A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
APS E&FH

Pré-visualização | Página 1 de 1

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ESTRUTURA E FUNÇÃO HUMANA
Docentes Responsáveis: 
Rita Machado 
 Jean Vrabic
Alunos(a):
Isadora de Moraes Vieira 
PIRACICABA, 2021
ATIVIDADE 1: 
Sistema Nervoso 
Responder questões referentes ao tema abordado:
A.1. Conforme o caso, o indivíduo realizou uma ressonância magnética, para avaliação do tumor. Defina os planos de secções (cortes) utilizados para estudo neste tipo de exame.
RESPOSTA: São utilizadas as secções: Frontal (Coronal), Transversal (Axial) e Sagital.
B. 2. Analise o exame do caso clínico e cite a secção presente na imagem, da ressonância magnética.
RESPOSTA: No exame é utilizado a Secção Transversal.
C. O exame de imagem evidenciou um comprometimento do tronco encefálico. Faça um mapa conceitual da divisão do Sistema Nervoso, detalhando ainda, as partes do tronco encefálico.
RESPOSTA: 
D. Quais as células que constituem o tecido nervoso?
RESPOSTA: São elas os Neurônios e Células da Glia ( Astrócitos, Oligodendrócitos, Células de Shawan, Micróglias e células Ependimárias).
E. O paciente apresenta paralisia do nervo facial. Explique do ponto de vista histológico, o que é um nervo.
RESPOSTA: Segundo o ponto de vista histológico, nervos são estruturas formadas por feixes de fibras nervosas (axônios), uma estrutura anatômica do corpo humano distribuída em filamentos. 
F. Analise os sintomas do caso clínico e explique a relação com o tumor no tronco encefálico.
RESPOSTA: O caso clínico em questão nos apresenta um tumor cerebral, onde há o crescimento anormal de células na cavidade craniana, o que consequentemente comprimi e destrói as células saudáveis daquela região. E seus sintomas nos ajuda a concluir que corresponde a um tumor cerebral primário, por sua localização.
G. Para que uma informação seja passada de um neurônio para outro, a transmissão de impulso nervoso, envolve um mecanismo denominado potencial de ação. Explique a fase de despolarização e repolarização da membrana celular.
RESPOSTA: A despolarização ocorre quando recebemos um estímulo ( forte o suficiente) para deixar o Potencial de Repouso e ir para o Potencial de Ação, gerando assim uma corrente elétrica, onde a membrana se torna permeável ao canal de Na+ (sódio),aumentando os níveis do mesmo no interior celular (a tornando eletricamente positiva). Já a Repolarização é uma resposta a esse mecanismo, fechando os canais de sódio e abrindo o canal de K+ (potássio) para assim reequilibrar o potencial de repouso da célula (que é cerca de -70 mV). 
H. A comunicação rápida e precisa entre neurônios é possível devido a dois mecanismos: condução axonal e transmissão sináptica. As sinapses são estruturas especializadas que permitem comunicação elétrica entre células excitáveis. Elas se subdividem em sinapse elétrica e sinapse química. Diferencie-as e correlacione com o seu papel na transmissão da informação.
RESPOSTA: Na sinapse Química a transmissão do impulso nervoso é feita através dos neurotransmissores (que antes localizados nas vesículas da membrana pré-sináptica) são liberados na fenda sináptica e são acolhidos pelos receptores da membrana pós sináptica, assim gerando um novo potencial de ação. 
Já na Sinapse Elétrica não existe a fenda, há uma junção comunicante unidas por proteína, portanto, seu sinal/ corrente elétrica é transmitida por meio de poros existentes nas proteínas (junções) comunicantes, que são condutoras de íons, por isso nesse processo temos respostas mais rápidas. Lembrando que nessa sinapse não é usado neurotransmissores e ela é bidirecional.