Buscar

Fichamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fichamento 
conceituação, característica e tipos
Cervo e Bervian (1996) explicam que a leitura informativa, ou seja, aquela destinada à coleta de dados ou informações que serão utilizadas em trabalhos ou com o objetivo de responder a questões específicas é composta por etapas.
Fases da leitura informativa
Leitura de reconhecimento e pré- leitura: Fase que corresponde ao levantamento das fontes bibliográficas que contenham dados ou informações que poderão ser aproveitadas. Após o levantamento, procede-se o exame das fontes para saber do que está tratando.
Leitura seletiva: Implica na seleção do material que será utilizado em conformidade com as necessidades do estudo. Ainda não se trata de uma leitura exaustiva e minuciosa, apenas para verificar se os dados apresentados fornecem informações sobre o assunto que estará sendo estudado.
Leitura crítica ou reflexiva: Etapa que corresponde ao estudo dos textos levando à compreensão da mensagem do autor. Esse estudo passa por fases: visão global do texto e análise das partes para chegar a uma síntese integradora.
Leitura interpretativa: É a fase em que se decide se o texto estudado tem condições de ser aproveitado ou não para a situação-problema apresentada. A interpretação requer ter uma posição própria a respeito das ideias apresentadas pelo autor, estabelecer um “diálogo” com o autor, ler o que está nas entrelinhas.
Demo (1992) apresenta algumas sugestões para se ler bem: 
· Fazer uma leitura inicial para compreender do que trata o texto, apreender o estilo do autor e a construção argumentativa. 
· Reler o texto quantas vezes forem necessárias e assim apreender aspectos que, numa primeira leitura, ficaram despercebidos. 
· Refazer a argumentação básica e elaborar uma posição própria, pessoal, diante do texto com argumentação na qual sejam destacados consensos e dissensos.
Comecemos entendendo o que é o fichamento. Esse termo nos remete à palavra ficha, que significa cartão em que se anotam documentos arquivados, livros catalogados de bibliotecas, ou também folha de papel ou pedaço de cartão em que se fazem apontamentos e que se destinam a ulterior classificação (MEDEIROS, 2000). Fazer o fichamento :
· O ato de organizar um conjunto de informações sobre uma determinada obra. 
· Ele permite a ordenação do material fundamental ao desenvolvimento do trabalho e facilita a seleção constante da documentação. 
· Orienta-se que nessas fichas estejam presentes, de forma bastante objetiva, todas as informações que normalmente se requer num estudo científico: o nome do autor, nome da obra, edição, local da publicação, editora e ano da publicação. 
Conforme Martins (2006), o conteúdo que constitui o corpo ou conteúdo das fichas depende de sua finalidade, e por isso as fichas podem ser bibliográficas – de obra inteira ou parte dela –, de citações, de resumos, de esboço, de comentário ou analíticas.
Exemplo de ficha bibliográfica:
M 
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
Observe que a ficha contém, no canto superior esquerdo, a indicação de uma letra, e nessa ficha pode-se concentrar os autores cujos sobrenomes têm a mesma letra inicial para facilitar a organização em ordem alfabética. Por se tratar de ficha de bibliografia, haverá a indicação da fonte conforme norma específica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A ABNT é o Foro Nacional de Normalização desde a sua fundação, em 1940, confirmada pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela publicação das Normas Brasileiras, que são documentos estabelecidos por consenso que fornecem regras, diretrizes ou características mínimas para atividades ou para seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto (ABNT, 2015). Cada norma tem um número correspondente que facilita sua identificação. 
Exemplo de ficha
BUENO, Ângelo (org.). Cultura brasileira. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991. 112 p. 
Estudo da identidade nacional. Está profundamente ligado à reinterpretação da cultura popular brasileira que, por sua vez, está relacionada a grupos sociais e à própria construção do Estado brasileiro. Baseia-se no fato da ausência de uma identidade autêntica e na existência de uma pluralidade e identidades culturais, construídas por diferentes grupos sociais em diferentes momentos históricos. Os autores abordam a cultura brasileira da identidade nacional, assunto que, segundo eles, tem sua origem no Brasil antigo e permanece até os dias de hoje. Os elementos são mencionados como “raça e meio” e são fundamentos do conhecimento intelectual do povo brasileiro, imprescindíveis para a construção e preservação da identidade cultural.
Observe a forma de organização dessa ficha; ela contém as informações sobre o autor e, na sequência, o resumo da obra. Você poderá criar outros modelos de fichas que melhor atendam a suas necessidades, mas não deixe de seguir as orientações em relação à forma de disposição das informações uma vez que, em se tratando de trabalhos acadêmicos, seguir a normalização é condição para ter o trabalho aceito.

Outros materiais