Buscar

Comunicação corporativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comunicação corporativa
Atualmente o acesso à informação está incrivelmente mais fácil se comparado a algumas décadas atrás e isso tudo é graças a todo o avanço tecnológico. Não é nenhuma novidade acontecer algo do outro lado do planeta e ficarmos sabendo alguns minutos depois. Com toda essa mudança, as empresas tem o desafio de acompanhar e manter a boa comunicação e relação entre seus funcionários.
Ironicamente, graças aos meios digitais, nos comunicamos e nos aproximamos de pessoas que estão, muitas vezes longe, com mais facilidade do que com pessoas que estamos convivendo no dia a dia. O caso apresentado traz um desafio que se encaixa no nosso cenário atual, porém, com o adicional da incorporação de duas empresas com ramos de negócio parecidos, mas com culturas diferentes. 
Nesse contexto, como gestor e responsável pela migração, estudaria as duas culturas para entender melhor cada ponto de vista e procurar interesses em comum entre as empresas. Após isso, investiria em campanhas e estratégias internas para incentivar um padrão de divulgação e de circulação de informações de forma intuitiva e atrativa para que, sem perceber, virasse algo rotineiro a atualização das informações. Dependendo do resultado da “pesquisa”, já com o perfil dos funcionários traçados, poderíamos pensar em uma rede social interna, informativos via email de forma mais descontraída, um portal unificado com atualizações diárias, espaço para divulgação de conquistas, feitos ou projetos a serem vangloriados, etc. Com a aquisição, não acho interessante manter particularidades e trabalhar como se ainda fossem duas empresas distintas, sendo assim, o ideal é que as pessoas se alinhem e se vejam como uma única empresa e somente assim conseguirá bons resultados alinhados com o objetivo da empresa. 
A estratégia da comunicação por meios digitais acredito ser a forma mais fácil de atingir um número maior de adeptos, pois é algo que já está no dia a dia dos funcionários, e fazendo isso de forma mais leve e descontraída, com um forte incentivo do Marketing Interno, a chance de dar certo é muito maior.
A estratégia de estudar os perfis dos funcionários e conhecer melhor as culturas da empresa é um fator importantíssimo para se implementar algo novo e obter adesão, pois conhecendo os fatores em comum entre as empresas e oferecendo algo que lhes agrade, também aumentará a chance de ser mais fácil a unificação das empresas.

Outros materiais