Buscar

APS DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APS DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL 
RESENHA CRITICA: PROCESSO, QUE PROCESSO?
ORIENTADOR: JONI DOVAL.
ALUNO(a): LEUSANGELA DE OLIVEIRA LIMA 
DESCRIÇÃO DO ASSUNTO
Resume as diferenças entre as organizações tradicionais e as empresas estruturadas por processos mostram os principais estágios em que as empresas podem estar no seu caminho em direção a organizações por processos e como identificar em qual deles a empresa está, estabelece as vantagens da gestão por processos sobre modelos tradicionais e apresenta argumentos objetivos critérios que podem orientar a decisão das empresas pela mudança da sua maneira de organizar.
A PRECIAÇÃO CRÍTICA DA OBRA
Muitas empresas querem organizar-se por processos, mas não têm uma noção clara dos passos a seguir e das providências que devem ser tomadas. Outras não estão certas da decisão a tomar a respeito da sua estruturação por processos e podem beneficiar-se de um raciocínio que as ajude a decidir. A empresa é a forma pela qual nós organizamos nossos recursos de todos os tipos para realizar o trabalho que nos propusemos a fazer. Na realidade as empresas de modo geral necessitam criar uma estrutura organizacional que as auxiliem nas tomadas de decisões e alinhamento dos seus processos de um modo geral. As empresas estão procurando se organizar por processos para terem maior eficiência não atenção do seu produto ou serviço, melhor adaptação à mudança, melhor integração de seus esforços e maior capacidade de aprendizado (Gonçalves, 1997a). As organizações estruturadas por tarefas precisam ser redesenhadas para poder funcionar por processos. Algumas empresas acabam dando alguns passos e desistem logo depois, sem saber ao certo como prosseguir. As empresas estão criando procedimentos padrões operacionais (POPs) no sentido de organizar processos produtivos que com certeza melhoram a qualidade dos produtos e uni o processo é um conceito fundamental no projeto dos meios pelos quais uma empresa pretende produzir e entregar seus produtos e serviços aos seus clientes. Além disso, muitos dos processos nas empresas são repetitivos e envolvem, no seu conjunto, a maioria das pessoas da organização. Muitos dos processos das áreas não fabris das empresas não são prontamente reconhecidos porque são pouco visíveis. O trabalho nos escritórios, por exemplo, segue fluxos que são conduzidos pelos cabos da rede informatizada, e não é tão facilmente observável o deslocamento do trabalho sendo realizado .Isso demonstra a falta de visibilidade dos processos de trabalho nas empresas que apesar das tecnologias empregadas para executá-lo hora ele não é reconhecido e em outro momento não são visíveis, isto é, o fluxo de trabalho segue silencioso sem poder ser observado ou avaliado de tangível .ficam as tarefas reduzindo custo, tempo e mão de obra ociosa. Algumas empresas também validam esses processos para garantir qualitativamente e quantitativamente seu produto final com excelência de qualidade.
O processo é um conceito fundamental no projeto dos meios pelos quais uma empresa pretende produzir e entregar seus produtos e serviços aos seus clientes. 
Como enxergar os processos.
Processo é um conjunto de tarefas que resultam em atender necessidades especifica focado no cliente. Existem processos em todos os setores da empresa, tanto na administração tanto na produção, a ideia de hierarquia é fundamental para identificação dos processos essenciais e para a análise sistêmica das organizações, assim pode se controlar melhor de perto os processos e seus níveis de execuções.
Temos que identificar os processos, mas importantes que têm a finalidade de negócios e auxiliares. Após serem identificados, podem ser divididos em macro processos, atividades e tarefas. O pessoal da Belofio, uma empresa industrial paulista fabricante de fios e malhas de algodão, por exemplo, levou 15 dias pra entender seu processo essencial principal. Eles então conseguiram identificar que o processo essencial de atendimento dos pedidos dos clientes depois de várias reuniões ,participantes de várias aéreas funcionais, sabendo assim qual processo iriam ter que seguir para a empresa seguir com lucros e incluídos todas as aérea em um único processo assim dando resultado para a organização. 
Ponto de vista do cliente.
As gestões dos processos devem estar focadas na organização da empresa, o gestor deve colocar o foco da empresa direcionado para os clientes, pois todos os processos existem em função do cliente. O cliente é o ponto de partida e final de qual quer empresa.
Os clientes têm o interesse que as empresas proporcionam conforto, solução rápida, custo baixo e maior valor agregado nos produtos ou serviço.
Organogramas e processos.
As empresas estruturadas por processos trabalham de forma horizontal, passando de atividade até chegar o resultado final do processo. Trabalhando por processos, cada funcionário acaba automaticamente assumindo uma responsabilidade cada vez maior, o que só vem a contribuir para o crescimento da empresa como um todo.
Organizar por processos.
As empresas administrativas vêm cometendo erros desde muitos anos atrás, organizações vem padronizando tanto os processos, que acaba transformando os funcionários em super especialistas em uma determinada função, pois não inovam ou aperfeiçoam os processos, assim tornando lento e utilizando apenas os recursos humanos sem conhecimento especifico.
Os processos nas empresas
Empresas que têm tudo registrado de cada processo da organização, fica muito mais fácil de encontrar falhas, agilidade e a flexibilidade, assim refletindo automaticamente em custo e satisfação do cliente.
Os gestores devem ficar sempre atendo a processos críticos de negócio para estarem resolvendo a questão.
Estrutura organizacional funcional x Estrutura organizacional por processos
No século anterior (XX), as funções predominaram as empresas com eficiência, mas com o tempo vem surgindo novos paradigmas e exigindo que o mercado mude para melhor.
Gestão por processos X Estruturação por processos
No pensamento lógico de processos, implica em mudança profunda em todas as áreas de gerenciamento e produção. Não podemos mudar todos os processos de uma vez e sim parcialmente. Para se obter todos os benefícios de uma estrutura organizada por processos, temos que efetuar mudanças tanto na parte estrutural como na gestão da empresa, para que seja vista um todo macro processos subdivididos em processos, atividades e tarefas em todos os setores.
Onde estamos com relação à organização por processos?
Tudo tem seu tempo, não tem como uma empresa funcional, “dormir e acordar” toda estrutura em processos, pessoas precisam de tempo para acostumarem e para aprenderem. Claro que tem empresas que conseguem ser mais rápida, e outras que nunca alcançarão esse objetivo. De modo geral, o futuro vai pertencer as empresas que consigam explorar o potencial da centralização das prioridades, das ações e dos recursos nos seus processos essenciais. Sendo assim as organizações deverão decidir por um modelo de processos e tomar as providências para passar da sua estrutura atual para aquela que dará melhores resultado para a sua operação.

Outros materiais