Buscar

ad 2 pp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CEDERJ
POLO: ITAPERUNA
DISCIPLINA: POLITICAS PUBLICAS PARA GRUPOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE
NOME: ALUIZIO MARCOS FERREIRA HENRIQUE
MATRICULA: 18213150033
AD2
1)
Politicas públicas de modo geral podem ser fracionadas na sua definição como instrumentos de intervenção estatal, tomada de decisões legitimadas pelo Estado, instrumentos de planejamento a longo prazo e como sempre decisões do Estado para modificar o comportamento social e politico do cidadão.
Jaá o destino dessas politicas publicas envolveria claro a população em geral onde normas seriam criadas para o cumprimento do poder do Estado. Como o centro nervoso dessas normas teríamos a esfera publica onde partiria por exemplo a deliberação de interesses comuns (no legislativo , judiciário e executivo).
De maneira um pouco mais sistemático para execução dessas normas , aqui se citaria o caso da analises de politicas publicas. Essas ultimas envolveriam a identificação do problema, formulação de problemas , as tomadas de decisões propriamente ditas,implementação e não tao menos importante a avaliação. 
Numa pegada de como e por que se fariam essas politicas públicas ou mesmo o enfoque das mesmas poderíamos arriscar a afirmar que aqui entraria num sistema mais internacional os enfoques nos direitos humanos por exemplo e populacional.
Seja pelas ideias de Meda (grandes decisões do governo),Lynn (conjunto de acoes com efeitos específicos) ou mesmo Laswell numa pegada mais sinóptica a dissecação mental de politicas públicas explicaria com mais eficacia o destino dessas politicas, o autor e para quem seria destinada.
2)A taxa de pobreza no Brasil a mais ou menos de dez a cinco anos atras mostrou um pequeno percentual de crescimento da população e teve uma queda (no fator economia). Desta forma no Brasil presencia nessa mesma decada a queda na desigualdade social. Como se faz isso?Respondendo a essas perguntas podemos definir isso com o aumento na distribiçaão da renda mostrando como uma politica publica na area social pode ser promissora.
Analisando o fator humano número no fator pobreza se altera conforme dados estatisticos e e outros fatores (indicador). De maneira clara o que se observa que o fator renda é incompleto para a apresentação da pobreza no mundo . podem colocar a pessoa na linha de pobreza, haja visto que a pobreza é multidimensional . A preocupação da não extinção de uma determinada população deve ser mais importante do que a erradicação da pobreza.
Com os adventos dos programas sociais nos governos anteriores a este decenio podemos constatar um aumento na qualidade de vida do povo brasileiro. Mas com governos mais atuais , se preocupou mais com a não extinção de determinada classe pelo fator indicador pobreza(situaçao de vulnerabilidade) , mas acreditamos que o equilibrio no binomio diminuição de pobreza e não extinção de determinada classe povo deve ser notado. Tambem acreditamos que politicas publicas na area social devem ser mais eficazes para erradicar a pobreza e manter a não extinção , visto que enfrentamos serios problemas financeiros atrelados a economia mundial, podendo nos os brasileiros sairmos da classe dos países subdesenvolvidos.

Outros materiais