Buscar

Introdução e Fundamentos da Estética e Cosmética - DESAFIOS unidade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História e introdução à cosmética
Desafio
O envelhecimento é um processo natural (denominado intrínseco), mas que pode ser afetado por aspectos exógenos (denominado extrínseco). Diversas são as ferramentas utilizadas pelos profissionais da área da estética a fim de minimizar esses sinais, tais como os equipamentos eletrotermofototerápicos e os cosméticos.
Elabore um pequeno parágrafo ressaltando quais sãos os benefícios da vitamina C tópica para redução dos sinais de envelhecimento e quais são as possíveis reações adversas dessa substância.
Padrão de resposta esperado
A vitamina C atua na síntese de colágeno, agindo como um cofator enzimático nas reações de hidroxilação da prolina e lisina. Também, é um potente antioxidante, impedindo que os radicais livres causem danos no tecido. A reação adversa mais comum é a irritação cutânea de peles sensíveis, devendo o protudo ser evitado ou aplicado com atenção, como, por exemplo, na forma de ésteres, reduzindo, assim, a irritação.
Tipos de pele
Desafio
Vanessa queria fazer uma hidratação no seu rosto, pois tem a pele muito seca e desidratada. Na sua rotina, ela usa cosméticos mais gordurosos, como os cremes, para não ficar com a sensação ruim que a desidratação causa. Como durante o inverno a situação da pele de Vanessa piora, ela decidiu que aquele era o momento para procurar um centro estético e fazer uma hidratação.
Imagine que Vanessa foi até o seu centro de estética. Você realizou o processo de hidratação com cosméticos que ela nunca havia usado: gel de limpeza, adstringente e máscara em gel, formulações que evitam um aspecto "engordurado" da pele. Segundo a empresa que forneceu o produto, pode ser usado por todos os tipos de pele. Quando você iniciou o procedimento, Vanessa sentiu um desconforto muito grande, como se a pele estivesse repuxando. Apesar disso, ela não relatou nada, pois pensou que poderia ser algum produto ou técnica nova. Após o término do procedimento, Vanessa sentiu a sua pele ainda mais seca e, alguns dias depois, viu que estava descamando um pouco, principalmente na região das bochechas.
Com base nessa situação, examine as possíveis causas do insucesso do procedimento de hidratação realizado em Vanessa.
Padrão de resposta esperado
A possível razão do insucesso da hidratação de Vanessa foi o uso de cosméticos não apropriados para o seu tipo de pele. Vanessa tem pele seca, ou seja, tem pouca lubrificação e hidratação e, devido a isso, a pele tem aspecto opaco e menor atividade das glândulas sebáceas, tendendo a ressecamento e descamação.
Você usou cosméticos em gel e adstringentes. O gel de limpeza tem concentrações mais elevadas de tensoativos (detergentes) do que os cosméticos utilizados para peles secas, eles são utilizados para remover o sebo da pele, que tem alto conteúdo lipídico. Isso é excelente para peles oleosas, mas em peles secas pode causar mais ressecamento. Já o adstringente, é mais indicado para peles mista e oleosas porque regula a oleosidade. Por fim, a máscara em gel tem baixo conteúdo de lipídios e não é tão oclusivo quanto fórmulas em creme, de forma que o uso destes cosméticos podem ter auxiliado na piora do quadro de Vanessa.
Estrutura dos cosméticos
Desafio
Imagine que você é esteticista e trabalha no salão de beleza fazendo massagens, drenagens linfáticas e tratamentos faciais. No momento, você está procurando cursos mais voltados para área de cosméticos, pois está sempre em busca de aperfeiçoamento e tem uma personalidade bastante curiosa e investigativa. Certa vez, no salão de beleza, uma das cabeleireiras estava falando com uma cliente sobre xampus. Sua colega de trabalho disse que a espuma formada durante a aplicação deste produto não tem muita serventia. Diante dessa situação, você ficou intrigada e começou a investigar sobre o assunto. Em suas pesquisas, você encontrou a informação de que o xampu faz a limpeza dos cabelo, isto é, remove sujidade e oleosidade. Para você, a função da espuma era justamente essa, auxiliar nessa limpeza. Tentado verificar se a afirmação dita pela cabeleireira procedia, você pesquisou sobre os componentes da formulação do xampu.
Elabore um pequeno texto mostrando qual o componente químico do xampu é responsável pela limpeza dos cabelos, descrevendo a sua estrutura química, bem como os motivos pelos quais você concorda ou discorda da informação da cabeleireira.
Padrão de resposta esperado
Os componentes químicos responsáveis pela limpeza dos cabelos são os tensoativos ou surfactantes, pois são capazes de remover a sujidade e a oleosidade, que geralmente são formados por compostos apolares (insolúveis em água). Dessa forma, se usássemos apenas água para fazer a limpeza dos cabelos, seria um processo pouco eficiente.
A característica-chave desses componentes é que todos eles são moléculas solúveis em água e em substâncias apolares. Um exemplo de tensoativo bastante usado em xampus é o lauril sulfato de sódio, que também é capaz de produzir espumas. Dessa forma, ele auxilia na higienização dos cabelos, mas a espuma formada por ele não potencializa de forma significativa este processo. O principal motivo para colocar esses produtos nas formulações é porque a maioria das pessoas acha que um xampu bom deve fazer espuma, pois elas sentem uma maior sensação de limpeza. Por isso, assim como corantes e fragrâncias, o uso de lauril sulfato de sódio está mais ligado ao marketing. Sendo assim, o comentário da cabeleireira tem fundamento e a afirmativa pode ser considerada verdadeira.

Continue navegando