Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE BIOFÍSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

É importante destacar a importância da disciplina de Biofísica nas mais diversas áreas da saúde, seja na Medicina, Farmácia, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, entre outras, então a partir daí percebe-se que com aquisição de conhecimentos sobre a Biofísica e sua relação com outras ciências podemos nos apropriar de vários elementos no tangente a tratamentos dentro da fisioterapia que abranja calor e frio, eletricidade, e vários outros métodos que permitem aliviar dores e desconfortos, portanto a Biofísica é essencial para tratamentos que envolvam a Fisioterapia.
 Então no estudo sobre o DNA percebe-se que inúmeros progressos foram obtidos, tais como a identificação da estrutura e da função do ácido desoxirribonucléico (DNA) e a importância das técnicas e análises de DNA técnicas moleculares que permitiram o isolamento, a manipulação, a multiplicação e o sequenciamento do DNA (Watson et al., 2009). No entanto, conjunto de técnicas e análises, construído ao longo das últimas décadas, levou a novas possibilidades de pesquisas, aumentando o conhecimento sobre a organização e a regulação genética dos organismos e propiciou avanços tecnológicos importantes em diferentes áreas. Como já mencionado, o DNA configura o genoma de todos os organismos e, portanto, contém as informações genéticas necessárias para o seu funcionamento e regulação. Nesse sentido, foram desenvolvidas diferentes técnicas moleculares que permitem analisar o DNA. Os escopos destas análises genéticas consistem em entender o funcionamento normal das células, como também através destas técnicas moleculares é possível isolar o DNA dos demais constituintes celulares, realizar cortes para a manipulação da molécula, multiplicar a quantidade de cópias, separar as moléculas e determinar a sequência de nucleotídeos do DNA de qualquer organismo.
Sabendo dessa relação simbiótica entre a Biologia e a Física pode destacar as técnicas envolvendo o DNA estão cada vez mais presentes no dia a dia, envolvendo a produção de alimentos, o diagnóstico, prevenção e tratamentos médicos, os testes de paternidade e para resolução de crimes. É formidável, portanto, conhecer estes temas e difundir estes conhecimentos científicos nas instituições de ensino e nas diferentes áreas da sociedade, demonstrando que é possível realizar avanços importantes para a qualidade de vida das pessoas por meio de pesquisa e alargamento de novas tecnologias.
REFERÊNCIAS:
WATSON, JD; MYERS, RM; CAUDY, AA; WITKOWSKI, JA. DNA Recombinante – Genes e Genomas, 3ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Outros materiais