Buscar

Atividade para avaliação semana 5 Eja Univesp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. No texto-base da semana 5 as autoras fazem uma síntese da pesquisa realizada. Leia com atenção para assinalar qual das alternativas abaixo completa o raciocínio das autoras no trecho abaixo sublinhados? Assinale a alternativa que tem as respostas corretas.
 
Em síntese, neste estudo a combinação do método etnográfico com o método [……………………] mostrou-se especialmente adequada na descoberta da competência numérica de crianças que, em contextos mais próximos do escolar, apresentam rendimento insatisfatório. Com base nesta proposta metodológica, acreditamos que [……………...] grandes linhas de pesquisa possam ser desenvolvidas. A primeira consistirá em ampliar o estudo ora realizado explorando mais amplamente as [………………………] demonstradas pela criança no contexto da escola e em contextos mais naturais como o local de trabalho, a área de brincadeiras e a própria casa. A segunda terá como objetivo esclarecer os processos através dos quais a criança adquire a [………………………...] do sistema numérico tornando-se capaz de operar eficazmente em contextos naturais.
	
	a.
	escolares (regras de vai-um), duas, competências, percepção.
	
	b.
	da observação, duas, características, aprendizagem.
	
	c.
	hipotético dedutivo, duas, facilidades, compreensão.
	
	d.
	clínico piagetiano, duas, habilidades, compreensão.
	
	e.
	de resolução de problemas, duas, noções, entendimento.
2 pontos   
PERGUNTA 2
1. No Resumo de Aula da Semana 5 chegamos a algumas conclusões que você pode relembrar por meio das afirmações abaixo completando-as.
 
I. A Escola para Jovens e Adultos precisa ser [_________] da escola regular de crianças e adolescentes. Nesta escola específica, o Mundo da Escola se integra ao [_______________]. As experiências do Mundo da Vida e do Mundo do Trabalho constituem o [________________] do currículo da EJA. A escola é o espaço de [__________________] no Mundo da Vida e no Mundo do Trabalho.
 
Qual alternativa preenche corretamente as lacunas do texto acima?
	
	a.
	Igual – Mundo da Escola e Mundo da vida – eixo temático – experimentação dos saberes constituídos
	
	b.
	Semelhante – Mundo Empreendedor e ao Mundo do Trabalho – conteúdo – aprendizagem dos saberes presentes
	
	c.
	Diferente – Mundo da Vida e ao Mundo do Trabalho – eixo estruturador - sistematização dos saberes constituídos
	
	d.
	Parecida – Mundo Empreendedor e Mundo da vida – eixo temático – experimentação dos saberes constituídos
	
	e.
	Diversa – Mundo da Escola e Mundo da vida – conteúdo – experimentação dos saberes constituídos
2 pontos   
PERGUNTA 3
1. No texto base da Semana 5 “Na vida Dez na Escola Zero”, fazem algumas afirmações que podem ser entendidas de diferentes maneiras. Leia com atenção!
 
A evasão e o fracasso escolar aparecem hoje entre os problemas de nosso sistema educacional que são estudados de forma relativamente intensa. A concepção de fracasso escolar aparece alternativamente como fracasso dos indivíduos (Poppovic, Esposito e Campos, 1975), fracasso de uma classe social (Lewis, 1967, Hoggart, 1957) ou fracasso de um sistema social, econômico e político (Freitag, 1979; Porto, 1981) que pratica uma seletividade socioeconômica indevida. Neste projeto, pretende-se explorar uma outra alternativa: o fracasso escolar é o fracasso da escola. Os estudiosos da chamada "privação cultural" ou dos "indivíduos marginalizados" apontam a existência das mais variadas deficiências entre crianças de ambientes desfavorecidos, deficiências estas que são tanto de natureza cognitiva como de ordem afetiva e social. A criança-produto da privação cultural demonstra deficiências nas funções psiconeurológicas, bases para a leitura e matemática, conceitos básicos, operações cognitivas e linguagem (Poppovic, Esposito e Campos, 1975), um autoconceito pobre, sentimentos de culpa e vergonha, problemas familiares, desconhecimento de sua própria cultura (Brooks, 1966) etc. - para mencionar apenas algumas das deficiências encontradas.
 
Nas alternativas abaixo indique os sinônimos das palavras sublinhadas e marcadas em negrito no texto acima que completam o raciocínio das autoras.
	
	a.
	pobreza – intelectual – incompetências – sujeitos excluídos – da Educação – determinada população – alunos – insucesso
	
	b.
	da Educação – determinada população – sujeitos excluídos – incompetências – insucesso – intelectual – pobreza - alunos
	
	c.
	alunos – incompetência – pobreza – intelectual – da Educação – sujeitos excluídos – determinada população – insucesso
	
	d.
	insucesso – alunos – determinada população – da Educação – sujeitos excluídos – incompetências – intelectual – pobreza
	
	e.
	incompetência – determinada população – da Educação – alunos – pobreza – intelectual – sujeitos excluídos – insucesso
2 pontos   
PERGUNTA 4
1. Conforme visto na Semana 5, o saber empírico, na maioria das vezes, advém da prática e não do estudo e todas as profissões possuem rudimentos de saberes científicos da Física, Química, Biologia ou Matemática. Sabendo disso, assinale alternativa que demostra corretamente como o professor pode utilizar este saber empírico dos alunos na EJA no Mundo da Escola.
	
	a.
	A partir de um trabalho didático com as profissões, o professor pode propiciar aos alunos da EJA a Alfabetização Científica. O trabalho do professor da EJA é o de auxiliar esses alunos na sistematização dos saberes científicos implícitos nas profissões.
	
	b.
	A partir de um trabalho didático com as ciências físicas e biológicas, o professor pode propiciar aos alunos da EJA a Alfabetização Científica. O trabalho do professor da EJA é o de auxiliar esses alunos na sistematização dos saberes científicos implícitos nas profissões
	
	c.
	A partir de um trabalho formal de alfabetização, o professor pode propiciar aos alunos da EJA a Alfabetização Científica. O trabalho do professor da EJA é o de alfabetizar esses alunos e não o de sistematizar s saberes científicos implícitos nas profissões
	
	d.
	A partir de um trabalho com experimentação científica, o professor pode propiciar aos alunos da EJA a Alfabetização Científica. O trabalho do professor da EJA é o de auxiliar esses alunos na sistematização dos saberes científicos a partir dos resultados obtidos nas experimentações
	
	e.
	A partir de um trabalho sistemático e continuo com livros didáticos, o professor pode propiciar aos alunos da EJA conteúdo científico. O trabalho do professor da EJA é o de didatizar os saberes científicos para que os alunos aprendam corretamente as bases da ciência
2 pontos   
PERGUNTA 5
1. Para explicar o Contexto Cultural como um dos usos possíveis para a Matemática, os pesquisadores autores fazem diversas observações de campo. Leia o trecho a seguir retirado e adaptado do texto base da Semana 5: “NA VIDA, DEZ NA ESCOLA, ZERO: Os contextos culturais da aprendizagem da matemática”.
 
            Não é incomum entre os membros da classe baixa que estes tenham um "negócio próprio". Quando o pai tem uma barraca na feira, por exemplo, alguns dos filhos podem acompanhar o pai, especialmente a partir de uma certa idade.
            Enquanto os menores parecem apenas "passar o tempo" desta forma, os maiores, a partir de aproximadamente dez anos, auxiliam nas transações, podendo mesmo assumir a responsabilidade pela venda de parte das frutas e verduras. Entre os pré-adolescentes e adolescentes, em geral a partir de 11 - 12 anos, a ocupação pode tornar-se independente, e estes passam a vender cocos, pipoca, milho verde, amendoim torrado ou em pontos fixos ou como ambulantes. Nestas situações, as crianças e adolescentes resolvem inúmeros problemas de matemática, via de regra sem utilizar papel e lápis.
            Os problemas envolvem multiplicação (1 coco custa x: 4 cocos custam 4x). soma (o preço de 4 cocos mais o preço de 12 limões) e subtração (Cr$ 500,00 menos y, para encontrar o troco). A divisão parece ocorrer menos frequentemente, mas aparece em alguns contextos como o quilo de feijão verde custa x, meio quilo custa x/2 ou o quilo de cebola custa x, 200 grs. custam x/5. A divisão tambémaparece em situações mais complexas, como no cálculo do preço de um quilo e meio, onde normalmente soma-se o preço de meio quilo ao de um quilo ou no cálculo de um quilo e novecentas gramas onde se subtrai o valor de cem gramas do valor de dois quilos.
 
Agora, leia as afirmativas a seguir e marque V (Verdadeira) e F (Falsa) a partir das suas interpretações do texto.
I) (   ) Nos tempos de hoje o trabalho de crianças em feiras caracteriza exploração do trabalho infantil, o que hoje seria proibido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
II) (   ) Das operações matemáticas mentais as crianças e adolescentes usam mais a divisão do que a soma, a subtração e a multiplicação.
III) (   ) “Ocupação independente” indica que os sujeitos da pesquisa fazem suas transações comerciais sem a supervisão de um adulto.
IV) (   ) As crianças observadas aplicavam na prática os cálculos que haviam aprendido na escola.
V) (   ) A observação demonstra que a utilização de materiais concretos e de situações do cotidiano são mais adequadas para o ensaio da Matemática do que o ensino de regras e fórmulas.
 
Assinale a alternativa que correta:
	
	a.
	V – F – V – F – V
	
	b.
	V– V – V – V – V
	
	c.
	F – F – V – F – V
	
	d.
	V – V – V – F – F
	
	e.
	F – F – V – V – V
2 pontos   
Clique em Salvar e Enviar para salvar e enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas.

Outros materiais