Buscar

AS P I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AS I
Pergunta 1 
1. Para que seja melhor entendido que essa problemática não é recente, pode ser abordada a visão do professor como um ofício, o que é bem apresentado na obra de Arroyo (2002). Esse autor mostra os professores, antes da República, como trabalhadores particulares e livres que construíam um ensino que excedia em vantagens o ensino público. Três estratégias racionais constituíram a profissão docente no início da República.
I. O ofício de ensinar passa do professor para o Estado.
II. O professor tornou-se um funcionário público sendo pago pelo Estado para Trabalhar.
III. O professor assume a responsabilidade pelos meios necessários para desenvolver as atividades pedagógicas.
Essas estratégias apresentam a ação do Estado sobre o ofício professor, EXCETO:
	
	a.
	I, apenas.
	
	b.
	II e III, apenas.
	
	c.
	III, apenas.
	
	d.
	II, apenas.
	
	e.
	I e II, apenas.
0,25 pontos   
Pergunta 2 
1. A educação é resultado de um grande processo histórico. Os hábitos e costumes de professores em sala de aula são repetidos, na maioria das vezes, por aqueles seus alunos, que hoje são professores. Isso se reflete na resistência dos docentes em aceitar novas formas de se trabalhar, novas metodologias de ensino.
Estamos diante da necessidade de __________, de construir um ofício novo, em que a tarefa do aprender/fazer é de relevância superior ao transmitir. Um dos grandes desafios é rever a concepção de conhecimento, romper os limites positivistas, concebendo o conhecimento como uma construção dinâmica, não autonomizada da prática social, como um recurso a ser mobilizado para desenvolver competências que permitam aos indivíduos interferir na sua realidade, identificando e resolvendo os problemas e os desafios colocados pela vida social. 
Assinale a alternativa que preenche, de forma CORRETA, a lacuna:
	
	a.
	estacionar
	
	b.
	criar
	
	c.
	computador
	
	d.
	amortecer
	
	e.
	negativar
0,25 pontos   
Pergunta 3 
1. O professor, na sua prática cotidiana, é um elemento ativo e a sua conduta pedagógica envolve os instrumentos do pensar e do agir responsáveis pelo domínio de seu campo específico de trabalho, com o rigor científico dos conhecimentos de que faz seus e dos meios instrumentais de que se apropria para elaborá-los e reconstruí-los de acordo com as exigências do processo metodológico-didático. Abaixo, estão elencadas afirmativas que dizem respeito a problemas enfrentados na formação de professores. Assinale a alternativa que NÃO mostra um desses problemas.
	
	a.
	O mestre de ofício levou para o sistema público de instrução uma série de características que nele permaneceram e que o sistema não desprezou, ao contrário, teria aproveitado e sobre elas se "constituiu e prostituiu", enquanto sistema público.
	
	b.
	Faltam investimentos em políticas públicas que mantenham a velocidade da atualização da carreira, no mesmo ritmo que a evolução tecnológica que é vista diariamente.
	
	c.
	A formação é pautada na prática da docência e na formação dos currículos pensados em blocos de conteúdos que pouco relacionam a escola, o aluno e o trabalho docente.
	
	d.
	Poucos projetos pedagógicos das Instituições de Ensino Superior (IES) demonstram a preocupação de modernizar-se para melhorar a formação dos futuros professores.
	
	e.
	A estrutura escolar se mantém igual à do século XIX. Esse fato faz com que ela não atenda de forma plena às novas necessidades sociais e não se torne um espaço de aprendizagem significativa.
0,25 pontos   
Pergunta 4 
1. Na atualidade, o papel da escola tem sido de auxiliar na formação de cidadãos, tornando-os ativos na sociedade em que vivem, transmitindo valores que facilitarão a convivência e possibilitarão seu crescimento pessoal. 
PORQUE
A escola tem a responsabilidade de contribuir para o conhecimento de saberes que compõem a atuação no mercado de trabalho, como, por exemplo, o domínio da capacidade leitora e escritora.
	
	a.
	A primeira proposição é verdadeira e a segunda proposição é falsa.
	
	b.
	As duas proposições são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	c.
	A primeira proposição é falsa e a segunda proposição é verdadeira.
	
	d.
	As duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	e.
	As duas proposições são falsas.

Outros materiais