Buscar

Aula 6 América 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1
          Questão
	
	
	Que fator ocorrido em uma ilha do Caribe pode ser considerado como um fator de relevância para o acirramento da guerra fria na América?
		
	
	Golpe militar de 1964
	
	Guerra Hispano-americana
	
	Revolução Mexicana
	
	Independência do Panamá
	 
	Revolução Cubana
	Respondido em 01/04/2021 18:50:26
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	Leia o texto a seguir. A Revolução Cubana foi um dos processos históricos decisivos para o destino das nações latino-americanas na década de 60 e nas seguintes, bem como para a condução adotada pelo imperialismo no tratamento das questões envolvendo o subcontinente. Tendo sido conduzida por um grupo que não tinha, em princípio, o objetivo de uma transformação rumo ao socialismo, o processo revolucionário, na medida em que desencadeou uma série de reformas muito profundas, paulatinamente afastou-se dos grupos dominantes locais e dos interesses norte-americanos presentes na Ilha. (GUAZZELLI, C. B. História Contemporânea da América Latina: 1960-1990. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1993. p. 14.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. Após a instauração do socialismo em Cuba, suas relações com os Estados Unidos deterioraram-se, culminando com o embargo norte-americano ao comércio com esse país e com a malograda tentativa de invasão da ilha. II. A Revolução Cubana significou um novo alento para os movimentos sociais latino-americanos, e, nas práticas e ações, a década de 60 ficou marcada pelo sentimento de possibilidades que este movimento causou na América Latina. III. Fidel Castro, ao assumir o poder em Cuba, tomou como princípio e prática política o programa elaborado pelo grupo que o apoiou no período revolucionário, denominado "Aliança para o Progresso", e as ideias ali contidas foram cruciais para o desenvolvimento cubano. IV. O rompimento de Cuba com o imperialismo norte-americano teve como consequência, nas décadas de 60 e 70, o apoio dos EUA à garantia da autonomia e consolidação da democracia plena nas diversas nações hispano e luso-americanas.
		
	
	Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
	
	Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
	
	Somente as afirmativas III e IV são corretas.
	
	Somente as afirmativas I e III são corretas.
	 
	Somente as afirmativas I e II são corretas.
	Respondido em 01/04/2021 18:51:44
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Marque dentre as alternativas abaixo aquela que se relaciona ao desenvolvimento da Revolução cubana e a Guerra fria.
		
	
	Um acordo americano e sociético fez com que a URSS invadissem Cuba impedindo o desenvolvimento de uma revolução.
	
	A URSS não se envolveu nas questões cubanas referentes a Guerra Fria.
	
	A Revolução cubana favoreceu o apaziguamento das Relações entre EUA e URSS.
	
	Houve um aumento do número de imigrantes americanos para Cuba, a fim de combater o avanço capitalista.
	 
	A instalação de mísseis soviéticos em Cuba em 1962 aumentou a tensão existente durante a Guerra Fria.
	Respondido em 01/04/2021 18:52:16
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	A respeito da história política de Cuba, considere os itens seguintes. I. No início da década de 1930, Fulgêncio Batista já havia se transformado em homem forte do regime, embora só tenha ocupado a presidência posteriormente (1940-1944 e 1952-1959). II. A Organização dos Estados Americanos (OEA) decidiu, no início da década de 1960, implementar o bloqueio econômico e político a Cuba. III. A União Soviética apoiou o regime de Castro apenas a partir dos anos 1990, quando as dificuldades econômicas cubanas tornaram-se mais agudas. IV. No início da ascensão de Fidel Castro ao poder, tomaram-se medidas democráticas e nacionalizantes, tais como a reforma agrária radical e a expropriação de propriedades de norte-americanos e de cubanos dos ramos petrolífero, telefônico, açucareiro e de eletricidade. V. Apesar das divergências econômicas existentes entre Cuba e Estados Unidos da América, observam-se convergências significativas no que se refere às relações políticas. É correto apenas o contido em
		
	 
	II, III e V.
	 
	I, III e IV.
	 
	II, IV e V.
	 
	I, II e IV.
	 
	I, II e III.
	Respondido em 01/04/2021 18:53:26
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	A revolução cubana foi um fato marcante no processo histórico do continente americano. A relação da ilha com os Estados Unidos foi uma das questões emblemáticas do século XX. Escolha a opção que estabeleça corretamente a cronologia dos fatos nesta relação.
		
	
	Declaração de Guerra ao Eixo - Crise dos Mísseis - Emenda Platt
	
	Apoio estadunidense a independência de Cuba - invasão do quartel de Moncada - Emenda Platt
	 
	Tomada do poder pelos revolucionários ¿ confisco das propriedades produtoras de açúcar ¿ crise dos mísseis.
	
	Crise dos mísseis ¿ declaração de guerra ao eixo ¿ afirmação do caráter comunista da revolução.
	
	Apoio dos EUA à independência ¿ confisco de propriedades produtoras de açúcar ¿ concessão de Guantânamo.
	Respondido em 01/04/2021 18:54:21
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	Considerando-se a conjuntura da política externa dos Estados Unidos desde a gestão John Kennedy até a gestão Lindon Johnson, podemos afirmar que:
		
	
	os governos Kennedy e Johnson foram marcados pelo acirramento do macartismo e, consequentemente, pelo aumento de tensão com o bloco socialista.
	 
	o incidente conhecido como "Invasão da Baía dos Porcos", no governo Kennedy, caracterizou-se como uma fracassada tentativa americana de invadir Cuba.
	
	a escalada americana no Vietnã, Laos e Camboja, no governo Johnson, deve ser entendida pela retirada das tropas inglesas, paralelamente à influência chinesa nessas regiões.
	
	a implantação do Programa de Aliança para o Progresso, por Johnson, caracterizou-se pela doação de alimentos, particularmente leite, para a América Latina.
	
	a desestabilização da maioria das democracias latino-americanas pela CIA, com o objetivo de implantar governos ditatoriais "confiáveis", marcou o governo Kennedy.
	Respondido em 01/04/2021 18:55:22
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	Sobre a Revolução Cubana, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	Do México, Fidel Castro organizou junto com Che Guevara uma invasão a Cuba em 1956.
	 
	Em Cuba governava o ditador Fulgência Batista, que lutou contra os revolucionários cubanos, apoiados pela União Soviética.
	
	Fidel Castro e Che Guevara organizaram nas montanhas de Sierra Maestra um movimento guerrilheiro que cresceu rapidamente.
	
	Em 1959, Fidel Castro implantou um regime político baseado no nacionalismo e na expropriação de terras dos proprietários estrangeiros.
	
	Fidel Castro comandou um ataque ao Quartel de Moncada em 1953, sendo preso e só anistiado em 1955.
	Respondido em 01/04/2021 18:56:11
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	A Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro, estimulou a intelectualidade de esquerda na América Latina na busca por um futuro melhor para os povos latino-americanos. Em relação à Revolução Cubana, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	teve início em 1959 e o seu significado para a América Latina equivale ao significado que a Revolução Russa (1917) teve para a Europa e a Revolução Chinesa (1949) para a Ásia.
	
	com a vitória da Revolução, empresas foram estatizadas e as propriedades rurais submetidas à reforma agrária.
	
	na década de 1950, a economia cubana, controlada por capital norte-americano, baseava-se fundamentalmente na produção de açúcar.
	
	em represália à Revolução liderada por Fidel e Che Guevara, os EUA suspenderam a compra do açúcar cubano, criando dificuldades econômicas e forçando Cuba a se aproximar da URSS.
	 
	no processo da Revolução, o governo corrupto e repressivo de Fulgêncio Batista foi derrubado do poder por meio de um golpe apoiado pelos EUA.

Outros materiais