Buscar

Conflito de gerações de leitores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Conflito de gerações de leitores
O texto o conflito de gerações de leitores escrito por Alexandre lobão começa contando pouco da sua pré-adolescente quando passava as férias na casa da sua tia, lendo e “descobrindo o tesouro da literatura brasileira e universal”. E já nos dias atuais ouviu um jovem aluno reclamar de um livro, porque a historia demorava muito para começar.
Então o autor relata a diferença de gerações dos leitores e divide ela em três, são as gerações X, Y, Z. A geração x dos anos 80 tinha pouco acesso à tecnologia e teve o primeiro contato com os computadores em sua adolescência, porém de difícil acesso e pouco utilizado. A geração Y denominada “multitarefa” nascida a partir dos anos 1990 na qual consegue desempenhar diversas atividades ao mesmo tempo, o autor faz criticas a ela, segundo ele essa geração se entediam mais facilmente das atividades lineares, e tem dificuldade para se concentrar em uma única atividade, o que sabemos ser necessário para ler um livro. O autor traz a ideia de geração Z como um problema agravado da geração Y, e faz uma observação a nova geração que ele denomina de XY, que já vai nascer submisso a internet.
Algumas editoras já estão se adequando as novas gerações, que disponibilizam cada vez menos tempo a leitura, estão produzindo resumos de livros, porém a busca por produzir livros cada vez mais resumidos acaba tirando o sentido deles, que dificulta o entendimento ate de leitores experientes. Então o autor indaga o futuro dos leitores e da leitura, que estão fadados a conhecer versões sintáticas de grandes obras e potenciais grandes escritores, escrevendo apenas em blogs e em redes sociais.

Outros materiais