Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Princípios de Banco de Dados (GTI11)
	
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669278) ( peso.:4,00)
	
	Prova:
	32351179
	Nota da Prova:
	-
	
	1.
	Para manter grandes repositórios compartilhados de dados, ou seja, para manter bancos de dados, são usados sistemas de gerência de banco de dados (SGBD). Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) - do inglês Data Base Management System (DBMS) - é o conjunto de softwares responsáveis pelo gerenciamento de um banco de dados. Descreva as principais funções do SGBD.
	Resposta Esperada:
- Manutenção do dicionário de dados: o SGBD deve prover a estrutura de armazenamento que comporte os relacionamentos e os tipos de dados específicos.
- Segurança: o SGBD é responsável por garantir a segurança em diversos níveis, desde o fato de encapsular o banco de dados, de tal maneira que nem usuários nem aplicações reconheçam como os dados estão armazenados fisicamente. O SGBD também será responsável por gerenciar as permissões de acesso, visto que existem regras que definem os acessos, ou seja, quais bases estão visíveis, quais tabelas ou qualquer outra característica que estará disponível.
- Apresentação dos dados: o SGBD é responsável por apresentar os dados independente da aplicação que o esteja requerendo. Um exemplo clássico é a exibição de datas, um SGBD deve armazenar uma data de tal modo que possa ser extraído tanto no formato brasileiro quanto no formato americano.
- Controle simultâneo: é uma das principais tarefas de um SGBD, bem como principal diferença dos gerenciadores de arquivos dito tradicionais. Deve permitir que diversos usuários acessem o banco de dados através de transações, garantindo que uma não interfira na outra, mantendo a consistência dos dados.
- Gerenciamento de backups: o SGBD deve prover recursos para que sejam realizados backups, cópias de segurança, e que tais mecanismos possam ser empregados na recuperação de dados.
- Linguagem de acesso e manipulação: é fornecida pelo SGBD uma linguagem estruturada para consulta e alteração dos dados. Através dela, é possível que o utilizador tenha acesso aos dados de uma forma mais simplificada. O SQL (Structured Query Language) é uma espécie de linguagem padrão para este fim. Alguns SGBDs fornecem outra linguagem de programação para possibilitar a implementação de rotinas que executem no servidor do banco.
	2.
	Em linguagem SQL, as instruções DDL (Data Definition Language) são usadas para definir a estrutura dos dados, isto é, tudo que diz respeito à criação de tabelas e demais objetos de banco de dados, alteração e exclusão destas estruturas. Diante disso, considerando o modelo lógico anexo, adicione a tabela professor com id, nome e data de nascimento, e associe ele a disciplina (um professor ministra várias disciplinas).
	
	Resposta Esperada:
CREATE TABLE PROFESSOR (
                ID_PROFESSOR SERIAL,
    NOME VARCHAR(100),
                DATA_NASC TIMESTAMP
)
ALTER TABLE DISCIPLINA ADD COLUMN ID_PROFESSOR INTEGER;
ALTER TABLE DISCIPLINA ADD FOREING KEY ID_PROFESSOR REFERENCES PROFESSOR(ID_PROFESSOR)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes