Buscar

Avaliando 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(TJ/AP) Sobre a posse e os direitos do possuidor, é CORRETO afirmar: I. O possuidor turbado, ou esbulhado, poderá manterse ou restituir-se por sua própria força, contanto que o faça logo; os atos de defesa, ou de desforço, não podem ir além do indispensável à manutenção, ou restituição da posse. II. Os frutos naturais e industriais reputam-se colhidos e percebidos, logo que são separados; os civis reputam-se percebidos dia por dia. III. Ao possuidor de má-fé serão ressarcidas somente as benfeitorias necessárias; não lhe assiste o direito de retenção pela importância destas, nem o de levantar as voluptuárias. IV. As benfeitorias não se compensam com os danos e não dão direito ao ressarcimento mesmo quando não mais existirem ao tempo da evicção. V. Considera-se possuidor aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro conserva a posse em nome deste e em cumprimento de suas ordens ou instruções. Está correto o que consta APENAS em
		
	
	I, IV e V.
	
	III, IV e V.
	 
	I, II e III.
	
	II, III e V.
	
	II, III e IV.
	Respondido em 21/05/2021 15:33:52
	
Compare com a sua resposta: João não é titular do direito real de aquisição de bem imóvel pois levou a registro a promessa de compra e venda. Com relação à adjudicação compulsória, João poderia exigir a escritura definitiva de Pedro e Maria se não houvesse terceiro envolvido. A promessa de compra e venda não registrada não possui oponibilidade erga omnes e, portanto, não produzirá efeitos com relação a Paulo.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Questão objetiva Marque a alternativa CORRETA:
		
	
	Na disputa da posse fundada em domínio, a posse é daquele que dispõe de evidente título de propriedade.
	
	Em uma relação jurídica de direito real, há de um lado um sujeito passivo determinado (titular de um dever jurídico de sujeição e, de outro, um sujeito ativo universal.
	
	Uma das diferenças entre os direitos reais e os direitos pessoais é que direitos pessoais são atípicos, enquanto que os direitos reais podem ou não ser típicos.
	 
	A propriedade é, como regra, um direito real ilimitado.
	
	O atual Código Civil não mais contempla direitos reais de aquisição
	Respondido em 21/05/2021 15:36:33
	
Compare com a sua resposta:
Assertiva correta.
De forma implícita..., significa que se elas não forem explicitamente em desacordo com a nova CF seu uso esta de "acordo" com as normas constitucionais em vigor, ou seja implicitamente, de uso válido até que seja questionada por ADPF, se for o caso; A nova constituição não precisa dizer quais as normas anteriores a ela são válidas ou inválidas, seria impossível, então as normas pretéritas terão validade, estando com conteúdo que se compatibilize materialmente com a nova Constituiçao, sendo tais normas recepcionadas IMPLICITAMENTE, sem necessidade de pronuciamento.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(TJSP/Magistratura - 170° adaptada) Diz o art. 1.196 do Código Civil que "considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade". O Código Civil adotou a teoria de quem? Como se define?
		
	 
	De Ihering, com sua teoria objetiva. A posse é a conduta de dono. É, então, a exteriorização da propriedade, visibilidade do domínio, uso econômico da coisa.
	
	O reivindicante, obrigado a indenizar as benfeitorias ao possuidor de má-fé, tem o direito de optar entre o seu valor atual e o seu custo; ao possuidor de boa-fé indenizará sempre pelo valor de custo.
	
	De Savigny, com sua teoria objetiva. A posse consiste na detenção física da coisa.
	
	de Ihering, com sua teoria subjetiva. A posse caracteriza-se pela conjugação de dois elementos: o corpus e o animus.
	
	De Savigny, com sua teoria subjetiva. A posse consiste na intenção de exercer sobre a coisa um poder no interesse próprio.
	Respondido em 21/05/2021 15:39:03
	
Compare com a sua resposta:
 A) Gabarito: Sim. A constituição de garantia hipotecária em momento posterior ao início da contagem do prazo para a prescrição aquisitiva não obsta a usucapião, haja vista ser essa forma originária de aquisição da propriedade imóvel. Há, inclusive, precedente recente do STJ nesse sentido: REsp 716753/RS. O prazo da usucapião nesse caso, consoante o art. 2.028, CC, é o do Código Civil de 2002, qual seja, 15 anos, motivo pelo qual Soraia poderá usucapir em 2015. B) Gabarito: O Banco pode exigir nova garantia, sob pena de vencimento antecipado da obrigação.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(TRT ¿ PE ¿ FCC ¿ Juiz do Trabalho ¿ 2013) A Constituição da República prevê, como mecanismo atrelado ao cumprimento da função social da propriedade, a:
		
	 
	Instituição de imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo, sucessivamente a parcelamento ou edificação compulsórios.
	
	Desapropriação para fins de reforma agrária, mediante indenização em títulos da dívida pública, de glebas em que localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas.
	
	Impossibilidade absoluta de desapropriação da pequena e média propriedade rural, para fins de reforma agrária.
	
	Usucapião de área urbana de até cinquenta hectares, por quem a possua, ininterruptamente e sem oposição, por cinco anos.
	
	Requisição de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.
	Respondido em 21/05/2021 15:40:56
	
Compare com a sua resposta: Nao, possui natureza sui generis. Savigny sustenta que a posse é ao mesmo tempo um direito e um fato. a posse não seria nem direito real nem direito pessoal, mas um direito especial, ¿sui generis¿, não se encaixando perfeitamente em quaisquer categorias convencionais. Os direitos reais tem caracteres e princípios próprios, como o absolutismo ¿ exercem-se os direitos reais contra todos (¿erga omnes¿), donde surgem o ¿direito de sequela¿ ou ¿jus persequendi¿ isto é, o direito de perseguir a coisa e reivindicá-la em poder de quem quer que esteja, bem como o ¿jus praeferendi¿, ou direito de preferência. Diferentemente, os direitos pessoais só obrigam as partes contratantes, tendo caráter relativo.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Apesar de inexistir consenso na doutrina, podemos apontar as seguintes características dos direitos reais, geralmente enumeradas, EXCETO:
		
	
	a exclusividade;
	
	a oponibilidade erga omnes;
	
	o direito de sequela;
	
	a preferência;
	 
	a não taxatividade

Outros materiais