Buscar

Introdução aparelho urinário rim

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Introdução aparelho urinário- RIM INTRODUÇÃO
Neste resumo irei abordar o que eu acho mais relevante sobre o conteúdo. 
RIM
Considerações iniciais:
- O rim esquerdo é mais alto que o direito, pois nesse o fígado faz esse “empurrão” um pouco pra cima.
-É um órgão retroperitônial, pois o peritônio parietal localiza-se na parte anterior dele. Assim, entende-se que o rim está por trás do peritônio. 
-Interessante atentar-se ao tamanho dele, pois caso ocorra alteração no tamanho esperado, é possível que haja alguma inflamação ou obstrução. Tamanho: 10cm de comprimento, 5cm de largura, 2,5-3cm de espessura. 
-Caso aumente o tamanho do rim, pode estar acontecendo uma hidronefrose, que é um excesso de urina ocasionado por uma obstrução renal, também conhecida como calculo renal. 
-O rim é dividido em córtex (parte mais externa) e medula (parte mais interna). 
-É válido saber os músculos que se relacionam com eles: Diafragma (na parte superior), e os que estão relacionados na parte lateral medial, sendo eles o músculo transverso do abdome, quadrado lombar e psoas maior. 
-Sobre a fáscia que recobre esse órgão: é a fáscia renal, a qual possui dois folhetos (anterior e posterior) para recobrir; essa fáscia se prolonga e se funde com a fáscia frênica inferior (fáscia que recobre o diafragma), assim pode-se por lógica entender que o movimento de ambos estão conectados, e se, por exemplo: você inspira, e move o diafragma com essa ação, você vai mover os rins também, há esse acompanhamento. 
-Anterior ao rim direito, podemos encontrar: o fígado e a flexura direita do colo ascendente e do rim esquerdo encontraram baço, pâncreas, estômago, cólon descendente, jejuno e glândula suprarrenal. 
-Anatomicamente falando a posição do polo superior está na T12 e do polo inferior na L3. 
-Se fosse fazer uma estratificação até chegar ao rim, da parte posterior em direção a anterior no corpo humano: pele, tecido subcutâneo, fáscia muscular, músculo, gordura pararrenal, lâmina posterior da fáscia renal, gordura perirrenal, rim.

Outros materiais