Buscar

Classicos da Socilogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
Aula 2
) (
Eduigen Lima Lopes Sousa
) Clássicos da Socilogia
Sociología
O surgimento da sociologia está ligada ao evento da Revolução Industrial. Ocorreu como consequência da RI um adensamento populacional, onde surgiu a vida urbana ganhando características até então desconhecidas. Com esse surgimento da população urbana nasce também novas formas de interação social. É então, a fim de explicar as novas formas de intereação social e o novo modo de vida, com suas características que surge a Sociologia. A sociologia apresenta uma triade de pensadores clássicos, são eles:
· Karl Marx filósofo e economista alemão	
· Émile Durkheim sociólogo francês
· Max Weber teórico político alemão
 (
Karl Marx
)
· Conflito e transformação social 
· Atuava em movimentos que buscava transformar a sociedade com base no seu entendimento e própria interpretação de mundo. 
· Atuava em vários campos do saber —política, história e sociologia —
Três obras essenciais para o entendimento do pensamento de Marx:
1. A ideologia alemã	
2. Manifesto Comunista	
3. O captal 
Para Marx era necessário além da interpretação agir para a verdadeira transformação da sociedade. 
1. Modos de produção: iniciando no modo de produção medieval, passando pelo escravismo até o atual captalista.
2. Sociedade Captalista: para Marx o capitalismo ocasiona uma estratificação nas camadas socias, onde a propriedade privada e os meios de produção seria elementos básicos para definir a classe a qual o individuo pertencia e como efetivamente a sociedade estava organizada. Marx constata que o mundo é desigual por conta do capitalismo que por gerar medo no proletrariado, o mesmo vendia apenas a sua força de trabalho. Marx divide o mundo em dois polos opostos BURGUESES E PROLETARIADO.
3. Transformação consciente: é preciso que a classe proletaria tenha consciência da opressão em que vivia para poder transformar a sociedade e assim dissolviria a propriedade privada e levaria a uma igualdade de classes.
4. (
Émile Durkheim 
)Influência: Marx influência até os dias. Marx inclusive foi base para várias revoluções, como por exemplo a Revolução Russa e contribui para a conquistas dos direitos dos trabalhadores nos países que compreenderam a crítica de seu pensamento. 
Durkheim foi o primeiro sociologo a usar métodos científicos na busca da compreensão do fato social. 
Durkheim escreveu três obras importantes, são elas:
1. Divisão social do trabalho
2. Regras do Método Sociológico
3. O suicídio 
Émile escreveu e abordou uma série de assuntos que envolviam a sociedade.
· Solidariedade:
Ele dividiu a solidariedade em duas formas a MECÂNICA E A ORGÂNICA.
A mecânica é aquela típica de grupos mais diminudos, com pouco acesso interacional com outros grupos, que possuem menor população e menor divisão social e como consequência um elemento de coesão mais próximo e mais fechado e é por isso que as relações o direito possue pouca importância, já que é muito coesa o direito pode atrapalhar de coesão e é visto algo negativo.
A orgânica por sua vez, possui um núcleo populacional maior, típico e oriundo do processo de urbanização da Revolução Industrial, assim sendo, possui uma elevada divisão do trabalho. Essa sociedade é muito mais complexa nas relações sociais e menos coesa. É isso que faz a necessidade do direito para harmonizar as relações sociais. 
· Fato Social
Para Durkheim fato social é o elemento chave na compreensão de toda e qualquer sociedade. O fato social é definido por ele como ‘DIZ RESPEITO A MANEIRA DE AGIR DOS INDIVÍDUOS DE UM DETERMINADO GRUPO E DA HUMANIDADE EM GERAL. OS FATOS SOCIAIS MOLDAM A MANEIRA DE AGIR DAS PESSOAS PELA INFLUÊNCIA QUE EXERCEM SOBRE ELAS’.
1. O fato social é geral. Ele pertence a uma coletividade, não é individual
2. É exterior, dado pela nossa vivência em sociedade. 
3. Coersitivo, pois impõe atitudes para o indivíduo.
As três características dos fatos sociais são importantes para o direito, pois elas, serão pautadas no valor das regras, valores e normas. Isso leva ao direito a ser um fato social.
 (
Max Weber
)
Por sua vivência em tempos mais recentes, Weber encorporou em suas obras elementos recentes das transformações inimagináveis da história da humanidade. 
A fins acadêmicos estudaremos:
1. O direito agrário romano e sua significação para o direito público e privado
2. A ética protestante e o espírito do capitalismo
3. Economia e Sociedade
Papel do Indivíduo
Crítica ao determinismo: crítica direta ao Marxismo e ao materialismo. Não existe uma posicionante absoluta e ao comportamento das pessoas na sociedade. Ele é um não materialista, ou seja, não condiciona os bens materias como pré-determinantes. 
Recursos Interpretativos: ele criou o tipo ideal, que é uma ferramenta que a partir da interpretação determina características do tipo ideal, mas para isso, é usado a ciência, métodos científicos, estudos concretos. A partir desse tipo ideal —não de forma determinante— é possível analisar a realidade circundante.
O poder, para Weber, pode legitimar-se de três formas, uma estatuída, uma consuetudinária e outra afetiva, respectivamente as dominações: Legal, Tradicional e Carismática

Outros materiais