Buscar

A diversidade no ambiente escolar

Prévia do material em texto

Função Social da Escola - Atividade 1.
A diversidade no ambiente escolar.
Diante das diversidades raciais, de gênero, culturais, religiosas e comportamentais, nossa sociedade vem discutindo como ensinar a importância do respeito e a tolerância no ambiente escolar.
É na escola onde as crianças têm o primeiro contato com a diversidade, com crianças de cabelos, cor de olhos e pele diferente delas, com culturas e vivencias diferentes. É nesse momento que vão aprender que não somos todos iguais e nesse mesmo momento é extremamente importante o trabalho do educador.
Cabe ao educador pesquisar a historia de cada aluno, para que em seu planejamento tenha adaptações aos conteúdos e atividades desenvolvidas em sala de aula, de acordo com os interesses e realidade de cada aluno. Dessa forma fica mais fácil ensinar o respeito e a tolerância com o próximo, que o dialogo é a caminho mais inteligente de conhecer o diferente. 
É nos anos iniciais que este trabalho deve ser desenvolvido, já que a criança ainda está formando seu caráter. Ainda não sabem o que é preconceito, mas já são capazes de saber o que é uma brincadeira que pode magoar um colega.
 A diversidade na escola deve ser ensinada de forma natural, onde o dialogo seja o meio para o conhecimento e o respeito com as diferencias, formando um grupo unido e uma sociedade mais justa e igualitária. 
Alu2020101108
Érika Katsue Fuzita
1

Outros materiais