Buscar

AÇOES+AFIRMATIVAS (3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Multiculturalismo e as ações afirmativas
É importante ter em mente que as ações afirmativas desempenham um papel importante no combate à desigualdade social e às segregações. Visto que, elas permitem que pessoas de origens distintas alcancem espaços de influência no âmbito educacional, político, econômico, sócio profissional e cultural. Não se trata de concessão de benefícios ou privilégios, mas da efetivação de direitos assegurados pela Constituição.
Além disso, elas são de grande contribuição para a valorização do multiculturalismo no pais, de forma que auxiliam na ideia de que todas as culturas devem ser reconhecidas e respeitadas, sejam elas culturas trazidas com imigrantes estrangeiros ou nacionais. É válido ressaltar que no mundo inteiro, historicamente, o multiculturalismo não foi muito favorecido, e ocorreram muitos ditos genocídios culturais, que é a destruição de uma cultura, na história do mundo.
No Brasil, por exemplo, ocorreram diversos genocídios culturais, pois, algumas culturas, eram vistas como inferiores, e consequentemente não eram valorizadas e, por isso, desapareciam. Diante da assertiva, pode-se entender que as políticas públicas podem evitar que isto se repita e contribuir para o avanço da valorização das culturas que não são a cultura hegemônica. Políticas públicas que promovam as outras culturas, fazem não só que elas não desapareçam, mas que sejam mais valorizadas.

Outros materiais