Buscar

Agenda 08 Estrutura Societaria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fichário Agenda 08- Estrutura Societária 
Situação 1 – 
 
1- Busca do nome da empresa
2- Local 
3- Registro da empresa
4- Inscrição do CNPJ
5- Inscrição da Previdência Social
6- Inscrição Estadual 
7- Inscrição Municipal
8- Licença Sanitária 
9- Vistoria de segurança 
10- Alvará de funcionamento da Prefeitura
11- Inscrição da sociedade patronal 
 1. Busca prévia do nome da empresa
Toda sociedade precisa ter o que o Código Civil chama de nome empresarial, pelo qual será conhecida.
Esse nome deve ser único, ou seja, não deve haver duas ou mais sociedades que atuem na mesma área de atividade com o mesmo nome. Por isso, antes de fazer o registro, é preciso realizar uma busca prévia para ver se há alguma outra sociedade, na mesma área de atividade, que já usa o nome escolhido para a sociedade.
O nome empresarial poderá ser:
· Firma, que é composta pelo nome de um ou mais sócios. Exemplo: Silva e Hernandes Ltda.
· Denominação, caso em que o nome vai ser ligado à atividade principal da sociedade, seguida ou não do nome dos sócios. Exemplo: Consertos e Reparos Automotivos Ltda.
Utiliza-se também o termo “razão social” para definir o nome empresarial, embora essa expressão não apareça no novo Código Civil Brasileiro.
No caso analisado, o nome fantasia é “Oficina do Dorival”, mas o nome empresarial é “Consertos e Reparos Automotivos Ltda.”.
Uma vez realizada a busca prévia e não tendo verificado que esse nome já é utilizado por outra empresa, o nome empresarial da sociedade deve ser registrado. Tanto a busca como o registro são feitos no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, no caso de sociedade simples, ou na Junta Comercial do estado, no caso de sociedade empresária.
O nome empresarial tem valor jurídico, e é incluído em todos os documentos da empresa, como as notas fiscais. Já o nome fantasia é um nome que tem valor apenas para o mercado, e constitui o que chamamos de marca. O nome fantasia deve ser registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), de modo a garantir a propriedade do empresário ou da sociedade sobre ele.
2. Consulta prévia do local
A localização da empresa deve obedecer às normas definidas pela legislação municipal para cada região, conhecida como Plano Diretor, Código de Localização ou Código de Zoneamento. Para conhecer a legislação, procure a Prefeitura de sua cidade.
3. Registro da sociedade
Quando você nasceu, logo ganhou uma certidão de nascimento. Pois é, a sociedade também tem uma espécie de “certidão de nascimento”, que nesse caso é um documento de constituição chamado Contrato Social. Nesse documento, assinado por todos os sócios e rubricado por um advogado, constam, entre outras cláusulas:
3.1 Nome, nacionalidade, estado civil, profissão e residência dos sócios.
3.2 Denominação, objeto (com que a sociedade vai trabalhar) e sede (onde estará localizada).
3.3 Capital da sociedade (capital social), expresso em moeda corrente, podendo compreender qualquer espécie de bens.
3.4 A quota de cada sócio no capital social.
3.5 As pessoas responsáveis pela administração da sociedade, e seus poderes e atribuições.
3.6 A participação de cada sócio nos lucros e nas perdas.
O Contrato Social deve ser registrado no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, no caso de sociedade simples, ou na Junta Comercial do estado, no caso de sociedade empresária.
Esse registro é feito por meio da apresentação do Contrato Social. Se o empreendimento a ser registrado for uma microempresa, deverá ser anexada ao processo uma declaração dessa condição.
4. Inscrição no CNPJ
Você, como pessoa física, tem um documento chamado CPF, ou Cadastro de Pessoa Física. Sabe para que ele serve? É por meio desse cadastro que você se relaciona com o Ministério da Fazenda e a Secretaria da Receita Federal, e que o Governo tem informações sobre sua vida cidadã, como, por exemplo, se você está em dia com suas obrigações (pagamento de tributos). Esse é também o número que você usa para transações que envolvem dinheiro, como abrir uma conta no banco, contrair um seguro etc.
As sociedades ou pessoas jurídicas também têm um número de cadastro, que as identifica junto ao Ministério da Fazenda e à Secretaria da Receita Federal: é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, ou CNPJ. Por meio desse número, o Fisco saberá se a organização está em dia com o pagamento de tributos, por exemplo.
Todas as pessoas jurídicas estão obrigadas a se inscrever na Receita Federal. A inscrição pode ser feita pela internet, no site http://www.receita.fazenda.gov.br, ou nas agências da Secretaria da Receita Federal.
5. Inscrição na Previdência Social
A inscrição é feita junto ao INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social, órgão responsável (entre outras coisas) por pagar as aposentadorias dos empregados e remunerar os funcionários que estão em licença por acidente ou maternidade. A empresa é obrigada a fazer contribuições mensais à Previdência Social.
6. Inscrição estadual
O registro na Secretaria da Fazenda para obtenção da inscrição estadual deve ser feito pelas sociedades cuja atividade econômica esteja sujeita ao recolhimento de ICMS – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços. A inscrição pode ser feita num posto da Secretaria de Estado de Fazenda, e informações sobre os procedimentos de inscrição estão disponíveis nos sites dessas secretarias ou nos próprios postos.
7. Inscrição municipal
A inscrição municipal deve ser feita na Secretaria Municipal de Fazenda, por aquelas empresas cuja atividade econômica está sujeita ao recolhimento de Imposto Sobre Serviços.
8. Solicitação de licença sanitária
A licença sanitária deve ser solicitada à Secretaria Estadual de Saúde – Vigilância Sanitária.
9. Vistoria das condições de segurança e proteção contra incêndio
Já pensou se a organização pegar fogo? Essa vistoria é feita pelo Corpo de Bombeiros, e tem como objetivo verificar se o local onde a futura empresa vai ficar instalada está adequado às normas mínimas de segurança contra incêndio.
10. Alvará de licença de funcionamento da Prefeitura
Nenhum imóvel poderá ser ocupado ou utilizado para instalação e funcionamento, independentemente da atividade a ser exercida, sem prévia licença de funcionamento, expedida pela Prefeitura.
Para obter essa licença, deve-se apresentar um requerimento ao órgão responsável na Prefeitura, onde se declara que foram cumpridas as normas de segurança do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Controle Ambiental. Além do requerimento, deve-se levar cópia do Habite-se e do IPTU.
A expedição do auto de licença e funcionamento é realizada mediante apresentação de declaração de que o estabelecimento está de acordo com o documento de regularidade apresentado e que tem condições de higiene e pode ser habitado.
11. Inscrição no sindicato patronal
A empresa deve inscrever-se no sindicato que represente sua categoria, de acordo com o ramo de atividade que ela desenvolve. Uma vez feito o registro, ela deverá recolher o imposto sindical. A inscrição sindical é obrigatória, e o benefício que o empresário tem é o de poder participar das decisões e defender seus direitos, organizado como classe.
O estudo Doing Business, do Banco Mundial, compara 145 economias e sua regulamentação e custos para exercer atividade comercial, verificando se incentivam ou freiam a produtividade e o crescimento econômico. Ele mostra que no Brasil são necessários mais passos para abrir uma empresa do que na média dos países da OCDE e da América Latina. O empreendedor brasileiro demora nesse processo 152 dias, enquanto a média da OCDE é 25, e da América Latina, 70 dias.
Situação 2- Nome Fantasia “ Cakes Delicious Ltda.” 
 Nome Empresarial “ Deliciosos Bolos Carvalho Ltda” 
Situação 3 - Não, é importante que haja uma separação entre o dinheiro dos sócios e da empresa, pois pode gerar um hábito, e uma futura confusão de patrimônios em questão de saber controle de lucros e prejuízos, é de extrema importância também que não use o dinheiro empresarial para casos pessoais, e nem o dinheiro pessoalpara casos empresariais, pois pode acabar acarretando problemas no planejamento da empresa.

Outros materiais