Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Agentes etiológicos de doenças infecciosas
Espécies de Hafnia
Hafnia alvei é um dos membros da família Enterobacteriaceae mais frequentemente recuperados no trato gastrointestinal de humanos. Os organismos podem ser recuperados em meios entéricos de laboratório de rotina, como o ágar MacConkey, aparecendo como colônias incolores semelhantes em aparência a Shigella Escherichia coli é lisina e ornitina descarboxilase positiva e também positiva no teste de Voges-Proskauer.
É uma causa incomum de infecção, tendo sido implicada como causa de diarreia, BSI, meningite, infecção do trato urinário (ITU), infecção de ferida, abscesso intra-abdominal e empiema em indivíduos imunocompetentes e imunocomprometidos. A maioria das infecções em adultos está associada aos cuidados de saúde. Alguns casos de infecções extra-intestinais são descritos em pediatria, incluindo um bebê de 8 dias de idade com septicemia. Enterobactéria spp., Com resistência à ampicilina e cefazolina. Vários isolados também produzem β-lactamases de amplo espectro; em um relatório, cepas resistentes a ceftazidima , cefotaxima eceftriaxona devido a uma β-lactamase do tipo ampC foram isoladas de 13 pacientes na mesma unidade de terapia intensiva.
Hafnia alvei é comumente encontrado nas fezes de humanos e animais, em esgotos e no solo. Vários relatórios sugerem que H. Alvei é um dos membros mais frequentemente recuperados da família Enterobacteriaceae no trato gastrointestinal humano.
 Sendo uma causa incomum de infecção humana, seu papel permanece obscuro em muitos casos porque é frequentemente recuperado concomitantemente com organismos mais virulentos. Tem sido implicado como causa de gastroenterite em adultos e crianças, mas as evidências não são convincentes. As infecções extra intestinais incluem BSI, meningite, ITU, ceratite, endoftalmite endógena, infecção da ferida operatória, abscesso intra-abdominal e empiema em pacientes imunocomprometidos, embora infecção tenha sido relatada em hospedeiros imunocompetentes. Em um caso de corioamnionite e nascimento prematuro, H. alvei foi detectado por sequenciação de 16S rDNA de uma amostra vaginal. 
A maioria das infecções em adultos está relacionada aos cuidados de saúde e está associada a condições médicas subjacentes. Relatos de infecções extra-intestinais em crianças entre 7 dias e 13 anos de idade incluem bacteremia , meningite, ITU e abscesso hepático após transplante de fígado. 41,42,44 Em contraste com os adultos, muitas crianças com infecções por H. alvei não tinham comorbidades identificáveis. H. alvei pode abrigar AmpC β-lactamases cromossômicas .
Katalin I. Koranyi , Mario J. Marcon , em Princípios e Prática de Doenças Infecciosas Pediátricas (Quarta Edição) , 2012

Mais conteúdos dessa disciplina