Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação I Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (19435)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( peso.:1,50)
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	Na atenção primária à saúde a ação dos profissionais devem guiar-se pelo compromisso e pelo conhecimento da realidade epidemiológica em seu local de atuação, e das estratégias de ação em saúde coletiva. Com base nas responsabilidades e objetivos da atuação do nutricionista na equipe multiprofissional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Cuidado nutricional, envolvido na atenção primária como o tratamento de doenças crônicas não transmissíveis decorrentes da má alimentação.
	 b)
	Gestão das ações de alimentação e nutrição e cuidado nutricional propriamente dito, que envolve diagnóstico, promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e assistência.
	 c)
	Gestão do cuidado e a atenção nutricional em nível comunitário, porém, excluindo a atenção à indivíduos e famílias, já que a atenção primária tem caráter coletivo.
	 d)
	Gestão do cuidado nutricional com ações aplicáveis a cada ciclo da vida.
	2.
	Para fins de identificar as principais metas a serem atingidas pela população no âmbito do governo, foram criados seis grandes objetivos a serem cumpridos por meio de programas distribuídos entre os vários ministérios. Com base nos objetivos listados no âmbito do governo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para a redução da mortalidade na infância o Ministério da Saúde desenvolveu os seguintes programas: Programa de Combate às Carências Nutricionais, Programa Nacional de Imunização (PNI), Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e Ações de Saneamento Básico da Fundação Nacional de Saúde.
(    ) Entre os objetivos do governo, temos programas buscam fortalecer a agricultura familiar, no qual, em sua maioria, não direcionam suas mercadorias ao mercado externo, mas sim para o atendimento imediato de sua produção.
(    ) A Geração de Emprego e Renda e Qualificação Profissional é regida pelo Ministério do Trabalho e não é um dos objetivos do governo já que não possui relação direta com a saúde do brasileiro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - F - F.
	
	Historicamente, a preocupação com a saúde da população em relação ao consumo alimentar e o entendimento da necessidade de políticas públicas de alimentação e nutrição foi influenciada pela Primeira Guerra Mundial e juntamente à origem da nutrição como área de conhecimento científico. Sobre o surgimento de políticas públicas, ordene os itens a seguir:
I- Os primeiros estudos da área relacionados à alimentação foram desenvolvidos pelo químico francês Antoine Laurent de Lavoisier, evidenciando a relação entre o processo respiratório e o metabolismo dos alimentos, e em seguida outros estudos surgiram, sobre proteínas e, posteriormente, o surgimento do conceito de vitaminas.
II- A situação de países atingidos pela Primeira Guerra Mundial agravou-se ainda mais após o surgimento da Segunda Guerra Mundial, estendendo-se além do continente europeu, afetando de maneira direta e indireta a economia mundial.
III- Muitos médicos estudiosos produziram pesquisas na área da nutrição, tendo destaque para a contribuição científica através de sua obra "Geografia da Fome", um clássico da literatura científica.
IV- O Estado passa a se preocupar com os dados científicos dos estudos de problemas nutricionais da população e cria e executa uma das primeiras políticas públicas com foco na saúde do trabalhador. É criado o Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS) e dá início ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - II - III - I.
	 b)
	I - IV - III - II.
	 c)
	IV - II - I - III.
	 d)
	I - III - II - IV.
	 *
	Observação: A questão número 3 foi Cancelada.
	
	A Resolução CD/FNDE n° 26, de 17 de junho de 2013, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar, é uma diretriz da Alimentação Escolar. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A participação da comunidade no controle social, no acompanhamento das ações realizadas pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios para garantir a oferta da alimentação esco-lar saudável e adequada.
PORQUE
II- A organização e gestão dos cuidados relativos à alimentação e nutrição na rede pública de ensino, iniciadas pelo diagnóstico da situação alimentar e nutricional da população atendida.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 b)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 c)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	 *
	Observação: A questão número 4 foi Cancelada.
	5.
	O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) apoia profissionais para a predição de condutas aos pacientes. Com base nas etapas que constituem o ciclo de políticas públicas, analise as sentenças a seguir:
I- A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) dá subsídios para o planejamento da atenção nutricional e das ações de promoção da saúde e alimentação adequada e saudável no SUS.
II- O Estado deve atuar visando o acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde.
III- A qualificação do cuidado na Atenção Básica auxilia no controle, participação social e no diagnóstico da situação de Segurança Alimentar e Nutricional, devendo apoiar profissionais da saúde no diagnóstico local e oportuno dos agravos alimentares e nutricionais e no levantamento de marcadores de consumo alimentar que possam identificar fatores de risco, possibilitando ações individuais e/ou coletivas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	O PNAE (Programa Nacional de Alimentação do Escolar) é o mais antigo programa do governo brasileiro na área de alimentação escolar e de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Com base no PNAE, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O PNAE tem como objetivo contribuir para o crescimento e desenvolvimento biopsicossocial associado à aprendizagem, no rendimento escolar e na formação de hábitos saudáveis dos alunos, atuando na educação alimentar e nutricional e na oferta de refeições que atinjam suas necessidades nutricionais durante o período que estão em ambiente escolar.
(    ) O PNAE possui objetivos complementares sendo estes: envolver todos os estados, Distrito Federal e municípios na execução do programa, dar limites ao exercício do controle social para melhoria da organização das decisões, ampliar a economia local, auxiliando na geração de emprego e renda no país e ainda, obedecer a hábitos alimentares da população agrícola.
(    ) O PNAE pode ser considerado um dos maiores e mais abrangentes em todo o mundo quando nos referimos ao atendimento universal dos escolares e na garantia do direito humano à alimentação adequada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	F - V - V.
	 *
	Observação: A questão número 6 foi Cancelada.
	7.
	Diante do novo cenário epidemiológico e nutricional caracterizado pelo avanço das doenças crônicas não transmissíveis, diminuição da fome e desnutrição, aumento considerável da obesidade como consequência da mudança do padrão de consumo alimentar e sedentarismo associado às inovações na gestão e organização
Página12