A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Prática Educativa Currícular VI

Pré-visualização | Página 1 de 1

Prática Educativa Currícular VI 
Diversidade na Escola 
	
Nome: Suellen Ferreira Souza Martins Curso: Pedagogia
Faculdade Faveni
Introdução
Este projeto descreve e analisa a implementação do referente estudo sobre a diversidade nas escolas tendo por objetivo discuti-la refletir sobre ela. A equipe pedagógica e direção escolar tornaram visível a diversidade, discutir as diferenças entender e ouvir os outros no ambiente escolar onde os alunos aprendem a interagir com pessoas diferentes, no modo de ser, pensar e agir sendo, portanto um espaço onde aprendem a compartilhar e viver juntos. Mas estas diferenças favorecem o aparecimento da discriminação fazendo com que alguns se sintam excluídos. 
Então será necessário discutir com alunos, pais, professores e direção escolar o tema diversidade para que juntos possamos diminuir as questões de discriminação e preconceito, fazendo com que possamos respeitar as diferenças que existem entre nós.
 
Justificativa
Atualmente é impossível atuar em uma escola sem discutir, observar a diversidade escolar e nela intervir, pois no contexto escolar, estão inclusos alunos de diferentes religiões, raças, gêneros culturais e necessidades especiais. O professor precisa discutir e identificar os fatores que geram exclusões como situações de preconceitos e discriminação. Para melhorar a qualidade da educação em nosso país é preciso oferecer um ensino que garanta a todos os alunos a oportunidade de desenvolver seu potencial de aprendizagem em um ambiente seguro. Para que esta realidade aconteça consiste em aprender a conviver com os outros reconhecendo seus semelhantes na dignidade e nos direitos. O aluno de hoje em dia são menos respeitador do que o aluno de antes a escola atual se tornou permissa em comparação ao rigor e a qualidade daquela educação de antigamente de que as crianças de hoje em dia não tem limites, não respeitam as regras, para os professores a sala de aula não é tão atrativa quanto os outros meios de comunicação. Por isto a falta de interesse em relação a escola ai então seria ela se modernizar com o uso por exemplo de recursos didáticos mais atraente A questão racial perpassa situações encontradas no dia dia de nossas escolas da vida dos nossos professores e dos nossos alunos.
Objetivo Geral
A diversidade na escola tem o objetivo de discutir e refletir sobre as diferenças presente nas escolas, trabalhando com fatores que geram exclusões, situações de preconceitos e discriminação. A escola estabeleceu um canal de comunicação com a família para acompanhar o processo de educação, ensino e aprendizagem pois será necessário que os professores conhecessem a constituição familiar de cada aluno para saber qual atitude tomar mediante os problemas que pudessem estar por vim.
Objetivo Específico
A ação foi mediada pelo diálogo para que todos os participantes pudessem questionar nos problemas existentes na escola, reconhecê-los para saber sobre quais ações desenvolver. Respeitar a diversidade é um requisito básico e fundamental de qualquer sistema de ensino. O trabalho de inclusão educacional, não é um trabalho solitário do educador ou de uma classe mais um trabalho coletivo que deve ser compartilhado por todos na escola.
Culminância
A equipe pedagógica observou que são muitas as necessidades de ensinar aos alunos a conviver com as diferenças entre os colegas e que trabalhar a diversidade deve ser parte integrante dos currículos de todas as disciplinas presente na escola, e refletir sobre ela identificando fatores que geram exclusões, preconceitos e discriminações. A inclusão social depende de mudanças na maneira de pensar e agir da sociedade.
O desenvolvimento do projeto teve como premissa a apresentação de proposta para todos da escola, com o objetivo de mobilizar os profissionais para o estudo do tema diversidade na escola, desenvolveram por meio de Forúm e das atividades como a plataforma de ensino que pudessem trocar experiências e tirar dúvidas.
Recursos Materiais
Computador 
Internet	
Caderno 
Lápis
Borracha
Conteúdo
Inserir no projeto escolar a Diversidade na Escola, mostrando aos alunos como saber lidar com todos os preconceitos. A inclusão social depende de mudanças na maneira de pensar e agir da sociedade, consiste em saber conviver com os outros reconhecendo seus semelhantes como idênticos em dignidade e direitos.
Referências
Pesquisa em livros e internet

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.