escolhe um meio racional para um fim;
· Ação social racional com relação a valores: diferente da acima citada, essa é orientada por um valor, seja ele qual for (religioso, político, etc);
· Ação social afetiva: basicamente a ação é movida por sentimentos;
· Ação social tradicional: tem como motivação os costumes.
6ª) Tendo como perspectiva teórica as ideias desenvolvidas pelo autor Sebastião Vila Nova explique como se estrutura o conflito entre papeis.
R.: A ideia de status social está ligada às diferentes funções que um sujeito pode ocupar no interior da sociedade em que vive; o papel social envolve todo o tipo de ação que a própria sociedade espera no momento em que um de seus integrantes ocupa certo status. Conflito entre papeis seria por exemplo, um filho exercer papel de pai ou mãe de um irmão. Sempre relacionado à expectativa.

Outros materiais