A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Avaliação 1 Auditoria em Saúde Uniasselvi

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	 Auditoria em Saúde
Avaliação – Questionário I 
A auditoria prospectiva ou pré-auditoria é uma auditoria realizada antes do procedimento médico ser efetivamente realizado. Em função de suas especificidades, esse tipo de auditoria pode ser realizada tanto pelo auditor do plano de saúde em que o paciente esteja assegurado quanto pelo auditor do hospital. Com relação a este tipo de auditoria, analise as sentenças a seguir:
I- Na maioria das vezes, essa auditoria é realizada pelo auditor do plano de saúde, pois, em muitos casos, antes de efetuar o procedimento, o paciente precisa encaminhar a solicitação médica para seu convênio, para fins de autorização. 
II- Este tipo de auditoria tem como principal objetivo auditar a conta hospitalar após a alta do paciente. O objetivo é verificar se todos os custos estão lançados na conta hospitalar do paciente.     
III- Este tipo de auditoria é realizada durante o período de internação e auxilia no controle de custos do hospital para com o paciente.  
IV- Na auditoria prospectiva são analisados itens como a situação do médico executante do procedimento perante a operadora e a avaliação da situação do usuário perante sua operadora.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	2.
	A principal função das unidades de saúde é entregar ao paciente um serviço de qualidade e que satisfaça as necessidades do paciente. Esta questão deve ser exercida independentemente de ser realizada uma auditoria ou não. Sendo assim, a auditoria pode ser dividida em dois segmentos:a auditoria interna e a auditoria externa. Quanto às características da auditoria interna, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É aquela em que os profissionais da própria instituição realizam a auditoria. 
(    ) É aquela realizada com o objetivo de sanar qualquer irregularidade.
(    ) É aquela em que a empresa contrata um profissional terceirizado para a realização dos serviços.
(    ) É aquela em que o auditor pode ser contratado pela própria empresa ou por uma empresa terceirizada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	3.
	Auditoria interna é a atividade desempenhada por profissionais dentro da instituição com o objetivo de sanar qualquer não conformidade. Ela exerce um importante papel nas organizações e tem se consolidado como uma ferramenta indispensável, tanto para melhorar o atendimento aos clientes quanto para orientar os processos de tomada de decisão dos gestores. Com relação ao papel do auditor interno, analise as sentenças a seguir: 
I- De maneira geral, o papel do auditor interno é unir a qualidade da assistência ao lucro financeiro e, para isso, seu trabalho não se restringe a um determinado setor, e sim a todos os setores que podem se relacionar com o serviço a ser auditado.   
II- Criar uma equipe de auditoria interna é obrigatoriedade de todos os hospitais. O objetivo é realizar uma avaliação frequente e detalhada da qualidade dos serviços prestados aos clientes. 
III- Uma equipe de auditoria interna na área hospitalar deve ser formada exclusivamente por enfermeiros em razão de que estes profissionais estão diretamente envolvidos com os pacientes.  
IV- Na área hospitalar, a auditoria interna trabalha com o prontuário médico. Em hipótese alguma o auditor interno, ou sua equipe, podem adulterar qualquer informação registrada neste prontuário.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	O auditor, assim como outras profissões, possui direitos e deveres. Em função disso, é fundamental que o auditor esteja ciente de seus direitos e deveres para que tenha condições de desenvolver um ótimo trabalho. Com relação aos direitos e deveres do auditor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É de direito do auditor solicitar esclarecimentos de itens e práticas que não estejam claras e que possam causar dúvidas ou duplas interpretações dos fatos registrados e apresentados a ele. 
(    ) O auditor pode alterar informações registradas em prontuários para facilitar ações de identificação de fragilidades de controle.     
(    ) O auditor interno, ao realizar uma auditoria interna, analisa o desempenho dos profissionais fora da instituição auditada.  
(    ) Com relação à auditoria externa, é de responsabilidade do auditor estar a par do contrato vigente entre as partes (auditor e serviço auditado), bem como conhecer manuais, protocolos e rotinas daquela instituição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	Com o surgimento dos prestadores de serviços de saúde em sistema privado, houve uma necessidade maior da fiscalização da qualidade desses serviços. No entanto, por intermédio de uma lei, no ano de 1998, as atividades dos planos de saúde foram então regularizadas. Sendo assim, essas instituições precisavam de um controle maior. Sobre a decisão tomada na época para estabelecer esse controle, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As operadoras utilizaram o mesmo método de controle de gastos que o sistema previdenciário utilizava, com o intuito de controle dos insumos.
	 b)
	As operadoras de plano de saúde revolucionaram o método de controle na época, implantando um método totalmente diferenciado.
	 c)
	A utilização dos mesmos métodos da saúde pública para controle de insumos e gastos na saúde privada era ineficiente.
	 d)
	A instituição da lei no ano de 1998 nada mudou com relação ao perfil do auditor, tanto para a saúde pública como para os setores privados.
	6.
	Muitas vezes, assim que o paciente dá entrada no hospital, ele é encaminhado diretamente para o centro cirúrgico. Dependendo dos procedimentos, após sua recuperação, ele é encaminhado ao leito. Para que esse processo seja realizado com sucesso, o hospital deve fornecer todos os materiais necessários para a realização dos procedimentos. Sendo assim, o hospital deve ter centros especializados que cuidem desses materiais. Sobre esses centros, analise as sentenças a seguir:
I- Um dos centros necessários para a manutenção dos materiais é o chamado centro administrativo, que fica responsável por manter o estoque de materiais sempre abastecido.
II- Um dos centros necessários para a manutenção dos materiais é o chamado centro de materiais e esterilização, responsável pela esterilização e fornecimento de materiais para os procedimentos.
III- Um dos setores necessários para os procedimentos é a farmácia satélite, que funciona como uma extensão da farmácia principal.
IV- Um dos setores que o hospital deve ter é uma farmácia que atenda a cada setor, suprindo as necessidades mais específicas. Essas farmácias são denominadas farmácias satélite.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	7.
	A auditoria possui várias tipologias com o objetivo de atender às mais variadas necessidades das organizações, sejam elas da área da saúde ou não. Além da auditoria financeira e de qualidade, temos também a auditoria interna e a auditoria externa. Esses dois últimos tipos de auditoria mencionados são muito parecidos, porém devemos nos atentar para cada detalhe evitando erros nos processos de auditoria, bem como influência nos resultados. Assinale a alternativa CORRETA que se refere à auditoria interna: