Buscar

Prova de Alfabetização e Letramento e Fundamento e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova de Alfabetização e Letramento e Fundamento e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa - Exercício do Conhecimento 
Questão 1 de 5
Prevê-se que, ao ensinar a língua portuguesa, formemos participantes críticos socialmente, capazes de identificar textos do cotidiano, identificando e interagindo com a diversidade escrita do seu universo, aprimorando sua linguagem constantemente, para que sua participação social (comunidade, coletivo, sociedade, gestão pública...), se dê efetivamente.
Diante desse panorama, cujo livro da disciplina serve como base orientadora, aplique seus conhecimentos, informando, através da alternativa correta, quais os objetivos gerais do ensino de Língua Portuguesa:
A - Encarar a disciplina de uma maneira mais natural, para que o estudante seja capaz de construir o seu próprio conhecimento lógico/matemático.
B - Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida no mundo de hoje e em sus evolução histórica.
C - O “discurso como prática social”, como foco de trabalho com os enunciados orais e escritos, são os objetivos alicerçantes do ensino da Língua Portuguesa.
D - Perceber que o estudo desta disciplina nos levará a evoluir como cidadãos, pois irá permitir-nos conseguir compreender melhor tudo o que acontece em nosso planeta, de maneira lógica e estimulando nossa capacidade de cálculos.
E - Utilizar conceitos científicos básicos associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema,
Questão 2 de 5
As matrizes de referência, como de língua portuguesa por exemplo, são diferentes de propostas curriculares ou diretrizes pedagógicas. Servem como base para os testes do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) que verificam os diferentes níveis de compreensão do educando na concepção que “ser competente no uso da língua significa saber interagir, por meio de textos, em qualquer situação de comunicação”.
A Matriz de Referência de Língua Portuguesa, prevê que o estudante se aproprie das habilidades dentro de cinco áreas de abrangência. Quais seriam elas?
A - I coerência e coesão; II recursos expressivos e efeitos de sentido; III procedimentos de leitura; IV conhecimento linguístico operacional; V variação linguística.
B - I conhecimento linguístico operacional; II procedimentos de leitura; III recursos expressivos e efeitos de sentido; IV variação linguística; V coerência e coesão.
C - I procedimentos de leitura; II coerência e coesão; III conhecimento linguístico operacional; IV recursos expressivos e efeitos de sentido; V variação linguística.
D - I procedimentos de leitura; II recursos expressivos e efeitos de sentido; III variação linguística; IV coerência e coesão; V conhecimento linguístico operacional.
 E - I variação linguística; II coerência e coesão; III recursos expressivos e efeitos de sentido; IV conhecimento linguístico operacional; V procedimentos de leitura.
Questão 3 de 5
O conceito de alfabetização vem ampliado com o tempo. De 70 anos para cá, muito se evoluiu em termos de compreensão deste conceito. Veja o texto abaixo, que fomenta essa afirmação:
(...)Com base em posturas arraigadas na cultura escolar brasileira, a alfabetização poderia ser compreendida pela seguinte definição: aprendizagem de um sistema linguístico fechado que, baseado em normas e regras, permite a expressão do sujeito. (...) Definitivamente, essa é uma definição incompatível com os referenciais teóricos de hoje, com os apelos do nosso mundo e com o projeto de uma sociedade democrática. (...)”
Fonte: Revista Educação. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2017/07/07/definicao-de-alfabetizacao-na-cultura-brasileira-e-incompativel-com-referenciais-teoricos-de-hoje/ - acesso em 05 de Fevereiro de 2020
Identifique, entre as alternativas abaixo, qual define melhor o conceito de alfabetização, a partir, inclusive, das fontes censitárias:
A - A alfabetização é definida por um simples saber: é só decodificar os símbolos linguísticos (letras e números), identificando um bilhete, ou uma informação escrita simplificada, que não necessariamente exija muita complexidade cognitiva.
B - A alfabetização pode ser definida como um processo que se dá após a segunda etapa do ensino fundamental, pois é quanto o educando está preparado para assimilação de informações mais complexas do que somente a decodificação alfabética.
C - A alfabetização se define por mais do que simplesmente saber “ler e escrever”, ou realizar a leitura de um “simples bilhete”. Um individuo alfabetizado é compreendido possui habilidades de leitura, escrita, compreensão e interpretação textual também, que são adquiridas ao longo dos anos.
D - A alfabetização segue uma lógica de aprendizado tradicional, na qual o estudante deve sempre reproduzir e copiar palavras, para que com esse “treino gramatical”, ele desenvolva capacidade de, futuramente, conseguir ler e, quiçá, escrever textos curtos.
E - alfabetização não se define nem por aprendizagens simplificadas ou complexas. Ela é resultado de um processo longínquo, que começa na infância e termina no final do ensino médio, no qual o estudante já estará pronto para continuar seus estudos em nível superior, com capacidade.
Questão 4 de 5
A visão interacionista da concepção da linguagem – hoje aceita nos meios acadêmicos e/ou educativos – é entendida como substancial para o processo educativo linguístico, pois compreende a sua importância nas interlocuções e nas relações sociais dos indivíduos. O domínio da linguagem se desenvolve em quatro pilares: oralidade, leitura, escrita e produção. Sobre a oralidade, demonstre seu conhecimento identificando, dentre as alternativas abaixo, uma importante informação no campo da aprendizagem:
A - À habilidade da oralidade cabe interesse, iniciativa e autonomia para ler textos diversos, adequados à condição atual do estudante; bem como uma atitude receptiva diante de leituras desafiadoras.
B - A Oralidade deve ter preocupação com a qualidade das produções escritas próprias, tanto no que se refere aos aspectos formais – discursivos, textuais, gramaticais, convencionais – quanto à apresentação estética.
C - Cabe ao professor colocar os alunos na mais adequada postura para ler – sentados em silêncio –, administrar a escolha dos livros, conversar, estimulá-los e orientá-los sobre dúvidas que vierem a surgir.
D - O processo educativo do ensino da língua oral precisa possibilitar ao estudante um acesso amplo do uso da linguagem, desde a convencional à mais formal, para que este/a cidadão/ã, desenvolva sua ‘palavra pública’ com confiança, exercendo seu direito à cidadania.
E - Sobre a oralidade, tem-se a possibilidade de desenvolver uma habilidade importante para o ser humano interagir com outros e registrar a sua própria experiência, pois que por causa dessa simples qualidade – a permanência – a escrita dominou o mundo, uma vez que as palavras, quando ditas, perdiam-se, mas quando registradas, perpetuavam-se.
Questão 5 de 5
Dentre todas as teorias educacionais que surgem hoje em dia, dentre todas as aplicações práticas, testagens de técnicas educacionais, com o objetivo constante de melhorar as técnicas de ensino aprendizagem. Em todos os aspectos teóricos, há vantagens e desvantagens. Dentre estes, há três grandes grupos teóricos de práticas de ensino. À partir de suas leituras e sua compreensão sobre as videoaulas e material didático lido, selecione abaixo, a alternativa que contém corretamente esses três métodos:
A - Métodos: analítico-sintéticos; global e fonético.
 B - Métodos: de análise, de interpretação e grafocêntrico.
C - Métodos: montessoriano e Vygotskyano.
D - Métodos: oral, de escrita e produção textual.
E - Métodos: piagetiano, interpretativo e de oralidade.

Outros materiais