Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Avaliação II Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (19435)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( peso.:1,50)
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	Os denominados "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", a ODM, correspondem num conjunto de oito compromissos ou macro-objetivos assumidos por todos os Estados-membros da Organiza-ção das Nações Unidas (ONU), que indicam e analisaram os maiores problemas globais na passa-gem do milênio. Ao conhecer os oito macro-objetivos, seus indicadores e metas a serem atingidos, é possível instituir ações concretas dos governos e da sociedade para alcançá-los. Com base nos oito macro-objetivos, assinale alternativa CORRETA:
	 a)
	(1) Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento; (2) Atingir o ensino básico univer-sal; (3) Reduzir a mortalidade infantil; (4) Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; (5) Melhorar a saúde materna; (6) Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; (7) Garantir a sustentabilidade ambiental; (8) Erradicar a extrema pobreza e a fome.
	 b)
	Erradicar a extrema pobreza e a fome; (2) Atingir o ensino básico universal; (3) Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; (4) Reduzir a mortalidade infantil; (5) Melhorar a saúde materna; (6) Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; (7) Garantir a sustentabilidade ambiental; (8) Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
	 c)
	(1) Erradicar a extrema pobreza e a fome; (2) Reduzir a mortalidade infantil; (3) Melhorar a saúde materna; (4) Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; (5) Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; (6) Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento (7) Garantir a sustentabilidade ambiental; (8) Atingir o ensino básico universal.
	 d)
	(1) Reduzir a mortalidade infantil; (2) Erradicar a extrema pobreza e a fome; (3) Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento (4) Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; (5) Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; (6) Melhorar a saúde mater-na; (7) Garantir a sustentabilidade ambiental; (8) Atingir o ensino básico universal.
	2.
	Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), esses direitos são universais, indivisíveis, inalienáveis, interdependentes e inter-relacionados em sua realização. Sobre as cinco esferas dos direitos humanos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Universais.
II- Indivisíveis.
III- Inalienáveis.
IV- Interdependentes e inter-relacionados.
(    ) Todos os direitos, sejam civis, políticos, econômicos, sociais ou culturais são igualmente ne-cessários para uma vida digna. Eles precisam ser considerados como um todo e a realização de um não pode ser justificativa para a não realização de outros.
(    ) Aplicam-se a todos os seres humanos, independente do sexo e da opção sexual, idade, ori-gem étnica, cor da pele, religião, opção política, ideologia ou qualquer outra característica pessoal ou social.
(    ) Há uma relação existente entre diferentes fatores que se complementam já que um fator inter-fere no outro, por exemplo: não há liberdade sem alimentação; não há saúde sem alimentação saudável e adequada etc.
(    ) Os direitos humanos são intransferíveis, inegociáveis e indisponíveis. Portanto, não podem ser tirados por outros, nem podem ser cedidos voluntariamente por ninguém, nem podem ter a sua realização sujeita a condições.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I - IV.
	 b)
	IV - II - III - I.
	 c)
	I - III - II - IV.
	 d)
	II - I - IV - III.
	3.
	Após a Segunda Guerra Mundial, em 1948, foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), que define um ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as na-ções, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, reconheça seus princípios, e que façam esforços para a sua aplicação, por meio do ensino e da educação, visando a promo-ção do respeito a esses direitos e liberdades nela previstos. Com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Conforme prevê a citada Declaração no Artigo 7, todos são iguais perante a lei e têm direito a igual proteção legal sem qualquer distinção independentemente de sua origem.
	 b)
	Conforme prevê a citada Declaração no Artigo 7, todos são iguais perante a lei e têm direito a igual proteção legal respeitadas as diversidades locais.
	 c)
	Conforme prevê a citada Declaração no Artigo 7, todos são iguais perante a lei e têm direito a igual proteção legal sem qualquer distinção.
	 d)
	Conforme prevê a citada Declaração no Artigo 7, todos são iguais perante a lei e têm direito a igual proteção legal considerado o livre arbítrio pessoal.
	4.
	A Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional, nº 11.346/2016, define o termo "segurança alimentar e nutricional". Com base na Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional e sua abrangência, analise as sentenças a seguir:
I- Abrange a utilização sustentável dos recursos, bem como a garantia da qualidade biológica, sani-tária, nutricional e tecnológica dos alimentos, bem como seu aproveitamento.
II- Abrange a implementação de políticas públicas e de estratégias sustentáveis e participativas de produção, comercialização e consumo de alimentos, ofertados de acordo com as diferentes carac-terísticas culturais do país.
III- Abrange a redução das condições de acesso aos alimentos mais caros por meio da produção, em especial da agricultura orgânica e familiar, do processamento, da industrialização, da comercia-lização, do abastecimento e da distribuição dos alimentos e da água.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	As políticas de segurança alimentar e nutricional incorporadas a partir da Lei n° 11.346/2006 a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN) devem garantir a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), na qual busca proporcionar o direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, de forma que não comprometa o acesso a outras necessidades essenciais. Sobre as políticas de segurança alimentar e nutricional, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- SISAN.
II- PNSAN.
III- SAN.
(    ) Possui o objetivo geral de promover a segurança alimentar e nutricional, na forma do art. 3o da Lei no 11.346, de 15 de setembro de 2006, bem como assegurar o direito humano à alimentação adequada em todo território nacional.
(    ) Foi instituído no ano de 2006 pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, tendo por objetivo, assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Suas instâncias interagem e funcionam plenamente na esfera Nacional (CAISAN, CONSEA e Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional).
(    ) Consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis, conforme Art. 3º da Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 11.346 de 15 de setembro de 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - Sisan com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 set. 2006. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004- 2006/2006/Lei/L11346.htm#:~:text=Cria%20o%20Sistema%20Nacional%20de,adequada%20e%2 0d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias>.
Página12