Buscar

Alimentação x Ansiedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Alimentação x Ansiedade
Fazer dieta pode gerar ansiedade, muitas pessoas associam dieta a privação, a restrição, e sabemos que mudar a alimentação, sair da zona de conforto nem sempre é fácil, mas com certeza com alguns cuidados básicos uma dieta pode ser sim muito tranquila! Segue abaixo algumas dicas importantes: 
· Planejar as refeições é muito importante, se você não consegue organizar suas refeições e priorizar os horários de comer, ficará muito difícil não fugir da dieta, então este é um dos pontos chaves para emagrecer com saúde e diminuir a ansiedade. 
· Se acontecer de sentir fome, fique tranquila (o), fome não é uma catástrofe, aceite a fome como uma sensação normal do organismo e que você pode satisfazer com a refeição que está planejada, coma sempre devagar, mastigando bem os alimentos, pois nosso cérebro leva em média 20 minutos para receber a informação de saciedade, então se você comer rápido demais ficará com a sensação de que ainda não está satisfeita (o), comer devagar, ajuda muito a controlar fome e ansiedade por comer. 
· Cuidado com alimentos proibidos, pois sabemos que existem alimentos mais saudáveis e outros menos, mas todos são alimentos e podem ser ingeridos com limite. Os alimentos proibidos geram ansiedade e tentação e logo após culpa, portanto não feche a boca, mas sim abra com responsabilidade. 
· Pior que sair da dieta, e achar que saiu da dieta, sentir-se culpada (o) gera ansiedade e pode levar você a comer muito mais, então aceite seus escorregões. Caiu? Levanta! Errou? Corrige! As falhas devem ser encaradas como oportunidades para aprendizagem! 
· Tenha prazer na sua dieta, um novo comportamento alimentar só vira hábito se for prazeroso, é preciso ter prazer em comer, mas prazer não é quantidade e sim qualidade. 
· Não fique o dia todo pensando em comida, aprimore outros aspectos da sua vida, aumente suas fontes de prazer! 
· Avalie se não está relacionando a comida com as dificuldades em resolver seus problemas do dia-a-dia. O único problema que a comida resolve é a fome, os demais precisam de outras alternativas. 
Tenho que contar calorias para emagrecer?
Bom, já que o assunto é calorias, podemos começar falando sobre o que são calorias, você sabe? Caloria é a energia produzido e armazenada no nosso organismo quando ingerimos algum alimento. Nós precisamos da energia dos alimentos para todas as nossas atividades diárias, desde as nossas funções vitais como respiração, batimento cardíaco, digestão como para a prática de atividade física. Todos os alimentos possuem calorias, alguns mais outros menos, dependendo de qual grupo alimentar ele pertence. 
· Cada grama de gordura produz 9 calorias 
· Cada grama de carboidratos produz 4 calorias 
· Cada grama de proteína também produz 4 calorias 
· E cada grama de álcool produz 7 calorias. 
Em dietas de emagrecimento pode ser feito um cálculo para ter uma estimativa do gasto de energia de um indivíduo, a partir das suas informações pessoais (peso, altura, sexo, idade...) e a partir disto saber quantas calorias devem ser consumidas para que esta pessoa consiga emagrecer.
· Qualidade: Não basta contar calorias para emagrecer, o nosso corpo precisa de nutrientes importantes que encontramos em alimentos saudáveis como vitaminas, minerais e fibras. 
· Harmonia: É importante combinar alimentos de grupos diferentes nas refeições, por exemplo combinar no café da manhã um carboidrato (pão, tapioca, biscoitos...) com uma proteína (ovo, queijo, leite, iogurte), nas quantidades ideais para que você emagreça. 
· Saciedade: Alguns alimentos saciam mais, como os alimentos ricos em fibras, pães integrais, arroz integrais, os vegetais, as leguminosas como feijão entre outros.Para emagrecer busque consumir estes alimentos que saciam mais com menos quantidade de calorias, assim você estará consumindo poucas calorias e não ficará com fome. 
· Consciência alimentar: Entenda as necessidades do seu corpo, saiba quando você está com fome ou quando é apenas uma vontade de comer, se for fome coma, se for vontade, lembre-se que vontade dá e passa. 
· Reeducação alimentar: Cultive uma reeducação alimentar, aprendendo de verdade o que seu corpo precisa, respeite suas necessidades, esporadicamente você também pode ser permitir comer um alimento não saudável e calórico, claro que em menor quantidade e frequência. 
E por último lembre-se sempre, não é uma folha de alface que irá te emagrecer, nem uma fatia de pizza que vai te engordar, seu emagrecimento dependerá do conjunto de atitudes ao longo dos dias, das semanas, dos meses.
O que significa ter uma alimentação saudável?
Vivemos em um mundo com excesso de informação sobre alimentação e por conta disso, criamos muitas “verdades absolutas”, que não são tão verdadeiras assim! Muitas pessoas acreditam que comer saudável está relacionado com emagrecer, quando na verdade independente de ser magro ou de estar acima do peso, comer de maneira saudável é importante para todos. Ter uma alimentação saudável é um estilo de vida que deve nos acompanhar deste a infância até a terceira idade.
Comer de forma saudável é dar importância ao que comemos, fornecendo ao nosso corpo todos os nutrientes que ele precisa para funcionar melhor, fazendo isso, você também evita de comer os alimentos excessivamente processados que são as maiores causas de doenças.
A alimentação saudável se baseia em comer um conjunto de alimentos saudáveis como: legumes, frutas, verduras, oleaginosas, castanhas, sementes, peixe, carnes, ovos. Estes são alguns exemplos de alimentos que podem compor uma alimentação saudável.
Estes alimentos saudáveis tem tudo que você precisa para se manter bem de corpo e de alma também (porque seu humor é diretamente influenciado pelo consumo de vitaminas, minerais e outros nutrientes).
Mas lembre-se que ter uma alimentação saudável, como um estilo de vida saudável não significa que você tenha que comer alimentos saudáveis 100% do seu tempo, comer uma fatia de pizza com os amigos, tomar uma taça de vinho ou comer alguns doces e salgados na festa de aniversário também faz parte de uma vida saudável!
Você não precisa seguir regras rígidas dentro de uma alimentação saudável, mas sim aprender a equilibrar as refeições, escutando seu corpo. Se você tiver uma alimentação saudável em 80% do seu tempo, isto já é um sucesso!
A qualidade dos alimentos que você come vai se traduzir na sua qualidade de vida, na sua aparência, na sua disposição física e na forma como você se relaciona consigo mesmo!
Vitaminas Lipossolúveis 
São as vitaminas solúveis em lipídios e outros solventes orgânicos, porém não-solúveis em água. Para serem absorvidas, é necessária a presença de lipídios, além de bile e suco pancreático. Após a absorção no intestino, elas são transportadas através do sistema linfático até aos tecidos onde serão armazenadas.
As vitaminas lipossolúveis são: A, a D, E e K. As vitaminas A e D são armazenadas principalmente no fígado e a E nos tecidos gordurosos.
Vitamina A: 
As vitaminas hidrossolúveis são vitaminas solúveis em água. São absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos em que serão utilizadas. O organismo utiliza somente o necessário, eliminando o excesso. Elas não se acumulam no corpo, ou seja, não permanece no nosso organismo por muito tempo, sendo eliminada do organismo através da urina. 
As vitaminas hidrossolúveis são muito sensíveis ao cozimento e maturamento e se perdem facilmente na água em que as verduras e legumes são cozidos. Por isso não devemos cozinhar esses alimentos por muito tempo.
As vitaminas hidrossolúveis são:
· vitaminas do complexo B:
· vitamina B1;
· vitamina B2;
· vitamina B6;
· ácido pantotênico;
· niacina;
· biotina;
· ácido fólico (folato);
· vitamina B12;
· vitamina C

Outros materiais