Buscar

Averiguar é democratizar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Averiguar é democratizar.
Estamos vivendo um período onde a informação, tecnologia e comunicação são os principais pilares do mundo. Sabemos de noticiais que acontecem do outro lado da Terra em questão de segundos. Apesar de ser importante para a humanidade +as pessoas estão ficando cada vez mais viciadas em informações, e isso está anulando a busca pela verdade.
A comunicação é nosso meio de expormos conhecimentos e, ela pode ser posta de vários modos e com várias finalidades, a mais presente é a cosmética, que tem como finalidade alterar a verdade. Cada vez mais noticias falsas sobre eventos reais são compartilhadas e as pessoas não procuram saber a origem e a veracidade das informações, anulando o senso critico dos cidadãos e atrapalhando o trabalho de quem doa sua vida a estudar e averiguar a informação já que as pessoas passam a acreditar nas notícias falsas. Os jornalistas são os principais profissionais nessa tarefa, arriscando inclusive suas vidas por informações.
A falta de senso critico de se aprofundar no quão verdadeira é a informação torna a pessoa ignorante aos fatos de seu cotidiano, e ao compartilhar com outras pessoas essa informação entra em um sistema de propagação de uma noticia falsa que pode afetar alguém. Um exemplo disso foi que em uma das fases da pandemia da Covid-19 teve-se a informação de que a medicação conhecida Vermicida poderia ser um tratamento precoce para o vírus, apesar de não existir tratamento precoce para tal de acordo com os especialistas.
As autoridades competentes junto com os meios de informação como Google e redes sociais deveria criar um projeto de lei que visa o combate e alerta a informações falsas. A informação é uma ferramenta que auxilia na justiça e na democracia, com ela a população nada fica em ignorância aos acontecimentos do mundo ao redor, portanto deve ser protegida e zelada.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes