Buscar

AV II Educação Física Adaptada e Primeiros Socorros 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

5 Frequência Cardíaca (FC) é a quantidade de vezes que o coração contrai por minuto. A frequência cardíaca de repouso pode variar de acordo com a idade, estado de saúde e forma física. Por esta causa existem alguns parâmetros de normalidade. Sobre a FC considerada normal em adultos, assinale a alternativa CORRETA:
A De 80 a 100 batimentos por minuto.
B De 60 a 100 batimentos por minuto.
C De 60 a 80 batimentos por minuto.
D De 80 a 120 batimentos por minuto.
 6 Ao avaliarmos uma vítima em atendimento, um dos sinais que devemos verificar é a presença de respiração. Deve-se verificar a frequência, o caráter e o ritmo. Para fazer essa avaliação da respiração, Oliveira et al. (2007) ensinam uma técnica. Sobre as ações desta técnica, analise as opções a seguir:
I- Colocar a vítima em decúbito ventral.
II- Olhar para o tórax para tentar visualizar os movimentos de subida e descida.
III- Verificar a presença de batimentos cardíacos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, B. F. M. et al. Trauma: atendimento pré-hospitalar. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2007.
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.
7 As lesões na cabeça são perigosas e, às vezes, uma simples batida pode ser um grande problema. Um indivíduo que lesionou a cabeça pode ter muitas complicações caso não seja averiguado sua real situação. Referente à avaliação da cabeça, analise as sentenças a seguir:
I- Após a avaliação da cabeça, caso não apresente sinais de hemorragias, o acidentado pode voltar as suas atividades normais.
II- O traumatismo craniano fechado é quando o acidentado bateu a cabeça, mas não quebrou o crânio.
III- O atendimento médico só é necessário para os casos de traumatismo de crânio aberto.
IV- É importante a verificação das vias aéreas, analisando a presença de alguma fratura que impeça ou dificulte a passagem de ar pelas vias aéreas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.
8 O profissional de Educação Física aprende desde a graduação e em cursos de aperfeiçoamento, quais ações jamais deve tomar, a fim de evitar complicação no quadro geral de uma vítima, no percurso do tempo entre ligar para o atendimento de urgência e receber a equipe de socorrista. Entre as medidas tomadas pelo socorrista, cada acidente tem suas circunstâncias peculiares, e algumas medidas devem ser tomadas diante das situações encontradas. Sobre as etapas básicas que possibilitam organização e resultados eficazes no atendimento de primeiro socorro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Atendimento inicial e conduta: verificar e avaliar se a vítima está com comprometimento nos sistemas respiratório e cardiovascular, sem hemorragias graves até que o socorro móvel chegue ao local do acidente. Assim, o professor de educação física que presta socorro, deverá manter as funções vitais da vítima, evitando complicações do seu estado de saúde.
( ) No atendimento de vítima inconsciente, a entrevista deverá ocorrer depois que o acidentado acordar.
( ) Avaliação primária: análise de todas as condições clínicas que impliquem risco iminente de vida, como, permeabilidade das vias respiratórias, estabilização cervical, respiração eficaz, estabilidade circulatória e controle de sangramentos externos de grande porte.
( ) Avaliação secundária: entrevista apenas com a vítima, que é a maior interessada e a verificação dos sinais vitais e o exame padronizado da cabeça aos pés ocorrerá somente no Hospital.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - V - V.
B F - V - F - V.
C V - F - V - F.
D V - V - V - F.
9De acordo com o manual de primeiros socorros para leigos (SAMU, 2013, p. 2), "primeiros socorros podem ser definidos como toda intervenção imediata e provisória, feita por pessoas sem conhecimento médico, ainda no local do fato, às vítimas do acidente, mal súbito ou enfermidades agudas e imprevistas até a chegada de recursos especializados, ou remoção da vítima para um serviço de atendimento especializado". Com relação aos primeiros socorros, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: SAMU. Manual de primeiros socorros para leigos. 2013. Disponível em: lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/sma/usu_doc/samu.pdf. Acesso em: 17 abr. 2018.
A O atendimento especializado prestará uma assistência mais detalhada e definitiva.
B Os procedimentos de primeiros socorros têm a finalidade de preservar e manter os sinais vitais, dentro de padrões da normalidade.
C No caso em que a vítima não tiver condições físicas e psicológicas de cuidar de si própria, o socorrista deverá prestar um primeiro atendimento e, em seguida, acionar o atendimento especializado.
D A execução dos procedimentos de primeiros socorros só podem ser realizadas de forma coletiva, conforme análise das limitações encontradas para auxiliar o acidentado.
10 O principal objetivo da RCP é realizar compressão torácica até que uma equipe de emergência treinada possa oferecer suporte cardíaco avançado. Quanto menor o tempo entre a parada cardíaca e o início da RCP, maiores serão as chances de sobrevivência da vítima. Sobre o nome da parte do corpo que devemos localizar para aplicar a técnica de compressão torácica, assinale a alternativa CORRETA:
A Tíbia.
B Apêndice xifoide.
C Atlas.
D Costela.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes